vendredi 22 novembre 2013

Saremo felice!

Sejamos felizes!
A lembrar dias de verão em Florença
Por Jorge Pinheiro

Por que eu tenho que escrever tudo?
Tudo?
Não tudo! 
Tudo é muita coisa! 
Talvez apenas sobre Florença no dia depois da festa de São Pedro em Roma
Faz calor, quase quarenta
Claire Tenet, soprano, grazie, sonhos de imagens sobre os sons da velha Igreja
Via Por Santa Maria, ponte Vecchio
Fagotes abrindo o caminho para violinos, sinfonia Prokofiev n º 7
O ombro é tocado por um anjo que me diz desperta do sono sem acordar as folhas ao redor
Os tubos em um crescendo
O corpo pesa o peso e acho que abrucezzo
Isso é tudo? 
Tudo é muita coisa! 
Dante, onde está Dante? 
Está aqui, voou com seus amigos para dentro de nossas almas em um amanhecer mineiro
Sangram os sonhos greco-latinos, sonhos possuídos pelo violoncelo sem limites
Os sons sāo sinos da noite
E viva Florença
Augusta e bela!

Saremo felice!

Perché devo scrivere tutto?
Tutto?
Non tutto! 
Tutto è molto! 
Forse solo di Firenze il giorno dopo la festa di San Pietro a Roma
È caldo, quasi quaranta
Claire Tenet, soprano, grazie, sogni di immagini, i suoni dell'antica chiesa
Via Por Santa Maria, ponte Vecchio
Fagotti spianando la strada per violini Sinfonia n. 7 di Prokof'ev
La spalla è toccata da un angelo che mi dice che si risveglia dal sonno senza risveglio delle foglie intorno
I tubi in un crescenti
Il corpo pesa il peso e penso che abruzzese
Questo è tutto? 
Tutto è molto! 
Dante, dov'è Dante? 
Sono qui, ha volato con i suoi amici nella nostra anima in un minatore di Alba
Sanguinare il greco-latino di sogni, di proprietà di violoncello sogni senza limite
I suoni sono campane della sera
E vivere Firenze
Augusta e bella!

Sucesso na velhice

הצלחה – Sucesso, que o Eterno abençoe as obras das suas mãos!
Hatzlakha rabbah! – Boa sorte!

A velhice é uma certeza, se você tem saúde e não morrer de bala. Dedico às velhas e velhos queridos. E àquelas que estão se preparando para chegar lá. JP.

“Derrama sobre nós a tua graça, ó Senhor, nosso Deus! Dá-nos sucesso em tudo o que fizermos. Sim, dá-nos sucesso em tudo”. Salmo 90.17.

1. Sucesso na velhice?

Nesta canção, Moisés mostra que Deus é o Eterno. Deus do passado, do presente e do futuro. É Ele quem define o tempo de vida das pessoas. Sabe que para Ele mil anos é como se fosse um dia. Por isso, Moisés deposita sua fé no Eterno. E fé é fundamental -- sem ela não há sucesso. 

A partir de Deus, nossa mente descobre novas formas de fazer, de resolver problemas. Isso é sabedoria, que nasce do temor diante da autoridade e soberania de Deus. E sem sabedoria não há sucesso. 

"Desta maneira, quem não sabe que tudo o que acontece é obra do Senhor? Pois na sua mão está a vida de todos os seres vivos e o espírito que anima todos os seres humanos. O ouvido sabe distinguir as palavras, como o paladar distingue o sabor que lhe agrada. A velhice dá sabedoria, uma vida longa produz inteligência. Por isso, ele tem a sabedoria e o poder, compreende e percebe tudo". (Jó 12:9-13)

A este elemento -- a sabedoria -- podemos chamar de fator crítico de sucesso, ou seja, aquilo que é necessário para que um projeto realize seu objetivo, sua missão. 

E se o Eterno nos deu tempo de vida, Ele nos deu, enquanto esse tempo durar, o objetivo de realização pessoal, debaixo de sua graça.

2. As nossas limitações

Moisés em sua canção mostra que as pessoas são falhas e erram seus alvos existenciais. Somos tentados pela superficialidade dos desejos de nossa natureza humana, cobiça e soberba que nos levam por caminhos errados, por maldades, iras e culpas. Por isso, o hebreu diz que devemos saber contar cada dia de nossa vida para que tenhamos um coração cheio de sabedoria. 

Moisés está dizendo que não há sucesso, seja na juventude, maturidade ou velhice, quando não encaramos da forma certa o que pretendemos fazer. Devemos reconhecer nossa dependência do Eterno para ir mais longe, para superar a carga social da limitação da idade e consequentemente nossos medos. O sucesso é destino do Eterno para nossas vidas em todas as idades, pois não depende apenas de capacidade, mas de visão. 

Donde, de forma jocosa, uma pergunta:



Praticamente todas as respostas têm sua razão de ser, mas não respondem a questão central. Então, vamos em frente.

3. Vida plena

Sucesso significa otimizar resultados. Se você descer ladeira abaixo você está em apuros, porque só existe uma maneira de ter sucesso nessa empreitada é fazendo skating. Você sabe qual é o caminho? Isso é importante, porque nenhuma estrada é um caminho fácil, mas pior ainda é quando se vai na direção contrária ao sucesso. E Moisés clama por amor, alegria e felicidade porque sabe que essas bênçãos pavimentam o caminho da realização plena de nossa humanidade. 

E de forma prática, pede que ao Eterno que abençoe as obras de nossas mãos. O nosso fazer, os nossos modos de fazer, nossos planos e objetivos. Mas, lembre-se: o saber fazer é importante, porém mais importante são os valores que movem você, se você, de fato, acredita que Deus está nesse negócio. Se tem a certeza que está fazendo a coisa certa e de que o Eterno está com você, então você está na direção certa. Começou a trilhar o caminho do sucesso nesta idade que Deus lhe deu.

Do pastor e amigo, Jorge Pinheiro.