Como vimos, anteriormente (texto "A família de Oséias"), o reformador João Calvino (1509-1564) no Comentário sobre Oseias considerou a história de Gômer e seu casamento com Oseias uma parábola, ou
seja, uma ilustração do sermão que o Profeta pregou aos israelitas. Agora,
vamos estudar o capítulo um do texto de Oseias.
Chamamos de recurso etiológico o uso que escritores e profetas do
Antigo Testamento fazem ao apresentar nomes ou títulos de personagens e regiões
para orientar o leitor nas causas que norteiam o fato ou parábola descrita. Ou
seja, para apontar o conjunto
dos fatores que se farão presentes na ocorrência do relato. No texto de Oseias,
o recurso etiológico está presente nos nomes dos personagens que ilustram o
sermão.
Oseias 1:1 Esta é a
mensagem que o Senhor dirigiu a Oseias -- [;veAh Howshea,
Hosea, Joshua --, filho de Beri,
no tempo em que Jeroboão, filho de Joás, era rei de Israel. Foi no tempo em que
Uzias, Jotam, Acaz e Ezequias reinaram em Judá.
Israel,
oposto aqui a Judá, designa o reino israelita do norte, fundado por Jeroboão I
depois da morte de Salomão.
1Reis 12:16-20 Quando o povo de Israel
viu que o rei não fazia caso dele, respondeu-lhe deste modo: "Não temos
nada que ver com David! Não temos nada em comum com o filho de Jessé! Povo de
Israel, voltemos para casa! David que cuide dos seus descendentes!" E
todos os israelitas foram para suas casas, deixando Roboão como rei apenas do
povo que vivia no território de Judá. Quando o rei Roboão enviou Adoniram
encarregado do trabalho obrigatório, para ir ter com os israelitas do Norte,
eles apedrejaram-no até morrer. Em face disto, o rei Roboão fugiu
precipitadamente no seu carro para Jerusalém. Deste modo se revoltaram estas
tribos israelitas contra a dinastia de David, até ao dia de hoje. Quando os
israelitas do Norte souberam que Jeroboão tinha regressado do Egipto.
O
rei Jeroboão é Jeroboão II, que reinou em Israel de 787 a 747 a.C.
2Reis 14:24-29 O seu procedimento
desagradou ao Senhor; não se afastou dos maus exemplos do seu antecessor,
Jeroboão, filho de Nebat, que levou Israel a pecar. Jeroboão reconquistou todo
o território que tinha pertencido a Israel, desde o desvio para Hamat, a norte,
até ao Mar Morto a sul, como o Senhor tinha anunciado por meio do seu servo, o
profeta Jonas filho de Amitai, natural de Gat-Héfer. O Senhor tinha visto a
desgraçada situação de todos os israelitas, escravos ou livres, sem ninguém que
os socorresse. Mas não era intenção do Senhor destruir Israel completamente e
para sempre, por isso o livrou por meio do rei Jeroboão, filho de Joás. O resto
da história de Jeroboão, os seus actos, as suas façanhas guerreiras, o modo
como reconquistou para Israel, Damasco e Hamat está tudo escrito no livro das
Crónicas dos Reis de Israel. Quando Jeroboão morreu, foi sepultado com os reis
de Israel. Por sua morte, sucedeu-lhe no trono o seu filho Zacarias.
Pelos reis
citados podemos datar o livro de Oseias no oitavo século a.C., na última
geração antes da destruição de Samaria e do cativeiro do povo de Israel.
Oseias 1:2-3 O Senhor
começou a falar ao seu povo através de Oseias desta maneira: "Oseias, casa
com uma mulher que pratica a prostituição e é desse tipo de mulher que nascerão
os teus filhos. Pois também o povo desta terra se entregou à prostituição,
afastando-se de mim, o Senhor." Oseias foi então casar com Gomer -- rm,GO completo --,
filha de Diblaim -- ~yIl'b.DI doce de figos -- ,
que ficou grávida e lhe deu um filho.
Prostituição: o
deus Baal e a deusa Astarté, adorados pelos cananeus e por israelitas, eram os
deuses da fertilidade da terra, da fecundidade dos rebanhos e das famílias
humanas (ver 2,6-7). O culto que se celebrava em sua honra era acompanhado da
prostituição cultual (ver 4,12-14).
Segundo
Calvino, não faz sentido sugerir que Deus mandou que Oseias se casasse com uma
prostituta, porque Deus quer a pureza no casamento; o caso de Gômer é uma
ilustração da situação de Israel, que se tornou idólatra apesar de ter feito
uma aliança com Deus; o relato fala sobre filhos que nasceram do casamento, como
então são de adultério a não ser como metáfora.
Oseias 1:3-5 Oseias foi então casar com Gomer, filha de
Diblaim, que ficou grávida e lhe deu um filho. O Senhor disse a Oseias:
"Põe-lhe o nome de Jezrael -- la[,r>z>yI Yizre`e'l,
Jezreel --, porque dentro de pouco tempo castigarei os descendentes de Jeú, pelos
crimes cometidos contra Jezrael e acabarei com o reino de Israel. Muito
brevemente quebrarei a força militar de Israel na planície de Jezrael."
Jezrael: alusão ao extermínio da família de Acabe por Jeú. Leia abaixo a
morte de Jezabel.
