vendredi 22 août 2014

Jorge Pinheiro, cientista da religião

Jorge PINHEIRO dos Santos
Agosto / 2014
Curriculum Vitae / Lattes -- CNPq
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777257U3

Formação acadêmica/titulação

2009 - 2011 Pós-Doutorado
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Sao Bernardo Do Campo, Brasil

2006 - 2008 Pós-Doutorado
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Sao Paulo, Brasil

2002 - 2006 Doutorado em Ciências da Religião.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Sao Bernardo Do Campo, Brasil. Com "período sanduíche" em Faculté Protestante de Théologie à Montpellier (Orientador : Marc Boss)

Título: O espectro do vermelho: o socialismo no PT, uma leitura teológica a partir de Paul Tillich e Enrique Dussel, Ano de obtenção: 2006
Orientador: Etienne Alfred Higuet
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

2000 - 2001 Mestrado em Ciências da Religião.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Sao Bernardo Do Campo, Brasil

Título: Ética e Espírito Profético, um estudo sobre o pensamento (Cultura e Sociedade) do Movimento de Convergência Socialista, segundo o jornal Versus, a partir dos escritos socialistas de Paul Tillich, Ano de obtenção: 2001
Orientador: Etienne Higuet
Bolsista do(a): Universidade Metodista de São Paulo

1995 - 2001 Graduação em Teologia.
Faculdade Teológica Batista de São Paulo, FTBSP, Brasil
Bolsista do(a): Igreja Batista em Perdizes

Atuação profissional

1. Faculdade Teológica Batista de São Paulo - FTBSP
Vínculo institucional

1996 - Atual Vínculo: Professor de tempo integral, Enquadramento funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva

Atividades

08/1999 - Atual Pós-graduação, Teologia e História
Disciplinas ministradas: Teologia e História

Membro de corpo editorial

1. Correlatio -- Vínculo: 2002 - Atual Regime: Parcial

Producão

Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1. PINHEIRO, J.
Huguenotes e tupinambás: abordagem metodológica a partir da teologia da cultura. Teológica, v6, p17 - 28, 2009.

2. PINHEIRO, J.
A doutrina da eleição -- Calvinismo, arminianismo e o equilíbrio da doutrina batista. Teológica, v5, p40 - 48, 2008.

3. Renders, Helmut, PINHEIRO, J., E outros
Elementos para uma pneumatologia brasileira. Caminhando (São Bernardo do Campo), v13, p85 - 94, 2008.

4. PINHEIRO, J.
Relendo Marx com a ajuda de Enrique Dussel. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v58, p5, 2006.

5. PINHEIRO, J.
Prazer & Religião: Adélia e Bataille num diálogo pertinente. Correlatio (São Bernardo do Campo), v03, p.01 - 12, 2003.

6. PINHEIRO, J.
Eros e Socialismo em Paul Tillich. Correlatio (São Bernardo do Campo). , v02, p01 - 04, 2002.

7. PINHEIRO, J.
Domínio globalizante e defesa da vida. Teológica, v4, p.74 - 93, 2001.

Livros publicados

1. PINHEIRO, J., SANTOS, N. C. G. P.
Ciências da Religião, reflexões para hoje. São Paulo: Fonte Editorial, 2014, v.1. p.236.

2. PINHEIRO, J.
O Paraíso Protestante, Jean de Léry, notas antropofágicas sobre a questão huguenote-tupinambá. São Paulo: Fonte Editorial, 2013, v.1. p186.

3. PINHEIRO, J., Oliveira, M. S.
Os batistas, controvérsias e vocação para a intolerância. São Paulo: Fonte Editorial, 2012, v.1. p.260.

4. PINHEIRO, J., Oliveira, M. S.
Manual de História da Igreja e do Pensamento Cristão. São Paulo: Fonte Editorial, 2011, v.1. p472.

5. PINHEIRO, J.
Teologia humana, pra lá de humana. São Paulo: Fonte Editorial Ltda., 2010, v.1. p226.

6. PINHEIRO, J.
Teologia da Vida. São Paulo: Fonte Editorial, 2009, v.1. p.278.

7. PINHEIRO, J.
Deus é brasileiro, as brasilidades e o Reino de Deus. São Paulo: Fonte Editorial, 2008, v.1. p216.

8. PINHEIRO, J.
História e Religião de Israel, origens e crise do pensamento judaico. São Paulo : Ediatora Vida, 2007, v.1. p.178.

9. PINHEIRO, J.
Teologia e Política: Paul Tillich, Enrique Dussel e a Experiência Brasileira. São Paulo: Fonte Editorial, 2006 p.336.

10. PINHEIRO, J.
Ética e Espírito Profético. São Paulo : Coleção Igreja Sem Fronteiras, 2002, v.1. p.158.

11. PINHEIRO, J.
Somos a imagem de Deus, ensaios de antropologia teológica. São Paulo : Ágape Editores, 2000, v.3 mil. p.140.

Capítulos de livros publicados

1. PINHEIRO, J.
Elementos para uma pneumatologia brasileira In: Caminhando -- Vida e obra do Prof. Dr. Jürgen Moltmann.22 ed.São Bernardo do Campo : Editeo, 2008, v.13, p. 1-176.

2. PINHEIRO, J.
Socialismo e Religião no processo de fundação do Partido dos Trabalhadores In: A Forma da Religião ed.São Bernardo do Campo : Universidade Metodista de São Paulo, 2006

3. PINHEIRO, J.
Politique et religion. Un éclairage tillichien sur le socialisme brésilien In: Ethique sociale et socialisme religieux ed.Munique : LIT Verlag Munster, 2005

4. PINHEIRO, J.
Teologia da Libertação e Exclusão no século 21 In: Teologia e Modernidade ed.São Paulo : Fonte Editorial, 2005

5. PINHEIRO, J.
A Nova Igreja Protestante e os Desafios da Afro-Brasilidade In: Religiões, Tolerância e Igualdade no Espaço da Diversidade ed.São Paulo : Fala Preta! Organização de Mulheres Negras, 2004

Trabalhos publicados em anais de eventos (completo)

1. PINHEIRO, J.
O Mal enquanto construção cultural In: A Banalização do Mal: Significado e Representações, 2007, Belo Horizonte.
II Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2007.

