mercredi 2 avril 2025

Zezé: memórias do exílio

https://www.opiniaosocialista.com.br/zeze-lembrancas-do-exilio/

Partido

Zezé: Lembranças do exílio

Maria José da Silva Lourenço (Zezé)

1 de abril de 2025
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“Luminosa manhã, pra que tanta luz, dá-me um pouco de céu, mas não tanto azul,
dá-me um pouco de festa, não esta, que é demais pros meus anseios…”

Aqueles que têm na origem da sua formação política o poeta Thiago de Melo, a jornalista Ana Arruda Callado, Mário Pedrosa e outros revolucionários de toda a vida, como Nahuel Moreno e Ernst Mandel, não podem se queixar. Essa gente, em seu momento e com suas diferenças, formou toda uma geração que tinha na revolução social seu objetivo de vida, viveram e fizeram a história. Já se escreveu muito sobre os anos 60, vai-se escrever muito mais ainda, e tudo o que se disser será pouco e muito, porque aqueles anos foram anos de revolução. O Vietnam, a revolução chilena, a Primavera de Praga, o Maio Francês, a marcha dos 100 mil no Rio, as vitórias e as derrotas, são demais pra qualquer coração. Só que, ao contrario do que diz o Tom Jobim em seu “luminosa manhã”, nada no mundo é demais pros nossos anseios.

“Você tem que ler. Ele é meio formal, mas você tem que ler. Aí você vai entender que você pensa assim porque vive assim, não é o contrário, você não age em função do que pensa, você pensa desse jeito porque a sua vida é desse jeito. Você tem que estudar materialismo. Anda, lê”.

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Eu lia, ainda que fosse, no começo, muito mais para satisfazer meu amigo Ribamar Bessa, amazonense, que tem tudo a ver com a fundação da Liga Operária. Nos intervalos das aulas na Faculdade Nacional de Filosofia, em 1966, nosso primeiro ano do curso de jornalismo, ele me atormentava com o livrinho do Georges Politzer, “Princípios fundamentais do materialismo histórico”, a pequena Bíblia que abria, para os recém chegados, as portas do paraíso do materialismo histórico.

Politzer era militante do Partido comunista francês e dava aulas de materialismo histórico aos trabalhadores, na Universidade Operária de Paris, que foi dissolvida em 1939 e ressurgiu na dia seguinte à Libertação com o nome de Universidade Nova. Suas aulas foram anotadas por um aluno e transformadas num manual do qual “O Ser social e a consciência” era o primeiro e mais requisitado item do capítulo sobre materialismo histórico, a base para nossa “introdução” ao marxismo. Acusado de reduzir o materialismo histórico a fórmulas estáticas, Politzer perdia prestígio à medida que avançávamos no estudo do marxismo, mas naqueles anos de fome de saber ele era nosso alimento cotidiano.

Mas ainda que não tivesse lido o Politzer, ainda que o Ribamar não me tivesse atormentado com outros livros das Edições Vitória, antigas publicações da editora do Partido Comunista que os sebos negociavam clandestinamente (logo ele que jamais foi do Partido Comunista), ainda que o Jorge Pinheiro, companheiro de lutas por muitas décadas, não me tivesse aberto os insondáveis caminhos de autores como Marcuse, Luckacs, Gramsci, eu teria me aproximado do marxismo. O mundo se transformava, nós nos transformávamos com ele e o transformávamos também.

E líamos, líamos e líamos.

No Brasil, como em todo o mundo, a Universidade era o centro das mudanças e da resistência à ditadura embora nas igrejas, nas comunidades eclesiais de base, em regiões operárias como Osasco e Contagem, antigos militantes prosseguissem sua luta no interior das organizações dos trabalhadores. Mas o que se vivia nas Universidades ia além da luta contra a repressão. Era enfrentar o velho e criar coisas novas, em todos os terrenos. As expressões mais visíveis se davam na arte, na música, na poesia, mas não ficava pedra sobre pedra na forma de pensar e agir de uma camada importante da juventude. Nada ficava isento da crítica e do questionamento, nada devia ser como antes. A juventude começou a ser vista como uma categoria social, uma entidade mais, além das classes sociais, dos gêneros, das raças e dos credos, com cultura própria, idéias próprias, propostas diferenciadas.

Naquele mundo a política tinha lugar, mas não a velha política dos caciques conservadores, que aprendíamos a mais odiar quanto mais aprendíamos a viver. Era a política que exercitávamos a partir das leituras mais disparatadas. Devorávamos ao mesmo tempo o Contrato Social de Rousseau, o Principe de Maquiavel e os livros de Marcuse, Freud, Jung , além – é claro – de Marx e Engels. Íamos da poesia concreta e das canções comprometidas socialmente ao tropicalismo mais alienado, decorávamos as velhas canções da guerra civil espanhola, cantávamos emocionados e com raiva “cuando pases por su tumba no te olvides de escupir”, refrão dos republicanos durante a guerra antevendo a morte de Franco (que não se deu) e nos regozijávamos, ao mesmo tempo, com Caetano Veloso e sua alegoria de Brasília quando inaugurou “um monumento no Planalto Central do país”.