2Reis 9:31-37 Quando Jeú entrou na porta principal, ela
disse-lhe: "Como vais, Zimeri, assassino do teu senhor ?" Jeú olhou
para a janela e perguntou: "Quem está do meu lado?" Dois ou três
oficiais do palácio olharam para ele da janela e Jeú ordenou-lhes:
"Atirem-na daí abaixo!" Eles atiraram então Jezabel pela janela. Ela
caiu e o seu sangue salpicou a muralha e os cavalos, e Jeú passou por cima do
corpo dela. Jeú entrou no palácio, comeu e bebeu e disse aos seus companheiros:
"Vão lá sepultar essa maldita mulher, porque é de sangue real." Eles saíram para a ir enterrar, mas dela só
encontraram o crânio, as mãos e os pés. Foram dar a notícia a Jeú e ele disse:
"Já o Senhor tinha anunciado, por meio do seu servo Elias de Tisbé, que
assim iria acontecer. Ele disse que no campo de Jezrael os cães devorariam a
carne de Jezabel e o seu cadáver seria espalhado como esterco, de modo que
ninguém conseguiria reconhecer os seus restos mortais."
Jeroboão II era um descendente de Jeú.
Jezreel,
"Deus espalha", "Deus semeia". O título etiológico sugere que
Israel será espalhado. Jezreel foi a cidade onde residiam os reis de Israel, e
onde Jeú acabou com a família de Acabe. Deus prometeu trazer castigo sobre a
casa de Jeú e fazer cessar o reino e o poder militar de Israel. Deus usou Jeú
para destruir a casa de Acabe e lhe entregou o reino. Mas, Jeú não se dedicou
ao Senhor. Ele imitou os pecados de Jeroboão, filho de Nebate – 2Reis 10:31 Apesar disso, Jeú não se preocupou em cumprir
fielmente a lei do Senhor, Deus de Israel; pois não se afastou dos pecados com
que Jeroboão fez pecar os israelitas. Jeroboão II, o rei de Israel quando Oseias
escreveu, foi o penúltimo rei da linha de Jeú. Depois da morte dele, Zacarias,
seu filho, reinou por seis meses e foi assassinado, terminando o domínio da
dinastia de Jeú.
2Reis 15:8-10 No trigésimo oitavo ano do
reinado de Azarias, rei de Judá, Zacarias, filho de Jeroboão tornou-se rei em
Israel. Reinou durante seis meses, na Samaria. Tal como os seus antecessores,
fez aquilo que desagrada ao Senhor, seguindo o mau exemplo do rei Jeroboão,
filho de Nebat, que levou Israel a pecar. Um certo Salum, filho de Jabés,
conspirou contra o rei Zacarias, assassinou-o diante do povo e sucedeu-lhe no
trono.
O Vale de
Jezreel ou Megido foi o lugar de algumas batalhas decisivas da história de
Israel (Juízes 4-7; 2 Reis 23:28-30).
Oseias 1:6-7 Gomer ficou novamente grávida e deu à luz uma
filha. E o Senhor disse a Oseias: "Põe-lhe o nome de Lo-Ruhamah -- m'x'ru al{ -- porque não
voltarei a tratar Israel com amor, nem lhe perdoarei. Mas hei-de tratar com
amor os da tribo de Judá; hei-de salvá-los, porque sou o Senhor, seu Deus. E
não os salvarei pelo arco ou pela espada, pela guerra ou pelos cavalos e
cavaleiros."
Gômer
concebeu outra vez e teve uma filha. O título dela Lo-Ruhamah é traduzido em
algumas versões como Desfavorecida e Não-amada, porque Deus não mostraria mais
favor, graça, à casa de Israel, mas ainda teria compaixão de Judá, que seria
salvo, não pela força militar, mas pelo poder de Deus (Isaías 37:36-38).
Oseias 1:8-9 Depois de ter desmamado Lo-Ruhamah, Gomer ficou
novamente grávida e deu à luz um filho. O Senhor disse a Oseias: "Põe-lhe
o nome de Lo-Ami -- yMi[;-al{ --, pois vocês já não são mais o meu povo, ó gente de Israel, e eu não
estarei mais ao vosso lado."
O
terceiro filho de Gômer recebeu de Oseias o título etiológico de Lo-Ami, Não-Meu-Povo.
O título simbolizava a rejeição de Israel.
Oseias 1:9-2:1 O Senhor disse a Oseias: "Põe-lhe o nome
de Lo-Ami, pois vocês já não são mais o meu povo, ó gente de Israel, e eu não
estarei mais ao vosso lado." "Mas virá o dia em que o povo de Israel
será tão numeroso como as areias da praia, que não se podem medir nem contar.
E, em vez de Deus os chamar Lo-Ami, serão
chamados filhos do Deus vivo.
A
rejeição não seria total. Deus guardaria um remanescente.
- (1) Deus disse "acabarei com o reino de Israel " (1:4), mas não exterminou todas as gentes, pois disse depois “virá o dia em que o povo de Israel será tão numeroso como as areias da praia” (1.10).
- (2) Deus transformaria Lo-Ami em filhos do Deus vivo, e Lo-Ruhamah em agraciada.
- (3) Por isso, Pedro (2.10) afirma “antes, nem eram um povo e
agora säo povo de Deus. Antes, näo conheciam a misericórdia de Deus e agora
alcançaram essa misericórdia”, recorrendo aos títulos etiológicos dos
filhos de Gômer para ilustrar a graça derramada sobre a igreja de Cristo.
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