2. PINHEIRO, J.
Afrobrasilidade e Princípio Protestante: Exclusão, Criatividade e Transcendência In: Afrobrasilidade e Princípio Protestante: Exclusão, Criatividade e Transcendência, 2006
XI ALER -- Congresso Internacional da Associação Latinoamericana de Estudos da Religião. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2006.

3. PINHEIRO, J.
Religião e Negritude na América Latina: exclusão social e exclusão étnica In: Religião e negritude na América Latina. Exclusão social e exclusão étnica, 2006
XI ALER -- Congresso Internacional da Associação Latinoamericana de Estudos da Religião. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2006.

4. PINHEIRO, J.
A Igreja Batista e o Bonapartismo In: VII Congresso de Produção Científica e VI Seminário de Extensão da Universidade Metodista de São Paulo, 2004, São Bernardo do Campo.
VII Congresso de Produção Científica e VI Seminário de Extensão da Universidade Metodista de são Paulo. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2004. v. CD.

5. PINHEIRO, J.
Os fundamentos religiosos da guerra no Iraque: terror e globalização In: Os fundamentos religiosos da Guerra no Iraque: terror e globalização, 2002, São Bernardo do Campo.
Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2002.

Trabalhos publicados em anais de eventos (resumo)

1. PINHEIRO, J.
Eros e Socialismo em Paul Tillich In: As Aventuras de Eros, 2002, São Bernardo do Campo.
VIII Seminário Dialogando com o Pensamento de Paul Tillich, Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo e Sociedade Paul Tillich do Brasil. São Bernardo do Campo: Sociedade Paul Tillich do Brasil, 2002. v. Web.

Trabalhos publicados em anais de eventos (resumo expandido)

1. PINHEIRO, J.
A Igreja Batista e o Bonapartismo In: VII Congresso de Produção Científica, 2004, São Bernardo do Campo.
Congresso de Produção Científica ... Seminário de Extensão (Unimep). São Bernardo do Campo: 2004. v. CD.

Artigos em jornal de notícias

1. PINHEIRO, J.
O jovem Hegel e a dialética do amor. Via Política. Porto Alegre, 2009.

2. PINHEIRO, J.
O punhal de Abraão. Via Política. Porto Alegre, 2009.

3. PINHEIRO, J.
21 gramas, ou quanto pesa a sua alma?. Via Política. Porto Alegre, 2009.

4. PINHEIRO, J.
A saga anabatista. Via Política. WEB: Via Política, 2008.

5. PINHEIRO, J.
A sopa de repolhos e o cozinheiro de pratos picantes. Via Política. WEB: Via Política, 2008.

6. PINHEIRO, J.
De cinzas e diamantes. Via Política. WEB: Via Política, 2008.

7. PINHEIRO, J.
Gramsci e Tillich, aproximações e assimetrias - I. Via Política. WEB: Via Política, 2008.

8. PINHEIRO, J.
Gramsci e Tillich, aproximações e assimatrias - II. Via Política. WEB: Via Política, 2008.

9. PINHEIRO, J.
Gramsci e Tillich, aproximações e assimatrias - III. Via Política. WEB: Via Política, 2008.

10. PINHEIRO, J.
O sermão do fogo. Via Política. WEB: Via Política, 2008.

11. PINHEIRO, J.
Sou negra e bela. Via Política. WEB: Via Política, 2008.

12. PINHEIRO, J.
A resposta de Teologia cristã. Via Política. WEB: Via Política, 2007.

13. PINHEIRO, J.
De Pasolini a Sade. Via Política. WEB: Via Política, 2007.

14. PINHEIRO, J.
O catolicismo, análise e perspectivas - I. Via Política. WEB: Via Política, 2007.

15. PINHEIRO, J.
O catolicismo, análise e perspectivas - II. Via Política. WEB: Via Política, 2007.

16. PINHEIRO, J.
O Islã e suas teologias -- I. Via Política. , 2007.

17. PINHEIRO, J.
O Islã e suas teologias -- II. Via Política. , 2007.

18. PINHEIRO, J.
Prazer e religião. Via Política. WEB: Via Política, 2007.

Artigos em revistas (Magazine)

1. PINHEIRO, J.
Socialismo e Religião no Processo de Fundação do Partido dos Trabalhadores, uma Leitura a partir de Paul Tillich. Correlatio. São Bernardo do Campo, 2003.

Demais produções bibliográficas

1. PINHEIRO, J.
Novela de memórias, um pedaço de mim. Livro. São Paulo: E-Leva Cultural, 2008.


Jorge Pinheiro é Pós-Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2011) e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008), Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2006), Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001) e Graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (2001). É professor de tempo integral na Faculdade Teológica Batista de São Paulo e Jornalista Profissional. Atua na área de Ciências da Religião, com especialização nas relações entre religião e política, e filosofia, teologia e cristianismo.










jeudi 21 août 2014

Semana de Estudos de Religião na UMESP

Pessoal, as inscrições de comunicações para a Semana de Estudos de Religião na UMESP têm que ser feitas até 31 de agosto por e-mail enviado à secretaria  -- posreligiao@metodista.br