E nos mobilizávamos. As mobilizações eram contra tudo e contra todos, porque “tudo” era a ditadura e suas medidas, “todos” eram os que apoiavam o regime ou se calavam. Combatíamos os acordos MEC-USAID , reformas estudantis que, seguindo orientação do USAID (organização governamental dos Estados unidos para a educação), subordinavam mais ainda a educação e a cultura aos ditames imperialistas e substituíam a formação humana pelo tecnicismo mais alienante; combatíamos a reforma universitária que fragmentou o ensino com a separação mecânica e entre ciências humanas e exatas e as colocou a serviço da formação de mão de obra barata para as grandes empresas; combatíamos o FMI, o pagamento da dívida externa, os baixos salários, a censura política, o que desse e viesse.

Passeata dos 100 mil no Rio de Janeiro

Mas íamos além: discutíamos o uso do biquíni, o casamento de véu e grinalda, os conceitos de pátria e de família, as tradições, a propriedade, a moda, o aborto e o capitalismo. E principalmente a religião e a Igreja. Tudo está em pauta, nada era para sempre. E nada sagrado, claro.

Nesse clima a ditadura era um disparate, um câncer. A luta contra a ditadura era a condição da nossa existência. Com a ditadura todo o alvorecer se transformava em crepúsculo sem alcançar jamais a luz do dia, ela significava matar no nascedouro o novo mundo que acreditávamos estar construindo. Foi a luta contra a ditadura que determinou nossos caminhos.

Militar numa organização guerrilheira era o estuário natural das forças que vinham se acumulando no movimento estudantil, represadas pela repressão. O AI-5 e o 477, que expulsou das universidades o melhor da vanguarda, empurrou toda uma geração à luta armada. A única alternativa à violência e ao obscurantismo da ditadura era dedicar-se, com armas e bagagens, à luta para derrubá-la.

O MNR era um projeto fora do tempo mais do que qualquer outra organização militarista da época. Oriunda da guerrilha de Caparaó , de 1966-1967, derrotada antes de agir, dirigida por ex-militares, com o apoio de leonel Brizolla e financiada por Cuba, parte da sua direção ainda estava na cadeia, no Presídio da rua Frei Caneca, no Rio de Janeiro. Reorganizou-se depois da reunião da OLAS em Cuba, e se propunha a criar um foco guerrilheiro que serviria de base de apoio à guerrilha do Che na Bolívia. Teve uma vida curta e se reestruturou como RAN após a libertação de alguns dos seus membros na década de 1970.

Era fora do tempo porque se baseava num trabalho entre os militares, que já não tinha nenhuma base social, um resquício das correntes nacionalistas nas Forças Armadas ao qual se somaram intelectuais, artistas, estudantes, para desenvolver as ações na cidade e formar quadros e “soldados” para a futura guerrilha. Estava estruturada como as demais organizações guerrilheiras, com células pequenas, estanquizadas, com estrita separação entre o trabalho político e militar.

Não era difícil captar para a luta armada contra a ditadura. O AI-5 não deixou espaço para qualquer outra forma de resistência que satisfizesse os corações e as mentes de uma geração que vivera o grande ascenso e as grandes mudanças da década de 60. Não sei como foi, mas acredito que não tenha sido diferente,nas outras organizações, mas no MNR nunca houve horas e horas de discussões teóricas ou políticas para convencer-nos, em base documentos, análises estruturais ou de conjuntura, ensaios marxistas ou algo parecido, da necessidade de se organizar.

Numa célula dirigida pelo poeta Thiago de Melo, que dava a todos nomes frios indígenas – Ajuricaba – a militância era um clamor, um permanente “vamos á luta”, um sacerdócio, exatamente o que nós, jovens idealistas, queríamos ouvir. Todos os dias construiamos o “homem novo” que surgiria da revolução.

Nossas reuniões discutiam a situação do país, o que fazer, mas também dedicavam horas para falar do futuro homem novo, aquele que viveria num mundo diferente, sem miséria, sem violências, sem as cadeias do dinheiro, das futilidades, das ambições, um mundo de liberdade e tolerância. Era necessário começar desde aquele momento mesmo a construí-lo, esforçando-nos, a cada dia, para estar mais próximos do novo homem. A coisa não funcionou, como todos sabemos, mas nos tornamos, todos, pessoas muito melhores. Queríamos ser diferentes, fomos. diferentes.

