mercredi 24 juin 2020

A Confissão de Fé da Igreja Batista Brasileira

As igrejas batistas, no Brasil, adotaram a Confissão de Fé de New Hampshire,  de leitura próxima ao arminianismo. Atualmente, a Convenção Batista Brasileira adotou a Confissão de Fé de Londres de 1689 que, juntamente, com a sua versão norte-americana, a Confissão da Filadélfia de 1743 têm leituras

sobre a salvação semelhantes a Confissão Reformada de Fé de Westminster.


Calvinismo

1. Depravação Total – O

homem não regenerado é

absolutamente incapaz de

exercer sua própria vontade

livremente (para salvar-se),

dependendo, portanto,

da obra de Deus.


Arminianismo

1. Vontade Livre – A vontade do

homem é “livre” para escolher ou

não a Palavra de Deus. A

salvação, portanto, depende da

obra de sua fé.


Igreja Batista

1. Vontade Livre – O ser

humano pode e deve apoiar sua

resposta à eleição e ao chamado

de Deus em sua liberdade de

ação e consciência, assim como

no uso da razão.


Calvinismo 

2. Eleição Incondicional – O

pré-conhecimento de Deus está

baseado no propósito ou no

plano de Deus, de modo que a

eleição resulta da livre vontade

do Criador à parte de qualquer

obra de fé do homem

espiritualmente morto.


Arminianismo

2. Eleição Condicional – A

eleição é condicional, ou seja,

Deus elegeu àqueles a quem “préconheceu”,

sabendo que

aceitariam a salvação, de modo

que o pré-conhecimento de Deus

estava baseado na condição

estabelecida pelo homem.


Igreja Batista

2. Eleição Condicional – Antes

da criação do mundo, Deus, no

exercício de sua soberania e à luz

de sua presciência, elegeu,

chamou, predestinou, justificou e

glorificou aqueles que, no correr

dos tempos, aceitariam

livremente o dom da salvação.


Calvinismo 

3. Expiação Limitada – Cristo

morreu para salvar pessoas

determinadas, que lhe foram

dadas pelo Pai desde toda a

eternidade.


Arminianismo

3. Expiação Universal –Cristo

morreu para salvar não um em

particular, porém somente àqueles

que exercem sua vontade livre e

aceitam o oferecimento de vida

eterna.


Igreja Batista

3. Expiação Universal – Cristo

providenciou salvação suficiente

para todos, mas ela é eficaz

apenas para aqueles que foram

eleitos, segundo a presciência

divina.


Calvinismo 

4. Graça Irresistível – A graça

de Deus não pode ser obstruída,

visto que sua graça é irresistível.


Arminianismo

4. A Graça Resistível – O

Espírito Santo pode ser resistido

pelo homem, se o homem assim o

quiser, uma vez que só o homem

pode determinar se quer ou não

ser salvo.


Igreja Batista

4. Graça Resistível – Deus

elegeu somente aqueles que

aceitariam livremente a salvação.


Calvinismo 

5. Perseverança dos Santos – A

salvação é obra realizada

inteiramente pelo Senhor – e o

homem nada tem a fazer antes,

absolutamente, “para ser salvo”.

É óbvio que o “permanecer

salvo” é, também, obra de Deus,

à parte de qualquer bem ou mal

que o eleito possa praticar.


Arminianismo

5. O Homem pode Cair da

Graça – O homem, sendo salvo

por um ato de sua própria vontade

livremente exercida, aceitando a

Cristo por sua própria decisão,

pode também perder-se depois de

ter sido salvo, se resolver mudar

de atitude para com Cristo,

rejeitando-o! Tudo depende de sua

continua volição positiva até à

morte!


Igreja Batista

5. Perseverança dos Santos – A

salvação do crente é eterna. Os

salvos perseveram em Cristo e

estão guardados pelo poder de

Deus. Nenhuma força ou

circunstância tem poder para

separar o crente do amor de Deus

em Cristo Jesus.