lundi 8 août 2011

Estudo Interreligioso - Programa

FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DE SÃO PAULO
mantida pelo Conselho Batista de Administração Teológica e Ministerial
R. João Ramalho 466 Perdizes – São Paulo / CEP – 05008 001
Telefone – 3865-3255
www.teologica.br


Estudo Interreligioso
CARGA HORÁRIA
PROFESSOR – Dr. JORGE PINHEIRO
SEMESTRE 2o. 2011

1.      EMENTA

O Estudo Interreligioso, enquanto estudo racional da experiência cristã e das religiões mundiais. Conceitos, cosmovisão e metodologia do Estudo Interreligioso. Abordagens e leituras das correlações com outras cosmovisões.

2.      OBJETIVOS

O estudo das correlações entre as religiões mundiais e o cristianismo é importante porque possibilita ao aluno abordar outras leituras da realidade. Isso permite aos futuros profissionais da teologia, sejam pastores, professores ou missionários, construir uma concepção de mundo que possibilite  o diálogo com outras formas de pensar, mas ao mesmo tempo permita ao aluno balizar teologicamente sua vida ministerial.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O propósito básico da apologética foi expresso por Pedro: “estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1ª. Pedro 3.15). A apologética, então, é a resposta para perguntas e questões sobre a fé cristã, tanto as questões levantadas pelos próprios cristãos, como os questionamentos apresentados pelos não-crentes.

Agosto/ Setembro
A existência de Deus: os argumentos cosmológico, kalam, tomista, teleológico, axiológico e suas avaliações.

Outubro

A coerência do teismo: necessidade, assiedade, incorporeidade, onipresença, onisciência, simplicidade, imutabilidade, onipotência e suas avaliações.

Novembro/ Dezembro
O problema do mal e as doutrinas cristãs: Trindade, encarnação e o particularismo cristão e suas avaliações. 

4.      METODOLOGIA

Optamos por uma abordagem temática dos assuntos, sem descuidar da referência necessária à história dessa área da Teologia, que permita estabelecer o fio condutor da exposição dos temas. Isto porque fazer apologética não deve ser visto como atividade solitária, mas que se faz através do diálogo entre pensadores, igreja e fiéis quando expõem suas diferenças.

5.      RECURSOS

Audiovisuais.

6.      AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados por sua participação em classe (peso 3), pelos seminários apresentados (peso 4) e por uma prova final (peso 3).

7.       BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BECKWITH, francis J., CRAIG, William L., e MORELAND, J. P., Ensaios Apologéticos, São Paulo, Hagnos, 2006.
Gouvea, Ricardo Quadros, org., vv.aa., O que eles estão falando da igreja, São Paulo, Fonte Editorial, 2011.
ZUCAL, Silvano (org.), Cristo na Filosofia Contemporânea, vol II, O século XX, São Paulo, Paulus, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Pinheiro, Jorge “Matei porque me pisou” e “Sobre o não-ser para viver o ser” in Teologia humana pra lá de humana, São Paulo, Fonte Editorial, 2010.
______________, “A doutrina da eleição – calvinismo, arminianismo e o equilíbrio da doutrina batista” in Revista Teológica, São Paulo, Ano 4, no. 5, 2008.
ROCHA, Alessandro, org., vv.aa., Ecumenismo para o século XXI, Paulo, Fonte Editorial, 2011
Santo Anselmo, Livre arbítrio e predestinação, uma conciliação entre a presciência e a graça divina, São Paulo, Fonte Editorial, 2006.

8.      DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA - Exemplo
Atividade
Quantidd pp.
Prazo
Total

Uma leitura


50 páginas


A cada 4 semanas

200
Prova
01
No final do semestre
01
Seminários
01
A cada quinze dias um grupo de alunos apresentará seminário sobre tema definido. Todos os alunos participarão de um seminário durante o semestre.
01














Realidade Brasileira -- Programa

FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DE SÃO PAULO
mantida pelo Conselho Batista de Administração Teológica e Ministerial
R. João Ramalho 466 Perdizes – São Paulo / CEP – 05008 001
Telefone – 3865-3255
www.teologica.br


REALIDADE BRASILEIRA
CARGA HORÁRIA
PROFESSOR – Dr. JORGE PINHEIRO
SEMESTRE 2o. 2011

1.      EMENTA

Estudo da formação e desenvolvimento da nacionalidade brasileira, a partir das matrizes étnicas e da multiculturalidade que caracteriza a brasilidade.

2.      OBJETIVOS

O estudo da Realidade Brasileira é essencial porque não se pode pensar hoje um cidadão brasileiro que não seja solicitado a refletir o momento político e social que o País vive. Isso significa que todos deveriam ter uma concepção da história de nossa formação enquanto povo e dos desafios a que somos chamados a responder. Tal concepção de brasilidade deve reforçar ou modificar maneiras de agir e pensar o tempo brasileiro. A história da formação e do sentido do Brasil permite reflexões para a superação da consciência ingênua e o desenvolvimento de uma consciência crítica, pela qual a experiência vivida é transformada em consciência compreendida da realidade brasileira.

3.      CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Agosto - Setembro
O processo civilizatório
Povos germinais / O barroco e o gótico / Atualização histórica
Os brasilíndios/ os afro-brasileiros/ os neobrasileiros/ os brasileiros/ ser e consciência.
Processo sócio-cultural

Outubro
Classe e poder/ distância social/ classe e raça
O destino nacional
As dores do parto / confrontos

Novembro - Dezembro
Protestantes, pentecostais e ecumênicos
O campo religioso brasileiro e seus personagens 
4.      METODOLOGIA

Optamos por uma abordagem temática dos assuntos, sem descuidar da referência necessária à história da formação e sentido do Brasil, que permita estabelecer o fio condutor da exposição dos temas. Isto porque fazer um estudo da história e formação do povo brasileiro implica em fazer antropologia do povo brasileiro e sociologia da cultura. Tais abordagens não podem ser encaradas como atividades solitárias, mas enquanto diálogo entre pensadores que expõem diferentes visões.

5.      RECURSOS

Audiovisuais.

6.      AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados por sua participação em classe (peso 3), pelos seminários apresentados (peso 4) e por uma prova final (peso 3).
7.      BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MENDONÇA, Antonio Gouvêa, Protestantes, pentecostais e ecumênicos, o campo religioso e seus personagens, São Bernardo do Campo, UMESP, 2008.
RIBEIRO, Darcy, O povo brasileiro, a formação e o sentido do Brasil, São Paulo, Companhia das Letras, 2002.
FREYRE, Gilberto, Casa Grande & Senzala, São Paulo, Global Editora, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LERY, Jean de, Viagem à terra do Brasil, ler capítulos VIII, XV e XVII disponíveis no site da UFRGS, http://www.ufrgs.br/proin/versao_1/viagem/index.html
PINHEIRO, Jorge, Deus é brasileiro, as brasilidades e o Reino de Deus, São Paulo, Fonte Editorial, 2008.
_____________ & SANTOS, Marcelo, Manual de História da Igreja e do Pensamento Cristão, São Paulo, Fonte Editorial, 2011.
 
8.      DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA - Exemplo
Atividade
Quantidd pp.
Prazo
Total

Uma leitura


50 páginas


A cada 4 semanas

200
Prova
01
No final do semestre
01
Seminários
01
A cada quinze dias um grupo de alunos apresentará seminário sobre tema definido. Todos os alunos participarão de um seminário durante o semestre.
01