lundi 8 août 2011

Realidade Brasileira -- Programa

FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DE SÃO PAULO
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REALIDADE BRASILEIRA
CARGA HORÁRIA
PROFESSOR – Dr. JORGE PINHEIRO
SEMESTRE 2o. 2011

1.      EMENTA

Estudo da formação e desenvolvimento da nacionalidade brasileira, a partir das matrizes étnicas e da multiculturalidade que caracteriza a brasilidade.

2.      OBJETIVOS

O estudo da Realidade Brasileira é essencial porque não se pode pensar hoje um cidadão brasileiro que não seja solicitado a refletir o momento político e social que o País vive. Isso significa que todos deveriam ter uma concepção da história de nossa formação enquanto povo e dos desafios a que somos chamados a responder. Tal concepção de brasilidade deve reforçar ou modificar maneiras de agir e pensar o tempo brasileiro. A história da formação e do sentido do Brasil permite reflexões para a superação da consciência ingênua e o desenvolvimento de uma consciência crítica, pela qual a experiência vivida é transformada em consciência compreendida da realidade brasileira.

3.      CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Agosto - Setembro
O processo civilizatório
Povos germinais / O barroco e o gótico / Atualização histórica
Os brasilíndios/ os afro-brasileiros/ os neobrasileiros/ os brasileiros/ ser e consciência.
Processo sócio-cultural

Outubro
Classe e poder/ distância social/ classe e raça
O destino nacional
As dores do parto / confrontos

Novembro - Dezembro
Protestantes, pentecostais e ecumênicos
O campo religioso brasileiro e seus personagens 
4.      METODOLOGIA

Optamos por uma abordagem temática dos assuntos, sem descuidar da referência necessária à história da formação e sentido do Brasil, que permita estabelecer o fio condutor da exposição dos temas. Isto porque fazer um estudo da história e formação do povo brasileiro implica em fazer antropologia do povo brasileiro e sociologia da cultura. Tais abordagens não podem ser encaradas como atividades solitárias, mas enquanto diálogo entre pensadores que expõem diferentes visões.

5.      RECURSOS

Audiovisuais.

6.      AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados por sua participação em classe (peso 3), pelos seminários apresentados (peso 4) e por uma prova final (peso 3).
7.      BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MENDONÇA, Antonio Gouvêa, Protestantes, pentecostais e ecumênicos, o campo religioso e seus personagens, São Bernardo do Campo, UMESP, 2008.
RIBEIRO, Darcy, O povo brasileiro, a formação e o sentido do Brasil, São Paulo, Companhia das Letras, 2002.
FREYRE, Gilberto, Casa Grande & Senzala, São Paulo, Global Editora, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LERY, Jean de, Viagem à terra do Brasil, ler capítulos VIII, XV e XVII disponíveis no site da UFRGS, http://www.ufrgs.br/proin/versao_1/viagem/index.html
PINHEIRO, Jorge, Deus é brasileiro, as brasilidades e o Reino de Deus, São Paulo, Fonte Editorial, 2008.
_____________ & SANTOS, Marcelo, Manual de História da Igreja e do Pensamento Cristão, São Paulo, Fonte Editorial, 2011.
 
8.      DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA - Exemplo
Atividade
Quantidd pp.
Prazo
Total

Uma leitura


50 páginas


A cada 4 semanas

200
Prova
01
No final do semestre
01
Seminários
01
A cada quinze dias um grupo de alunos apresentará seminário sobre tema definido. Todos os alunos participarão de um seminário durante o semestre.
01














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