lundi 11 janvier 2021

Pastor, o que é isso?

Pastor, o que é isso?

No Novo Testamento, um pastor é uma pessoa que cuida dos outros membros da igreja, exercendo liderança. O pastor ajuda os outros membros a crescer, exortando, corrigindo, aconselhando e ensinando a viver de acordo com a Palavra de Deus. 

Deus distribui diferentes dons para as pessoas, para edificar a igreja. Um desses dons é a capacidade para ser pastor. O dom do ministério pastoral, foi explicado pelo apóstolo Paulo em 1Timóteo 4.13-14 “Dedica-te a ler a Escritura aos fiéis, a encorajá-los e a ensiná-los. Não te esqueças do dom que recebeste, quando foste indicado pelos profetas da igreja e os responsáveis colocaram as mãos sobre a tua cabeça”.

O versículo 4.13 remete a dois blocos de compreensões sobre nossa relação com as Escrituras sagradas: (1) ler, ouvir, meditar e (2) estudar, ensinar, aplicar. E nos remete ao padrão pastoral sugerido por Paulo a Timóteo: que seja modelo na palavra, procedimento, fé, pureza.

De acordo com o Novo Testamento, os pastores fazem parte da liderança da igreja, junto com aqueles que têm os dons de ensino e evangelização (1 Coríntios 12:28). Essa liderança torna toda a igreja mais forte e capaz de cumprir sua missão.

Jesus é nosso grande pastor. Assim como um pastor de ovelhas cuida delas, Jesus cuida de cada um de nós, nos guiando e protegendo. Jesus é o bom pastor. Ele nos ama tanto que deu sua vida por nós! Toda liderança precisa ser baseada no amor (João 10:14-15).

Ser pastor é uma grande responsabilidade! O Novo Testamento diz que os pastores (e outros líderes) terão de prestar contas a Deus por seu serviço (1 Pedro 5:3-4). O trabalho não é fácil e tem grandes desafios. Por isso, cada pastor precisa muito da graça de Deus.

O que um pastor faz? O pastor pode ter várias funções. Assim como o pastor de ovelhas, o pastor pastoreia as ovelhas de Jesus. No Novo Testamento, as funções de pastor, bispo e presbítero são mais ou menos as mesmas. 

O pastor ensina. O pastor é alguém que ensina outras pessoas a seguir o Novo Testamento, explicando o que ela significa. Isso pode ser feito através da pregação, de estudos bíblicos ou conversas pessoais. Assim, o trabalho de pastor e de professor muitas vezes se cruzam.

O pastor lidera. Quando a igreja precisa de liderança e orientação, o pastor tem essa responsabilidade, junto com quaisquer outros líderes da igreja. Liderar significa orientar e resolver questões mais problemáticas, promovendo a paz e a união. O pastor tem autoridade espiritual sobre a igreja.

O pastor cuida. Esse é o grande trabalho do pastor – cuidar da vida espiritual dos outros membros da igreja. O pastor dá aconselhamento e ajuda a resolver problemas na vida espiritual, através da verdade da Bíblia. O pastor é como um “médico” que cuida da saúde espiritual das pessoas.

Quem pode ser pastor? O primeiro requisito para ser pastor é ter o chamado para ser pastor! Nem todos têm esse dom mas aqueles que têm devem desenvolver o dom e usá-lo para o bem da igreja.

O Novo Testamento tem algumas recomendações sobre quem deve ser pastor ou líder na igreja: 

(1) não deve ser novo na fé – porque ainda tem muito para aprender e pode se tornar orgulhoso – 1 Timóteo 3:6; 

(2) precisa ser bom cristão – sua vida deve ser um exemplo de moderação, sensatez e domínio próprio – 1 Timóteo 3:2-3; 

(3) deve ter boa reputação – não ter fama de fazer coisas erradas – 1 Timóteo 3:7; 

(4) deve amar a Bíblia – entendendo o que diz e se apegando à verdade – Tito 1:8-9;

(5) e se for pai de família, a forma como educa os filhos mostrará se tem capacidade para liderar a igreja. Se alguém não consegue liderar bem os filhos, provavelmente não conseguirá liderar bem uma igreja (1 Timóteo 3:4-5). Essas orientações ajudam a entender se alguém está pronto para assumir a responsabilidade de ser pastor.

