samedi 14 septembre 2024

Agenda para mudar o Brasil


AGENDA PARA MUDAR O BRASIL



No segundo livro de Crônicas (7.14), o escritor inspirado nas fala da inauguração do templo de Jerusalém. Depois das cerimônias, o Deus Eterno conversou com Salomão e disse para ele que se o povo o procurasse através da oração, ele derramaria bênçãos sobre a nação.


Então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o progresso do país de novo”.


O Deus Eterno, maravilhoso, príncipe da paz, faz uma aliança, uma promessa, com o povo que o procura em oração. A realização desta aliança está condicionada a três atitudes que devem ser tomadas pelo povo, que pertencem somente a Ele. Estes três passos são:


1. Arrependimento – O Deus Eterno quer que o povo seja exclusivo, dele apenas: que não tenha outros deuses diante dele. Cada pessoa que integra o povo de Deus deve entender que deve deixar o passado, se humilhar e mudar seus caminhos. O arrependimento é o primeiro passo exigido pelo Deus Altíssimo. Era assim no Antigo Testamento e continua sendo assim hoje. Mas, atenção, lamentar não é remorso, porque remorso alimenta a culpa. Já o arrependimento, através da confissão do erro, nos leva a experimentar a restauração que a graça de Deus nos dá. E diante da graça, não há culpa.


2. Conversão – A conversão muda o caminho de cada pessoa, mas também do povo. É mudança de rumo, ato de tomar a direção certa. Para ter a oração ouvida pelo Deus criador dos céus e da terra é necessário caminhar na direção dele. Por isso, cada pessoa e povo devem analisar comportamentos e vidas e se converter de seus maus caminhos.


3. Oração – E para ter suas orações respondidas pelo Deus de amor, devemos buscá-lo em oração. Não basta apenas pedir, devemos orar: conversar com Deus, ter intimidade com Ele, ouvir e obedecer suas ordens.


São três passos de gigante, atitudes que o Deus Eterno responde com atenção especial, perdão e prosperidade.


Quando falamos numa agenda cristã para o Brasil, devemos entender que cada um de nós, crentes, e também todo o povo brasileiro precisa percorrer este caminho: o caminho do arrependimento, da conversão e da oração. E se quisermos um Brasil de justiça, paz e alegria, saúde cada um de nós, crentes, devemos dar o exemplo: termos uma vida de intimidade com o Deus Eterno e fazer a sua vontade.


Em Cristo, do pastor e amigo,

Jorge Pinheiro.