7. Memória, política e teologia
Coordenador: Prof. Dr. Jorge Pinheiro (Faculdade Batista de São Paulo)
O GT "Memória, política e teologia" reunirá comunicações com o objetivo de analisar como religiosos e suas instituições atuaram na época dos governos militares no Brasil das décadas de 1960 a 80. O que isso pode significar no campo dos estudos da política e da religião para a compreensão de um dos períodos mais trágicos da história brasileira. Após cinquenta anos da instalação do Governo Militar no Brasil, pretende-se recuperar a memória de homens e mulheres religiosas no contexto da ditadura bonapartista. Na cruz do caminho, por meio de depoimentos e reflexões, pergunta-se: o que fizeram, o que propuseram, como resistiram, como aderiram? 
Palavras-chave: memória, igreja e estado, cristãos e política


O link da página com os GTs é: http://portal.metodista.br/semana-de-estudos-de-religiao/grupos-de-trabalho - o GT é o sétimo da lista. O evento acontece de 23 a 25 de setembro (terça, quarta e quinta), mas os GTs são só na terça e na quarta (das 16:45h às 19h na terça e das16:15h às 18:15h na quarta). Na quinta, dia 25, um dos palestrantes da tarde é o Michel Lowy -- vale à pena ouvi-lo.

Inscrições gerais: Até 19 de setembro

Apresentação de comunicações científicas
Prazo de inscrição: 14/07/2014 a 31/08/2014
Para se inscrever, envie um e-mail para posreligiao@metodista.br informando:
Nome completo;
Se é aluno ou docente;
Nome da universidade na qual está vinculado;
Resumo do trabalho.

Inscrição para participantes externos:
R$40,00 (discentes)
R$50,00 (docentes)

http://portal.metodista.br/semana-de-estudos-de-religiao/grupos-de-trabalho

dimanche 17 août 2014

A progressive Christian fellowship


The Alliance of Baptists is a fellowship of Baptist churches and individuals in the United States. In its theology and social stances, the Alliance is characterized as a progressive or liberal Christian fellowship. [2] [3] [4] The Alliance's collaborative non-hierarchical Leadership Team of four members works virtually and maintains an address in Atlanta, Georgia.


The Alliance of Baptists was formed in 1987 [5] as the Southern Baptist Alliance by moderate individuals and congregations who were considering separating from the Southern Baptist Convention as a result of the conservative resurgence/fundamentalist takeover controversy.[6] Since 1995, many Alliance congregations and people have also aligned with several other free church traditions including the American Baptist Churches (USA), the United Church of Christ, and the Christian Church (Disciples of Christ).

The Covenant of the Alliance of Baptists lays out seven principles the churches are committed to: the freedom of individuals to interpret Scripture for themselves; the autonomy of the local church including its ability to ordain both men and women; cooperation with other Christians and the wider Church; servant leadership and inclusion for all people in mission and ministry; emphasizing theological education by the support of colleges and seminaries; proclaiming the gospel of Jesus Christ and calling people to repentance, faith, reconciliation, social and economic justice; and the separation of church and state.[7]


In contrast to the SBC and other conservative Baptists, the Alliance has emphasized women's ministry, encouraging women to seek ordination and senior pastorates, and encourages its congregations toward inclusiveness with respect to homosexuality.[8]In 2014, the Alliance joined a lawsuit challenging North Carolina’s ban on same-sex marriage, which is America’s first faith-based challenge to same-sex marriage bans. [9] [10]

The Alliance has also worked to uphold the separation of church and state through its membership and support of the Baptist Joint Committee for Religious Liberty.

The Alliance has acknowledged its interdependence as Baptists with the whole people of God regardless of denominational designation. That spirit of ecumenism of the Alliance of Baptists can be seen in its willingness to fellowship with any other denomination without regard to its doctrinal character. The Alliance is in ecumenical partnership with groups such as the American Baptist Churches in the USA, the Cooperative Baptist Fellowship and the African-American Progressive National Baptist Convention, and in cooperation with the United Church of Christ and the Christian Church (Disciples of Christ). It is a member of the National Council of Churches and the World Council of Churches.

The Alliance of Baptists is organized with a congregationalist polity, and member churches maintain authority over their internal affairs. The Alliance allows churches to cooperate in foreign missions, endorsement for chaplaincy and pastoral counseling, and assistance in placement of ministers in available positions. The latter is carried out in a manner similar to the United Church of Christ and the Disciples.


The Alliance of Baptists is governed by a Board of Directors and four officers—President, Vice-President, Treasurer, and Secretary—in between the Alliance's Annual Meetings. [11] All actions of the Board of Directors are subject to review during the Annual Meeting. The 23-member Board of Directors and the officers are nominated by the Nominating Committee and elected at the Annual Meeting. Board members serve three-year terms and can be reelected. The Board of Directors has an Executive Committee which oversees the work of the Alliance in between meetings of the Board. [12] Membership in the Alliance is open to churches and individuals who support its Covenant and Mission and contribute financially to its ministries. [13]

As of 2012, approximately 130 congregations are affiliated with the Alliance.[14] Some Alliance churches may still have ties to the SBC and their respective state conventions, although in practically all cases those ties are nominal with little or no financial support or delegates sent to either national or state SBC causes or meetings due to theological and ideological incompatibilities. Some may also hold simultaneous membership in the Cooperative Baptist Fellowship, a more moderate group.

Referencial

"Denominational Profile on the Association of Religion Data Archives website". Retrieved 2009-11-11.

