samedi 14 janvier 2017

Confirma as obras das nossas mãos!

Consagre

As obras das tuas mãos



Salmo 90 – O desafio


(1) [Oração de Moisés, homem de Deus.] Senhor, tu tens sido o nosso refúgio. (2) Antes de formares os montes e de começares a criar a terra e o Universo, tu és Deus eternamente, no passado, no presente e no futuro. (3) Tu dizes aos seres humanos que voltem a ser o que eram antes; tu fazes com que novamente virem pó. (4) Diante de ti, mil anos são como um dia, como o dia de ontem, que já passou; são como uma hora noturna que passa depressa. (5) Tu acabas com a vida das pessoas; elas não duram mais do que um sonho. São como a erva que brota de manhã, (6) que cresce e abre em flor e de tarde seca e morre. (7) Nós somos destruídos pela tua ira, e o teu furor nos deixa apavorados. (8) Tu pões as nossas maldades diante de ti e, com a tua luz, examinas os nossos pecados secretos. (9) De repente, os nossos dias são cortados pela tua ira; a nossa vida termina como um sopro. (10) Só vivemos uns setenta anos, e os mais fortes chegam aos oitenta, mas esses anos só trazem canseira e aflições. A vida passa logo, e nós desaparecemos. (11) Quem já sentiu o grande poder da tua ira? Quem conhece o medo que o teu furor produz? (12) Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio. (13) Olha de novo para nós, ó SENHOR Deus! Até quando vai durar a tua ira? Tem compaixão dos teus servos. (14) Alimenta-nos de manhã com o teu amor, até ficarmos satisfeitos, para que cantemos e nos alegremos a vida inteira. (15) Dá-nos agora muita felicidade assim como nos deste muita tristeza no passado, naqueles anos em que tivemos aflições. (16) Que os teus servos vejam as grandes coisas que fazes! E que os nossos descendentes vejam o teu glorioso poder! (17) Derrama sobre nós as tuas bênçãos, ó Senhor, nosso Deus! Dá-nos sucesso em tudo o que fizermos; sim, dá-nos sucesso em tudo. (17) Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos.


Consagrar as obras das nossas começa com reconhecer

1. A soberania de Deus


Moisés sabe que Deus é o Deus do passado, do presente e do futuro. Quem define o tempo de vida das pessoas. Mil anos para Ele é como se fosse um dia. 

O apóstolo Paulo nos diz: "tudo que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens". Colossenses 3:23


Moisés deposita sua fé em Deus. E fé é fundamental -- sem ela não há sucesso. A partir de Deus, nossa mente descobre novas formas de fazer, de resolver problemas. Isso é sabedoria, que nasce do temor diante da autoridade e soberania de Deus. E sem sabedoria não há sucesso.



Consagrar as obras das nossas mãos significa reconhecer

2. As limitações humanas


Moisés sabe que as pessoas são falhas. Somos dominados por desejos da carne, dos olhos e pela soberba que nos levam por caminhos errados, por ira e culpas. Devemos saber contar os dias para ter um coração sábio. 

E o apóstolo Paulo nos diz "esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém". 1 Tessalonicenses 4:11-12.


Moisés diz que não há sucesso quando não encaramos da forma certa o que pretendemos fazer. Devemos reconhecer nossa dependência de Deus para ir mais longe, para superar limitaçoes, medos, pois o sucesso não depende apenas da capacidade, mas da visão.



Consagrar as obras das nossas mãos implica em saber que 

3. Deus quer o nosso sucesso



"Entrega tuas obras ao Senhor, e os teus planos serão bem-sucedidos. (Provérbios 16:3).

"Confirma a obra das nossas mãos" significa otimizar resultados. Se você descer ladeira abaixo você está em apuros, porque só existe uma maneira de ter sucesso nessa empreitada é fazendo skating. Você sabe qual é o caminho? Isso é importante, porque nenhuma estrada é um caminho fácil, mas pior ainda é quando se vai na direção contraria ao pedido de "confirme a obra das nossas mãos".



