dimanche 22 novembre 2020

Ser grato

A gratidão em nossa vida

Pr. Jorge Pinheiro


Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. 1 Tessalonicenses 5:16-18.


Introdução


Em nosso comportamento adulto, a gratidão não é comum, ao contrário das crianças pequenas que se maravilham com tudo. Como podemos nos deixar encher de gratidão?


Segundo o teólogo Pascal Ide, “a gratidão é poderosa porque, de todas as ações, é a que mais transforma o fundo do nosso coração. Se a psicologia prova que a gratidão está na raiz do nosso bem-estar, a teologia e a filosofia a explicam mostrando que ela nos toca e nos transforma no mais íntimo do nosso ser” (Puissance de la gratitude : Vers la vraie joie, Paris, L'Emmanuel, 2017}.


Mas precisamos viver a gratidão. Devemos nos deixar transformar por ela. Precisamos construir este caminho que nos leva a viver a cada dia a gratidão e assim caminhar passo a passo com Jesus.


Gratidão é reconhecimento


Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”. Filipenses 4:6-7.


Gratidão é reconhecimento, é sentir, é agradecimento, atos e posturas que nascem por saber que o Deus criador age a favor daqueles que Ele ama. Em português a palavra gratidão vem do latim gratus, agradecido, teologicamente dizemos que deriva de gratia, que significa graça. Assim, diante de Deus reconheço, sinto, agradeço por suas bênçãos.


Este é o primeiro passo, reconhecer o quanto somos abençoados. Sentimos uma emoção profunda e, como consequência expressamos verbalmente nossa gratidão. Deixamos de reclamar da vida, expressamos nossa gratidão através de nossas ações.


No grego, gratidão é ευχαριστια (eucharistia) e significa ações de graça; é ευχαριστεω (eucharisteo) ser grato, agradecer; e é ευχαριστος (eucharistos), agradecido. A palavra grega ευχαριστια deriva da raiz χαρ / char, que expressa o sentimento de alegria. É um derivado de charis, graça. 


A apóstolo Paulo, em suas cartas, menciona a graça e o louvor pelos dons da graça, pelo aumento da graça (2 Co 4.15), pela participação “na herança dos santos na luz” (Cl 1:12), pelo recebimento da palavra pregada (1 Ts 2.13), pelo dom de línguas (1 Co 14.18). E pelas coletas recebidas, que levariam crentes a apresentar ações de graças (2 Co 9.11-12).


A palavra gratidão em hebraico é todah. Ela significa ação de graças. É um termo que se repete cerca de 30 vezes no Antigo Testamento. Todah é utilizada para expressar a atitude de reconhecimento.


Segundo Strong, todah pode expressar reverência e reconhecimento. Pode ser traduzida como dar graças, ação de graças, dar louvor a Deus, ou até hino de louvor e confissão. Também pode se referir a algo a ser dado como oferta de gratidão ou sacrifício de ação de graças.


Gratidão é sentir uma alegria imensa


Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Coríntios 15:57


O caminho da gratidão consiste em reconhecer, sentir, agradecer. Se quisermos crescer no caminho da gratidão devemos reconhecer a cada dia, sentir a cada dia, agradecer a cada dia.


Reconheça a graça: se maravilhe com a beleza de uma paisagem, de um acontecimento que deu certo, de uma graça que Deus lhe deu. Visualize os detalhes da graça: o que foi? onde foi? em quais circunstâncias? quem estava presente? Reconhecer é um ato da inteligência, usamos a cabeça para isso.


Mas sinta também a emoção que essa bênção despertou em você. Pode ser maravilha, gratidão, alegria. Neste segundo momento do caminho o seu coração foi tocado.


Agradecer por essa graça nos leva a agir, nos leva a agradecer pessoas, culmina com o louvor ao Senhor. O ato de agradecer está ligado à vontade. E se nós agradecêssemos ao Deus criador por todas as alegrias que Ele nos dá, muito dificilmente haveria tempo para reclamar.


Sim, gratidão é agradecer com ações


Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!” Romanos 11.36


Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é de razão, porque a vossa fé cresce muitíssimo, e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros”. 2 Tessalonicenses 1.3.


E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos”. Colossenses 3.15.


Amém

Montpellier, 12 de novembro de 2020

Jorge Pinheiro, pastor e missionário da Cruz Huguenote na França