Barry Hankins, Uneasy in Babylon: Southern Baptist conservatives and American culture, University of Alabama Press, 2002, ISBN 081731142, p. 222.
David Stricklin, A Genealogy of Dissent: Southern Baptist Protest in the Twentieth Century, University Press of Kentucky, 1999, ISBN 0-8131-2093-4, p. 163.
Bill J. Leonard, Baptists in America, Columbia University Press, 2007, ISBN 0-231-12703-0, p. 228.
Frank Spencer Mead, Samuel S. Hill, and Craig D. Atwood, Handbook of Denominations in the United States, Abingdon Press, 2001, ISBN 0-687-06983-1, p. 46.
William H. Brackney, Baptists in North America: An Historical Perspective, Wiley, 2006, ISBN 1-4051-1865-2, p. 138.
Covenant and Mission
Alliance of Baptists (April 17, 2004). "Statement on Same Sex Marriage". Retrieved 2009-06-21.
http://www.charlotteobserver.com/2014/06/03/4952335/rabbis-group-joins-nc-same-sex.html#.U5MxjShCySo
http://www.advocate.com/politics/religion/2014/06/06/rabbis-join-marriage-equality-fight
Alliance of Baptists (April 13, 2007). "Covenant and Bylaws". Retrieved 2012-12-26.
Alliance of Baptists (April 13, 2007). "Covenant and Bylaws". p. 4. Retrieved 2012-12-26.
Alliance of Baptists (April 13, 2007). "Covenant and Bylaws". p. 2. Retrieved 2012-12-26.
http://www.allianceofbaptists.org/connect/congregations

lundi 11 août 2014

Pr. André Mira fala à Igreja Batista em Perdizes

O conflito na Palestina

Propostas para um futuro possível
Waldo Mermelstein

A convite de meu velho amigo Jorge Pinheiro colocarei como vejo o atual conflito na Palestina/Israel e algumas ideias para pensar em uma saída mais definitiva e de longo prazo.

A primeira coisa a se dizer é que não se trata de um conflito religioso. As três religiões que tinham e têm interesse na área como local sagrado conviveram pacificamente por muitos anos, até o século XX. Não sem conflitos, mas não por origens religiosas. Judeus, muçulmanos e cristãos tinham vidas entrelaçadas, em especial em Jerusalém, onde havia uma comunidade ortodoxa judaica.

O que foi que mudou?

A partir do início do século XX um novo ator entra em cena: o nacionalismo judaico reacionário e exclusivista, o sionismo. Movido pela perseguição que sofria na Europa, um setor minoritário das comunidades judaicas procurou uma solução territorial pela migração para a Palestina, movidos por supostas afinidades históricas, religiosas e/ou culturais (há um longo debate se essas afinidades eram reais, o que não me parece correto, mas isso foge ao escopo desta nota). O problema é que tal terra já era habitada há centenas de anos pelo povo local que tinha uma clara identidade (eram há séculos uma província do Império Otomano), mesmo quando não constituído como um estado-nação, o que era comum à maioria do planeta, então dominado pelo colonialismo. 

A Inglaterra, potência imperial dominante naqueles anos, via com bons olhos a presença judaica, como forma de ter um apoio confiável para dominar a região e, em 1917, emitiu a chamada Declaração Balfour, que colocava a intenção de conceder a formação de um “lar nacional para o povo judeu”. Naturalmente, a esmagadora maioria da população que era árabe não foi consultada. Com o aumento da imigração dos judeus e sua agressiva política de “colonizar” a terra, com práticas de exclusão de camponeses, trabalhadores e mesmo de empresários locais, o humor da população local mudou e houve os primeiros choques com os colonos.

Sob a proteção dos britânicos, a colônia judaica se fortaleceu e estabeleceu formas paraestatais exclusivistas, como um sistema educacional próprio, uma central sindical que ajudava a discriminar a mão de obra palestina e uma forte milícia, a Haganá, com plena consciência do que viria a seguir, ou seja, o enfrentamento com a população local. Após a Segunda Guerra e a tragédia do Holocausto, a pressão para uma solução aumentou muito e as Nações Unidas tiveram a má ideia de recomendar a Partilha da Palestina, o que acabou entregando a maioria da terra à minoria da população. Os judeus, em 1947, tinham 1/3 da população e possuíam 5% das terras.

A injusta proposta da Partilha foi o detonador de uma gigantesca operação de limpeza étnica, cuidadosamente preparada pelo que se chamou o Plano Dalet, implementado a partir de novembro de 1947, meses antes da declaração de Independência de Israel. A pequena preparação dos palestinos para o conflito, o domínio das lideranças tribais semifeudais, o apoio quase que simbólico dos países árabes e a proteção e treinamento da milícia sionista pelos ingleses facilitou sua vitória.

Provocou-se a expulsão de 80% da população árabe palestina de suas terras, cerca de 750 mil pessoas, que nunca mais foram autorizadas a regressar a suas terras e propriedades. É o que os palestinos chamam de Nakhba (catástrofe). Deram origem à massa de cinco a seis milhões de refugiados palestinos.

Após a Nakhba

Os anos seguintes viram a consolidação de um projeto de estado étnico, que se tornou dominante em toda a Palestina após a conquista do restante do seu território em 1967.

A partir dessa data, Israel tornou-se totalmente dependente da maior ajuda militar americana no mundo, que atinge uma média anual de U$ 5 bilhões. As razões são simples: Israel é um fiel parceiro na vigilância e controle em uma região estratégica, repleta de petróleo e de desigualdades sociais extremas. Era o que argumentava Theodore Herzl, fundador do sionismo, sobre um estado judaico como um “baluarte ocidental contra o Oriente”.

1967 marcou também o início de um amplo processo de colonização e de dominação nas áreas ocupadas. Naquele ano terminou-se de sepultar qualquer projeto de estado palestino digno deste nome no que restou do território original.

Os anos 80 conheceram uma grande rebelião palestina, a 1ª Intifada, ou a “rebelião das pedras”, que colocou o estado sionista contra a parede e o obrigou a aceitar o simulacro de negociação representado pelos Acordos de Oslo. Esses acordos significaram a renúncia pela direção palestina de toda reivindicação sobre o retorno dos refugiados, reconhecendo Israel, enquanto os sionistas não se comprometeram com nada, a não ser reconhecer a OLP como representante dos palestinos, mantendo o controle total da região, adiando o debate dos temas fundamentais. A Autoridade Palestina tornou-se responsável pela administração e pelo policiamento locais. Mas era impossível conter a frustração palestina com os acordos e a mão pesada dos sionistas se fez sentir contra o novo levante da população, a Segunda Intifada (2001). Isso levou à agudização das medidas de contenção, transformando a Cisjordânia em um emaranhado de checkpoints, estradas “exclusivas para judeus”, mudando a geografia de Jerusalém pela criação de bairros judeus imensos que rodeiam a parte oriental, culminando no vergonhoso Muro de Separação, monumento ao apartheid.

