vendredi 8 avril 2016

MiraMundo - "En el Mar" (Luiz Murá de Hugo Coroñel FAELA!, and Zana Erde...

"Horas" (Luiz Murá) with MiraMundo and Unit

"MiraMundo" (Luiz Murá) with Unit and MiraMundo

Uma menina esperta

Uma escrava sem importância
qatanah jovem/ sem importância /naarah serva/ menina
Jorge PINHEIRO, Phd

Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Então, foi Naamã e disse ao seu senhor: Assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel. (IIReis 5:2-4).


1. Uma menina que foi cuidada
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. (Provérbios 22.6).

O Lar Batista de Crianças cuida de crianças e adolescentes em situação de risco. Foi fundado em 17 de janeiro de 1941 por missionários e líderes batistas do Estado de São Paulo.

2. Uma menina que conhecia a Deus
Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. (Deuteronômio 6.4-7).

O Lar Batista de Crianças tem 10 unidades e atende mais de 1.100 crianças de ambos os sexos, de 0 a 18 anos, em abrigos, creches e projetos educacionais.

3. Uma menina sem nome, mas com uma identidade
A menina de nome desconhecido tinha uma identidade. Era israelita (v.4), uma pequena serva do Deus Altíssimo. Não importa ao mundo saber o nosso nome, conhecer-nos pelos nossos títulos, mas reconhecer que somos filhas e filhos de Deus.

O que ela era?

Aparentemente
Uma menina sem importância > naarah qatanah

Mas, de fato
Uma menina esperta > naarah mefucá

Então, como é que fica?
Quem sabe e vive... conta!

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (João 16.33).

Em Cristo produzimos um final feliz na vida das pessoas e nas nossas próprias vidas. Por isso, fica a Palavra de Jesus: Quem recebe umas dessas crianças em meu nome, está recebendo a mim. E quem me recebe não recebe apenas a mim, mas também aquele que me enviou. (Marcos 9.37).

Amor sem palavras

Lucas 7.36-50.

Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, deitou-se nas almofadas diante de uma mesa baixa, esticou suas pernas e apoiou-se nos cotovelos. Como as portas da casa estavam abertas, uma mulher da cidade, prostituta, sabendo que ele cearia na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento. Entrando na casa, aproximou-se dos pés de Jesus, chorando. Regou com suas lágrimas os pés de Jesus, enxugando-os com os cabelos. Beijou-lhe os pés e os ungiu com o ungüento.


Amor sem palavras

Sua fonte – contrição, arrependimento, fé e humildade 
Sua prova – oferta preciosa como sacrifício de ação de graça / Sl 50.23 
E a emoção das lágrimas / Sl 22.62. 

Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre.

Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro, cinqüenta. Um denário de prata é o que ganhava o trabalhador do campo por um dia de trabalho / Mt 20.2. Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais?

Respondeu-lhe Simão: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem.

E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés.

Diante do arrependimento

A alienação e os alvos errados são superados pela graça -- Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos erros, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. Então, disse à mulher: Esquecidos estão os teus erros. 

Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados? / Lc 5.21. Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou / Lc 8.48. Vai-te em paz.