As igrejas batistas, no Brasil, adotaram a Confissão de Fé de New Hampshire, de leitura próxima ao arminianismo. Atualmente, a Convenção Batista Brasileira adotou a Confissão de Fé de Londres de 1689 que, juntamente, com a sua versão norte-americana, a Confissão da Filadélfia de 1743 têm leituras
sobre a salvação semelhantes a Confissão Reformada de Fé de Westminster.
Calvinismo
1. Depravação Total – O
homem não regenerado é
absolutamente incapaz de
exercer sua própria vontade
livremente (para salvar-se),
dependendo, portanto,
da obra de Deus.
Arminianismo
1. Vontade Livre – A vontade do
homem é “livre” para escolher ou
não a Palavra de Deus. A
salvação, portanto, depende da
obra de sua fé.
Igreja Batista
1. Vontade Livre – O ser
humano pode e deve apoiar sua
resposta à eleição e ao chamado
de Deus em sua liberdade de
ação e consciência, assim como
no uso da razão.
Calvinismo
2. Eleição Incondicional – O
pré-conhecimento de Deus está
baseado no propósito ou no
plano de Deus, de modo que a
eleição resulta da livre vontade
do Criador à parte de qualquer
obra de fé do homem
espiritualmente morto.
Arminianismo
2. Eleição Condicional – A
eleição é condicional, ou seja,
Deus elegeu àqueles a quem “préconheceu”,
sabendo que
aceitariam a salvação, de modo
que o pré-conhecimento de Deus
estava baseado na condição
estabelecida pelo homem.
Igreja Batista
2. Eleição Condicional – Antes
da criação do mundo, Deus, no
exercício de sua soberania e à luz
de sua presciência, elegeu,
chamou, predestinou, justificou e
glorificou aqueles que, no correr
dos tempos, aceitariam
livremente o dom da salvação.
Calvinismo
3. Expiação Limitada – Cristo
morreu para salvar pessoas
determinadas, que lhe foram
dadas pelo Pai desde toda a
eternidade.
Arminianismo
3. Expiação Universal –Cristo
morreu para salvar não um em
particular, porém somente àqueles
que exercem sua vontade livre e
aceitam o oferecimento de vida
eterna.
Igreja Batista
3. Expiação Universal – Cristo
providenciou salvação suficiente
para todos, mas ela é eficaz
apenas para aqueles que foram
eleitos, segundo a presciência
divina.
Calvinismo
4. Graça Irresistível – A graça
de Deus não pode ser obstruída,
visto que sua graça é irresistível.
Arminianismo
4. A Graça Resistível – O
Espírito Santo pode ser resistido
pelo homem, se o homem assim o
quiser, uma vez que só o homem
pode determinar se quer ou não
ser salvo.
Igreja Batista
4. Graça Resistível – Deus
elegeu somente aqueles que
aceitariam livremente a salvação.
Calvinismo
5. Perseverança dos Santos – A
salvação é obra realizada
inteiramente pelo Senhor – e o
homem nada tem a fazer antes,
absolutamente, “para ser salvo”.
É óbvio que o “permanecer
salvo” é, também, obra de Deus,
à parte de qualquer bem ou mal
que o eleito possa praticar.
Arminianismo
5. O Homem pode Cair da
Graça – O homem, sendo salvo
por um ato de sua própria vontade
livremente exercida, aceitando a
Cristo por sua própria decisão,
pode também perder-se depois de
ter sido salvo, se resolver mudar
de atitude para com Cristo,
rejeitando-o! Tudo depende de sua
continua volição positiva até à
morte!
Igreja Batista
5. Perseverança dos Santos – A
salvação do crente é eterna. Os
salvos perseveram em Cristo e
estão guardados pelo poder de
Deus. Nenhuma força ou
circunstância tem poder para
separar o crente do amor de Deus
em Cristo Jesus.
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