Recentemente, com a colaboração ativa entre a Autoridade Palestina, Israel e capitais internacionais, está sendo tentada uma opção com investimentos em empresas para aproveitar a mão-de-obra barata e abundante da Cisjordânia, convenientemente protegidas pela guarda pretoriana de Abbas, dispensando a existência ostensiva dos checkpoints, por enquanto. Com isso, criou-se uma “bolha” de “calma e prosperidade” para setores reduzidos da sociedade palestina, em detrimento da grande maioria, copiando a tradicional política colonial de se apoiar em um setor privilegiado da população nativa. Resta ver o que restará desse projeto após o acontecido em Gaza e a grande reação em toda a Palestina contra o massacre.

Gaza 2014: o horror transmitido online[1]

Propositalmente deixei de lado Gaza, pois a alta concentração de refugiados em uma pequena extensão de terra torna qualquer projeto de colonização judaica inviável e a ocupação militar permanente teve um custo maior do que o estado judeu estava disposto a pagar. A única “solução” encontrada foram as periódicas incursões militares, cada vez mais violentas e o fechamento quase que completo de todas as saídas para o exterior, com a preciosa colaboração de todos os governos egípcios, que já vinha pelo menos desde 1973 (no entanto, nada se compara ao claro alinhamento da atual ditadura militar egípcia com Israel nesta última ofensiva).

A partir de 2005, o cerco a Gaza aumentou qualitativamente. Israel retirou alguns poucos milhares de colonos da borda da Faixa e decretou o bloqueio quase absoluto da área. Gaza continua sendo território ocupado segundo o direito internacional, pois é totalmente controlado por Israel em todos os aspectos, incluído o acesso por ar, mar e terra e até o registro civil das pessoas.

A chamada operação “Borda protetora” marcou a escalada nessa estratégia, mas também significou que o mundo começou a ver o que é o estado sionista, voltando a colocar na ordem do dia o tema de uma solução duradoura para o aparentemente insolúvel conflito no território do que foi a Palestina do Mandato britânico (1923-1948).

É possível dois estados lado a lado na área da Palestina histórica?

Israel domina toda Palestina histórica, desde o mar até o rio Jordão. Ele controla as terras, as fronteiras, as estradas, a água, a circulação de pessoas, dita e executa a lei. As reservas naturais, a água e o movimento de pessoas estão sob seu controle.

Sua dominação mesmo nas fronteiras de 1948 se baseia em diferenciar cidadania de nacionalidade. Todos são cidadãos israelenses, mas a única nacionalidade reconhecida é a judaica, do que advêm as discriminações. Uma das chamadas leis básicas do estado (que não possui uma constituição escrita) é a “lei do retorno”, pelo qual qualquer judeu tem o “direito” de se tornar instantaneamente cidadão de Israel, ao passo que o mesmo não é efetivo para os milhões de refugiados e seus descendentes que perderam suas terras e propriedades em 1948 (que, segundo as repetidas resoluções da ONU, têm inalienável direito de a elas retornar, o que não muda se foram expulsos todos ou alguns simplesmente fugiram).

A minoria palestina possui direito de voto, mas são proibidos partidos que questionem o caráter judaico do estado e apoiem o nacionalismo palestino. Os direitos fundamentais são outorgados de forma preferencial - e quase exclusiva – aos judeus. Por exemplo, as terras são controladas pela Agência de Terras (seis dos seus 13 diretores escolhidos pela Fundo Nacional Judaico), que proíbe a concessão de terras a não-judeus e possui mais de 93% das terras do país. As instituições do estado são dominadas pelos judeus israelenses que se beneficiam desproporcionalmente das verbas orçamentárias e investimentos. As instituições estatais responsáveis pela licença para construções são naturalmente dominadas pelos judeus e quase nenhum novo bairro ou poucas construções de casas foram autorizadas desde 48, apesar de que a população palestina aumentou de 150 mil para 1,5 milhão de pessoas. Por isso, os bairros palestinos são um amontoado caótico de domicílios e frequentemente assistimos à demolição de casas e obras de ampliação “ilegais”. Os melhores empregos são esmagadoramente reservados aos judeus (com exceção da área médica), pois o pré-requisito de ter servido o exército é um filtro poderoso e insuperável. O mesmo requisito serve para empréstimos habitacionais e educativos.

Quanto aos direitos individuais, a discriminação é constante. Por exemplo, a lei que proíbe reunificações familiares em Israel entre cidadãos israelenses e palestinos dos territórios ocupados. Por outro lado, a atitude das instituições do estado frente aos palestinos, particularmente as encarregadas da segurança é claramente discriminatória. Basta ingressar no aeroporto de Tel Aviv ou andar de ônibus para ver isso. Nos territórios ocupados, os colonos são regidos pelas leis israelenses e os palestinos por leis que remontam ao mandato britânico. Além disso, há milhares de presos políticos palestinos, muitos sem julgamento.

Em rápidas pinceladas, o que se denomina o regime de apartheid existente em todo o território dominado pelos sionistas[2].

Possíveis soluções justas e duradouras

Independentemente do regime social que for estabelecido no território da Palestina histórica (eu defendo um regime socialista com pleno gozo das liberdades), o problema da opressão nacional e dos direitos democráticos é uma das tarefas a ser enfrentadas.

Há duas correntes principais quanto à forma estatal futura, a que propõe dois estados e a que é favorável a um único estado. Os que propõem dois estados sustentam, com variações, que deve-se obedecer às fronteiras antes da guerra de 1967, reconhecendo a conquista realizada em 1947, quando os sionistas se apropriaram de 27% a mais da proposta original de Partilha, perfazendo 78% da área total.