O pastor deve receber salário? Sim, pastor que trabalha a tempo integral para a igreja merece salário. O Novo Testamento diz que quem prega o evangelho tem o direito de ser sustentado pela igreja.

O que faz um pastor? O pastor é um líder em sua congregação. O líder não é uma pessoa mais importante, a quem todos obedecem sem questionar. O líder serve a igreja ensinando, pregando, aconselhando, ajudando, repreendendo, exortando e orientando seus irmãos em Cristo (2 Timóteo 4:2). O pastor tem uma responsabilidade muito séria, porque terá de prestar contas a Deus por seu trabalho na vida dos seus irmãos (Hebreus 13:17).

O pastor que não recebe salário não consegue fazer muito mais que pregar no culto. Ele tem de dedicar o resto de seu tempo a sustentar sua família. Mas o pastor a tempo integral faz muito mais:

• Prega – um bom sermão exige muito tempo de oração, reflexão e estudo da Bíblia

• Faz estudos bíblicos – um estudo bíblico leva horas para criar e preparar, tal como uma aula de um professor na escola

• Aconselha e faz visitas – o pastor está ao dispor de seus irmãos e da comunidade em geral, ajudando a restaurar e consertar vidas pela Palavra de Deus

• Administra a igreja e suas atividades – muitas vezes é o pastor que cuida das finanças, das obras sociais, das atividades de evangelismo, etc.

• Forma outros líderes – quando tem oportunidade, o pastor treina pessoalmente novos líderes para a edificação da igreja

• Ora e intercede pela congregação – seu pastor gasta seus joelhos orando por você

• Estuda a Bíblia a fundo – para ter a sabedoria necessária para ajudar seus irmãos

O que a Bíblia diz? O Novo Testamento diz “aqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho” (1 Coríntios 9:14). Quem trabalha para a igreja merece ser sustentado pela igreja. Isso significa ter o suficiente para comer, beber, se vestir, pagar as despesas da casa e sustentar sua família (1 Coríntios 9:3-5).

Tanto no Antigo como no Novo Testamento, desde os sacerdotes e levitas até o próprio Jesus, os líderes espirituais eram sustentados pelos crentes. Mesmo Paulo, que se orgulhava de não usar esse direito, foi sustentado pela igreja de Filipos durante algum tempo (Filipenses 4:18). Por quê?

Porque as pessoas reconheciam que seu trabalho era muito importante. Ser pastor é um trabalho sério, que tem impacto sobre muitas vidas. Nos tempos da Bíblia, as pessoas abriam suas casas e partilhavam tudo que tinham com seus líderes (Lucas 10:5-7; Gálatas 6:6). Como hoje ninguém faz isso, o pastor recebe um salário para viver.

Ideias erradas sobre o salário de pastor

• O pastor ganha muito – com a exceção de algumas denominações, a maioria dos pastores ganha um salário bem pequeno, que dificilmente sustenta sua família. E mais: não tem forma de subir na carreira nem receber aumento salarial

• O trabalho do pastor é fácil – ser pastor é um trabalho de grande estresse, com horas irregulares, muita responsabilidade e muita luta espiritual

• O pastor não merece salário – ninguém é perfeito, nem mesmo o pastor, mas a Bíblia diz que merece seu salário (1 Coríntios 9:11; 1 Timóteo 5:17-18); a maioria dos pastores recebe muito menos que merece por seu trabalho

Receber salário não é viver pela fé – o pastor tem de acreditar que sua igreja terá o suficiente para lhe sustentar; em muitos casos, isso exige muita fé em Deus

Como devemos tratar os pastores? A Bíblia ensina que devemos tratar os pastores com todo respeito (Hebreus 13:17). O trabalho de pastor é muito importante para a igreja mas não é fácil. Devemos fazer tudo para ajudar e encorajar os pastores, tornando seu trabalho mais proveitoso.

Nenhum pastor é perfeito. Mas ninguém é perfeito! Por isso, os pastores precisam de graça e perdão. Antes de criticarmos, devemos procurar entender a situação. Assim, poderemos tentar resolver o problema com amor e respeito.

Fonte
Respostas bíblicas
https://www.respostas.com.br/funcao-do-pastor/



Jorge Pinheiro dos Santos
Pastor-missionário da Cruz Huguenote na França.