lundi 27 octobre 2025

1 Coríntios 6.9

1 Co 6.9


"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas..."


Ou :


"Acaso não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem os imorais, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os homossexuais passivos, nem os ativos..."


1 Coríntios 6:9, escrito por Paulo.


1. Contexto Imediato:

Paulo está escrevendo à igreja em Corinto, uma cidade conhecida por sua imoralidade sexual e pluralismo religioso. Ele lista vários tipos de comportamentos que, se praticados de forma contínua e sem arrependimento, mostram que uma pessoa não está verdadeiramente convertida e, portanto, não "herdará o reino de Deus". A lista é ampla e inclui não apenas pecados sexuais, mas também idolatria, roubo e avareza (como visto no versículo 10).


A discussão teológica moderna concentra-se principalmente no significado exato de duas palavras gregas:


κίναιδοι (kínaidoi / "efeminados"): No grego comum, este termo era bastante amplo. Podia se referir a:

  · Homens que assumiam um papel passivo em relações homossexuais.

  · Homens afeminados em sua aparência ou comportamento.

  · Prostituídos masculinos.

    A ideia central é de um homem que "se rebaixa" ou abdica de seu papel masculino tradicional na sociedade da época.


· ἀρσενοκοῖται (arsenokoîtai / "sodomitas"): Esta é uma palavra rara, possivelmente cunhada por Paulo. Ela é formada pela junção de "arsen" (homem) + "koite" (cama, relação sexual). Acredita-se que ela derive da tradução grega de Levítico 18:22 e 20:13, que condena relações sexuais entre homens. A interpretação mais comum é que se refere aos participantes ativos em relações homossexuais entre homens.


A forma como este versículo é entendido varia significativamente entre as diferentes tradições cristãs:


· Interpretação Tradicional / Conservadora: Entende que a passagem condena de forma clara e atemporal todos os atos homossexuais, colocando-os na mesma categoria de outros pecados que impedem a herança do Reino de Deus se não houver arrependimento.

· Interpretação Progressiva / Contextual: Argumenta que Paulo estava se referindo a formas específicas e exploradoras de relações homossexuais comuns no mundo greco-romano (como a pederastia, a prostituição cultual e relações com escravos), e não a relações homoafetivas consensuais e comprometidas como entendidas hoje. Eles enfatizam que a lista inclui coisas como litígios entre irmãos, que não são considerados pecados mortais hoje.


O objetivo de Paulo não é simplesmente fazer uma lista de pecados, mas sim chamar os coríntios à santidade e ao arrependimento. Ele lembra a eles que a graça de Deus é para transformar, e não para permitir que continuem em velhos padrões de vida incompatíveis com sua nova identidade em Cristo. O versículo imediatamente seguinte (1 Coríntios 6:11) é crucial: "E tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus."


1 Coríntios 6:9 é um versículo central nas discussões sobre sexualidade e ética cristã. Sua tradução e interpretação dependem diretamente do entendimento dos termos gregos específicos e da hermenêutica aplicada, resultando em posições teológicas distintas dentro do cristianismo.

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