A solução de um estado considera que o mais correto é corrigir a injustiça histórica da Partilha, constatando também que a expansão de Israel nas últimas décadas não deixou outra alternativa prática.

Não tenho dúvidas que a opção de um estado é a única que pode incorporar a restituição dos direitos retirados aos Palestinos em uma área já pequena e que não leve à formação de um pequeno estado inviável, totalmente ofuscado pelo vizinho poderoso.

Mesmo que houvesse a possibilidade real de haver dois estados sem que um fosse um estado-tampão, aquele que tiver a maioria de judeus não pode ser étnico-religioso, como alguns outros no mundo. Isso tornaria este estado em algo similar, por exemplo, à Arábia Saudita e Irã.

As futuras estruturas estatais precisam ser rigorosamente laicas, o que significa que um “estado judeu e democrático” como se denomina Israel é um verdadeiro contrassenso: ele só funciona sendo democrático para os judeus e judeu para os que não o são.

Também é preciso atentar para o fato de que em qualquer hipótese estatal, os refugiados precisam poder exercer seu direito de retorno e/ou compensação nas terras e propriedades que abandonaram. É razoável pensar que após tantos anos na diáspora nem todos desejarão retornar, especialmente os que moram nos países ocidentais. O oposto se aplica aos que vivem em acampamentos nos países vizinhos e na Cisjordânia e Gaza, assim como os refugiados internos dentro de Israel (os chamados “ausentes-presentes” - mais um oximoro sionista). Estes setores, necessariamente, teriam prioridade.

A decisão tem que ser unicamente dos refugiados, sem pressões e com pleno suporte financeiro internacional, como apontam as organizacões de refugiados([3]). Estudos de um importante pesquisador palestino, Salman Abu Sittah[4], explicam que a maior parte das terras de onde provieram os refugiados estão despovoadas até hoje, localizando-se longe dos grandes centros urbanos do território atual de Israel. No caso de um acordo amplo de justiça restaurativa, nos lugares em que for impossível que voltem aos mesmos lugares (onde tenham sido construídas Universidades ou hospitais, por exemplo), pode-se procurar outras soluções próximas, se o critério não for racista.

Após tantos anos, talvez a urbanização da sociedade naquela região torne obsoleta a opção de regresso às aldeias, mas o direito, a forma de fazer alguma substituição no próprio território e a indenização pela perda são inalienáveis.

Nas cidades que foram “judaizadas” de forma quase que instantânea, como Jaffa, Ber-sheba, Lida, a situação será mais complicada, mas sempre há soluções, desde que haja vontade política do estado, afinal, Israel absorveu um milhão de russos em poucos anos na década de 90. Um terço deles nem eram judeus segundo a lei religiosa judaica.

O que é absolutamente inaceitável são os critérios demográficos racistas manejados pelo establishment sionista, lamentavelmente compartilhados por setores amplos da chamada “esquerda sionista”, com conceitos como “bomba demográfica” ou de manter um “estado judaico” e assemelhados. Não há nenhum problema que por princípio impeça que haja maioria ou minoria de um ou outro setor em um país.

Os palestinos, mesmo sem contar os refugiados, já são cerca de seis milhões na Palestina histórica, número aproximado ao dos judeus. A única diferença é que hoje são brutalmente discriminados pelo estado, em variados graus.

Um plano de ajuda internacional amplo e incondicional (sem tentar impor condições, a administração precisa estar nas mãos da população afetada) deveria dar suporte a essa restauração.

Pode haver vários mecanismos de transição, de caráter binacional. Pode-se debater se a população judaica do estado sionista constituiu uma nova nação judia-israelense após três gerações, quase 70 anos. Nesse caso, não mais seriam os clássicos colonos, mas uma nacionalidade opressora, como os brancos da África do Sul, isso sem aceitar sua mitologia bíblica, mas com um critério essencialmente prático do tempo transcorrido, da língua comum. De qualquer forma, é um tema controverso e precisa ser mais bem analisado. O que deve se tomar em conta é que não são mais colonos clássicos, com uma metrópole para onde retornar, pois com exceção de uma parte que têm dupla nacionalidade, a grande maioria considera o país como a sua terra (e aproximadamente 50% dos judeus israelenses são oriundos dos países árabes e muçulmanos e seus descendentes).

Os judeus teriam que ceder seus privilégios derivados da limpeza étnica e da estrutura etnocêntrica do estado para poder conviver em igualdade de condições e desfrutar de seus direitos nacionais (direito à sua língua, cultura, religião, tradições, etc.).

Sabemos que quaisquer dessas soluções terão imensas dificuldades e resistências dentro da população judaica, especialmente de setores como os colonos da Cisjordânia, que possuem uma clara inspiração fanática e fascista ou entre aqueles que vivem diretamente das subvenções militares e econômicas americanas. O chamado complexo industrial-militar do país, o quarto exportador de armas do mundo, será certamente uma fonte de resistência encarniçada.

Se as coisas permanecerem como estão, como parece ser a posição da esmagadora maioria dos dirigentes sionistas de todas as tendências e da maioria da própria população judaica de Israel, qual é o futuro que terão as novas gerações? Um país eternamente militarizado? A continuidade na insegurança permanente em que vivem, o seu caráter de pária no Oriente Médio, a manutenção da fina flor de sua juventude como gendarmes de outro povo? A condenação cada vez maior em todo o mundo? A degeneração racista e chauvinista extrema que vimos aflorar com mais força que nunca durante a ofensiva em Gaza - perseguição de palestinos por gangues racistas, crimes de vingança? Ataque à liberdade dos próprios judeus que discordavam em parte ou no todo do governo - caçados pelas ruas, pelas redes sociais, em seus empregos? Chamados ao genocídio, ao estupro, vindos de membros do Parlamento e da coalizão governante? O deprimente espetáculo do “show do massacre” feito pelos habitantes do sul de Israel, comemorando as bombas que matavam adultos e crianças?