Reflexões para 2017


Moisés clama por amor, alegria e felicidade. Sabe que essas bençãos pavimentam o caminho do sucesso, quando consagramos a Deus nossas atividades, projetos e desafios. De forma prática, Moisés pede que Deus abençoe a obra de nossas mãos. 


Mas, lembre-se: saber fazer é importante, porém mais importante são os valores que movem você, se você consagre a Deus o seu fazer, Deus está nesse negócio. Se tem a certeza que está fazendo a coisa certa e de que Deus está com você, então você está na direção certa. Começou a trilhar o caminho do sucesso, pois Deus confirmará as obras das suas mãos.







Aprendendo com José, o carpinteiro

Consagre sua família

Aprendendo com José, o carpinteiro



"O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava comprometida a casar-se com José. Mas, antes de se unirem, ela achou-se grávida pelo Espírito Santo. 19 José, seu marido, era um homem justo e não queria expô-la à desgraça pública. Por isso, decidiu separar-se* dela secretamente. 20  Tendo José isso em mente, um anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, a quem darás o nome de Jesus; porque ele salvará seu povo dos seus pecados. 22 Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor havia declarado pelo profeta: 23 A virgem engravidará e dará à luz um filho, a quem chamarão Emanuel, que significa: Deus conosco. 24 Despertado do sono, José fez o que o anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua mulher; 25 Mas não a conheceu na intimidade enquanto ela não deu à luz um filho; e deu-lhe o nome de Jesus." (Mateus 1:18-25) 



O samba de uma nota só e a obediência



Vou contar com uma nota como eu gosto de você.
E quem quer todas as notas: ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.
Fica sempre sem nenhuma, fique numa nota só.


1. Fidelidade e obediência a Deus. Obediência a Deus e fidelidade, ambas caminham juntas quando consagramos a Deus a nossa família.

2. A história de José nos ensina isso. Podia ter abandona Maria, podia ter escolhido outra noiva. Mas foi obediente a Deus. E assim começou a história da família de Jesus, com obediência a Deus e fidelidade.

3. Esse é o caminho. Seja você também o José da sua família. Cante todos os dias o samba de uma nota só, embora outras notas seguem acrescentados, filhos, netos, descendência, mas a base é uma nota só.


Caminhando se consagra a família


"Depois que os magos partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e lhe disse: Levanta-te, toma o menino e a mãe e foge para o Egito; permanece lá até que eu fale contigo; porque Herodes procurará o menino para matá-lo. 14 José levantou-se durante a noite, tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito; 15 e permaneceu lá até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que o Senhor havia falado pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho". (Mateus 2.13-15).


O Egito, a antiga terra onde o povo de Deus fora escrava, torna-se o lugar de refúgio para José, Maria e o menino Jesus. Enquanto isso, a terra prometida e dada por Deus a seu povo torna-se o lugar onde vida do Messias0Rei está em risco (João 1.11). Jesus se identifica com a humanidade em aspectos surpreendentes, até mesmo como refugiado político.





Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.




1. "Levanta-te, toma o menino e a mãe e foge para o Egito". Consagrar a família é obediência e movimento. É romper o status quo, quando Deus manda. Porque sabemos pela Palavra de Deus -- que é voz profética em nossas vidas. 

2. É romper a zona de conforto, porque Deus disse: "Levanta-te, toma o menino e a mãe e foge para o Egito". É difícil, às vezes muito difícil, mas esperar não é saber.

3. Quando Deus fala, e a voz de Deus obedecida consagra a família, sabemos que agora se faz a hora. Afinal, Deus disse a José, ao pai, "Herodes procurará o menino para matá-lo".

Por isso, a poesia nos diz que quem sabe faz a hora, não espera acontecer. E José levantou-se durante a noite, tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito.

Consagrar a família implica em 

1. obediência à vontade de Deus
2. fidelidade ao cônjuge e
3. ruptura da zona de conforto, quando isso se faz necessário.