Os palestinos não desistirão jamais de sua terra, a não ser que sejam exterminados. O mundo precisa pensar que uma estrutura como essa é um caldo de cultivo imenso para novos e piores massacres.

O movimento pelo BDS

Em 2005, um conjunto de entidades sindicais e sociais da Palestina lançou a iniciativa de constituir o movimento pelo Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) às instituições israelenses (não aos indivíduos), tomando como modelo o que antes tinha sido feito contra o regime do apartheid da África do Sul.

As exigências do BDS são: 

a) fim da ocupação de todas as terras árabes ocupadas em 67, incluindo Jerusalém Oriental e o desmantelamento das colônias e do Muro; 

b) reconhecimento do direito fundamental dos cidadãos palestinos de Israel à igualdade completa e o fim do sistema de discriminação racial contra eles, e:

c) Respeito, proteção e apoio aos direitos de retorno dos refugiados às suas casas e propriedades, de acordo com a resolução 194 da ONU.

O BDS ainda está em seus inícios, mas teve alguns resultados muito importantes, como a adesão de vários Prêmios-Nobel, como o Arcebispo Desmond Tutu; escritores, como Eduardo Galeano; cineastas, como Ken Loach; atores, como Antony Hopkins; cientistas, como Stephen Hawking; sindicatos, como o Sindicato Nacional dos Professores da Inglaterra, o maior sindicato docente da Europa, os estivadores de vários países que repetidamente se negaram a descarregar navios com bandeira israelense, inclusive na Costa Oeste dos EUA, entre muitos outros exemplos([5]). 

Destaque especial merece a recente adesão da Igreja Presbiteriana dos EUA a uma das propostas do BDS, decidindo desinvestir em três multinacionais que fornecem produtos que fomentam a violência nos territórios ocupados por Israel[6].

É uma luta longa, mas necessária e importante. Antes do massacre de Gaza éramos poucos falando que Israel era um estado racista, etnocrático. A tragédia que significou o massacre de Gaza abriu as condições para que esse movimento cresça muito, pois menos explicações são necessárias e é muito mais evidente a sua justeza e necessidade[7].

Um novo momento político

A ofensiva sobre Gaza abriu os olhos de muita gente para o que é capaz o regime sionista. Grandes manifestações têm sido realizadas, como as do dia 9/8, que teve 150 mil em Londres e 200 em Cape Town (Áfica do Sul), entre dezenas de outras. Muitos se perguntam: que tipo de regime tem a coragem de fazer tamanho morticínio, sem provocar mais do que ínfima oposição entre os judeus israelenses? Entre a opinião pública ocidental, Israel começou a perder sua aura de progressista e avançado. Nos EUA, a maioria da juventude está contra a ação de Israel (51% x 29%), bem como os não-brancos, mulheres e trabalhadores com menor instrução, ainda que em menor proporção, o que sinaliza uma mudança importantíssima.

As próprias comunidades judaicas têm mostrado fissuras. Um número minoritário mas crescente de judeus liberais vem se juntar aos antissionistas de mais longa data (como é meu caso, há mais de 40 anos com essa posição).

Assim como na luta para derrubar o apartheid, o desequilíbrio atual de forças na região da Palestina torna fundamental que seja exercida uma pressão externa para mudar esse estado de coisas. Excluir as instituições de Israel das atividades internacionais pode ser um poderoso recado à maioria judia de que o mundo não mais tolerará o seu comportamento, impondo a eles prejuízos claros em todos os terrenos. Será um apoio material e moral à luta dos palestinos para derrubar o muro de discriminação que cerca a Palestina.

Notas

[1] Aqui uma análise das novidades trazidas pelo presente ataque a Gaza:
http://blogconvergencia.org/blogconvergencia/?p=2455

[2] http://www.cjpmo.org/DisplayDocument.aspx?DocumentID=219

[3] http://www.badil.org/

[4] http://www.pij.org/details.php?id=1217

[5] http://www.bdsmovement.net/

[6] http://www.huffingtonpost.com/2014/06/20/presbyterian-church-israel_n_5517037.html 

[7] Um exemplo é a reportagem da revista The Economist: http://www.economist.com/news/briefing/21610312-pummelling-gaza-has-cost-israel-sympathy-not-just-europe-also-among-americans


jeudi 7 août 2014

Ciências da Religião para hoje




APRESENTAÇÃO

A pergunta que você deve estar se fazendo é: o que são as ciências da religião. Bem, em primeira instância podemos dizer que consiste na investigação do fenômeno religioso a partir de diferentes áreas do conhecimento, como antropologia, filosofia, história, psicologia, sociologia e teologia.

É um conhecimento empírico, que investiga as religiões e suas manifestações. Um elemento importante das ciências da religião é sua neutralidade frente aos objetos de estudo. Não se questiona a verdade religiosa ou a qualidade de uma religião. Por isso, dizemos que as religiões são sistemas de sentido idêntico, definidoras de identidade.

Já para a teologia, é na profundidade do ser, segundo Paul Tillich, filósofo da religião, que reside a fonte da espiritualidade humana. Por isso, é impossível afirmar que Deus e deuses desapareçam da esfera de conhecimento e pesquisa, quer da teologia, ciência primeira da fé cristã, quer das ciências da religião. É certo que há um número crescente de pessoas que se declaram ateias e/ou sem religião, mas mesmo estas, no Brasil, estão colocadas numa sociedade de tradição cristã, o que as obriga a terem que pensar o fenômeno religioso em suas diferentes formas. 

Este livro foi escrito pensando não somente na academia, mas em todos e todas que por curiosidade ou necessidade se debruçam sobre as religiões e suas imbricações neste mundo contemporâneo e pós-moderno. Esta coletânea de textos é, por isso, uma maneira diferente, abrangente, de falar sobre as religiões.

Para a tradição cristã, seja ela católica, reformada ou evangélica brasileira, a teologia é a ciência primeira, servida pela filosofia e por outros campos do conhecimento. Mas a teologia tem um desafio, falar àqueles que não são cristãos, sejam ateus ou estejam no amplo espectro de outras religiões. E isso deve ser feito de maneira dialogal, inter-religiosa. Aí entram as ciências da religião, que têm como um dos objetivos fazer uma análise, a partir dessas diferentes ciências, dos atos e fatos do mundo religioso. O estudo dos fenômenos religiosos possibilita abordar, desde uma perspectiva comparativa, as diferenças e semelhanças entre as religiões singulares e seus conteúdos, formas e práticas. Os traços comuns entre as diferentes religiões, levantados pelo cientista da religião, permitem, então, a definição de elementos que caracterizam o fenômeno religioso enquanto fenômeno antropológico, cultural e social.

Mas, este livro parte também do olhar para um Brasil que busca aprofundar posicionamentos e participação das pessoas nos marcos da democracia representativa e da democracia participativa e suas diversas formas de atuação, no qual as religiões crescem em importância e rompem os espaços marcados de templos, tendas e terreiros.

Por isso, as ciências da religião, hoje, trazem perguntas quanto as questões políticas e sociais que devem ser pensadas, como o reconhecimento da participação social enquanto direito do cidadão e expressão de sua autonomia, assim como a complementaridade, diálogo participativo e transversalidade dos diferentes credos e fé na integração da democracia representativa, participativa e direta.

Esta é a razão de nossos estudos e pesquisas, que contou com a contribuição de Naira Pinheiro, também ela cientista da religião, por meio de um diálogo amplo, geral e irrestrito com as diferentes áreas da vida, geralmente pouco percebido nas religiões em nosso país. Tais textos, oriundos dessas pesquisas, nos mostram que as ciências da religião, apoiadas na antropologia, filosofia, história, psicologia e sociologia, entre outras ciências humanas, e na teologia podem caminhar juntas a fim de pensar este Brasil brasileiro e fazer significativas as diferentes compreensões do ser religioso e do seu mundo.

Um forte abraço de Jorge Pinheiro

Três palavras : Distância, desamor e desatino

Distância, desamor e desatino

Vamos nesta pastoral ler o texto de Marcos 6.14-29. Através da história de três personagens -- Herodes, Herodias e Salomé -- vamos ver que as palavras traduzem força e sentido, e revelam o que pensamos, o que somos e porque fazemos o que fazemos.

Herodes e seus amores

"... porque Herodes tinha medo dele, pois sabia que ele era um homem bom e dedicado a Deus. Por isso Herodes protegia João. E, quando o ouvia falar, ficava sem saber o que fazer, mas mesmo assim gostava de escutá-lo". (Marcos 6:20) Herodes tinha carinho pelo profeta João, aquele que batizava. Mas tinha medo dele também, porque João criticava o seu casamento com Herodias, sua cunhada. Só para lembrar, Herodias era mulher de Filipe, irmão de Herodes, que ainda estava vivo. 

Cheio de orgulho, na festa de seu aniversário, ficou encantado com a performance de sua sobrinha, como bailarina, e "disse à moça: — Peça o que quiser, e eu lhe darei. E jurou: — Prometo que darei o que você pedir, mesmo que seja a metade do meu reino!" Puro orgulho. Ele não podia dar metade de seu reino para Salomé. Ele era rei sim, mas vassalo do Império Romano. Suas palavras eram palavras distantes da realidade. Repousavam na sua vaidade. Ele queria se gabar diante dos convivas. Sobre essas palavras que distanciam pessoas e realidade, o Antigo Testamento nos diz que "os sábios guardam todo o conhecimento que podem, mas o tolo, quando fala, logo traz desgraça". (Provérbios 10:14)

Herodias e seu ódio

"João tinha dito muitas vezes a Herodes: “Pela nossa Lei você é proibido de casar com a esposa do seu irmão!” Herodias estava furiosa com João e queria matá-lo". (Marcos 6:18, 19). Como vimos, durante o banquete a filha de Herodias entrou no salão e dançou. Herodes e os seus convidados gostaram muito da dança. E diante da promessa do rei, de que lhe daria qualquer coisa, Salomé perguntou à mãe o que devia pedir. E a mãe respondeu: — Peça a cabeça de João Batista.

As Escrituras nos dizem que "os maus fazem planos contra os bons e olham com ódio para eles". (Salmos 37:12). Assim, as palavras que distanciam e as palavras de desamor destroem relacionamentos e levam à morte.

Salomé e seu desatino

"No mesmo instante a moça voltou depressa aonde estava o rei e pediu: — Quero a cabeça de João Batista num prato, agora mesmo!" Salomé não pensou, não refletiu sobre o que estava dizendo. Apenas repetiu as palavras da mãe. Foi obediente para a morte. Não pensou na sua responsabilidade. Por isso, ao repetir as palavras de ódio da mãe, as suas se transformaram em palavras de desatino, de loucura.

Lembre-se: as palavras que distanciam, as palavras de desamor, mas também as palavras de desatino são palavras mal ditas. Mas nós somos chamados às palavras bem ditas, fonte de vida. "Como são doces as tuas palavras! São mais doces do que o mel". (Salmos 119:103)

"No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas". (João 1:1-4)

Queridos irmãos e irmãs, em Cristo somos desafiados a proferir palavras que aproximam, palavras de amor, palavras de sabedoria, que produzam vida. Palavras bem-ditas. Vamos viver assim.

Em Cristo, do pastor e amigo, Jorge Pinheiro.

Adoração depois da catástrofe

http://youtu.be/B2r-ZuvntgY