Jorge Pinheiro era do setor militar, eu me dedicava a comunicações. Aprendi com o poeta a codificar e decodificar mensagens, enviadas ou recebidas da prisão, dos dirigentes ou de Cuba e a embutir mensagens em encadernações de livros, sabonetes, tubos de creme dental e outros objetos, tão perfeitas que passavam com segurança pelo controle na prisão; com uma famosa atriz de teatro aprendi a fotografar documentos e revelar as fotos retirando cuidadosamente do filme sua película impressa, para que fosse transportada para o exterior; com a esposa de um militar ligado à Organização aprendi a falsificar documentos. E aprendi por conta própria a transportar, em inocentes bolsas de boutiques, pelas ruas de Ipanema ou Copacabana, as granadas que deveriam ser levadas de um a outro esconderijo.

E transformamos a viagem de “lua de mel”, com meu companheiro na época, numa jornada militante para recontatar e reorganizar militantes ferroviários da região de Além Paraíba.

Ao mesmo tempo, contradição das contradições – militava no movimento estudantil, era dirigente do centro acadêmico, percorria as salas de aula chamando à mobilização e por essa razão fui enquadrada no 477. O Jorge, ao mesmo tempo que fabricava bombas, realizava trabalho sindical entre os jornalistas, escrevia no Jornal de Ipanema, protestava e participava das atividades contra a censura e a repressão; Ribamar fazia do trabalho de repórter uma miltância ativa contra a ditadura e de denúncia dos agentes do DOPS infiltrados no movimento. Era uma demonstração do amadorismo da militância na época: na vida normal, nos arriscávamos diariamente à repressão e colocávamos em risco nosso trabalho clandestino.

Mas aprendemos a estudar. Como um grupo que não era necessariamente vinculado a correntes tradicionais, porque não eram efetivamente oriundos do marxismo, raramente tínhamos que ler documentos produzidos pela Organização e líamos de tudo, ninguém controlava nossas leituras. O livro vermelho de Mao não saía da estante, junto com Regis Debray. Mas havia também Frantz Fannon e seus Deserdados da Terra, havia Luckcas e Marcuse, estavam os clássicos do marxismo e também Antonio Gramsci. Nenhuma censura, nenhuma direção a nos dizer o que ler, no que acreditar, a que inimigos internos combater.

Ribamar foi o primeiro a ter que deixar o país, junto com o Thiago de Mello. Eu e o Jorge Pinheiro saímos depois. Chegamos ao Chile nos primeiros dias de 1971, cruzamos a fronteira para o Uruguai à meia noite do dia 31 de dezembro. Começou assim, no Ano Novo, a saga chilena, nosso convívio com a revolução que marcaria nossa vida para sempre e que fez nascer a decisão de construir no Brasil um partido revolucionário trotsquista.

A propósito de um seqüestro

Entra o documento “A propósito de um seqüestro”, do grupo Ponto de Partida (baixe aqui).

Esse documento foi a base da formação do Ponto de partida, agrupamento que deu origem à Liga Operária. Éramos uns poucos companheiros empenhados em acertar as contas com as experiências dos partidos comunistas e da luta armada e que se aproximavam do trotsquismo. Esse “acerto de contas” sempre polêmico, às vezes extremado, carregado de emoções e frustrações, se deu no processo de vivência da revolução chilena, da reflexão sobre cada uma das experiências dos militantes do grupo, do estudo teórico e das longas e enriquecedoras discussões com Mario Pedrosa.

O velho Mario entrou em nossas vidas pelo doloroso caminho do exílio. A necessidade de fugir da ditadura reunia os perseguidos em lugares imprevisíveis, fossem estudantes, artistas ou trabalhadores em geral. Numa Embaixada se encontraram asilados Mario Pedrosa e alguns estudantes, dirigentes do movimento, entre eles Tulio Roberto Quintiliano Cardoso e Jonas de Freitas, oriundos do PCBR.

A amizade e o trabalho comum entre esses jovens e o velho Mario, antigo militante trotsquista, membro do comitê executivo da 4ª Internacional nos anos 30, enriqueceu o balanço que aqueles estudantes faziam da sua experiência guerrilheira e os aproximou da teoria da revolução permanente. Túlio em particular aprofundou sua reflexão sobre a luta armada, fez dela um importante balanço crítico e iniciou a elaboração de documentos com propostas para a luta socialista no Brasil. Nós apelidamos seu documento de “O que fazer” brasileiro.

Quando eu e o Jorge Pinheiro (Antenor) chegamos ao Chile nossa bagagem política e teórica eram uma profunda perplexidade e uma critica duríssima à experiência do MNR. Era, assim, uma visão pela negativa, de tudo o que não se deveria fazer, mas sem respostas positivas. Não havia descrença na necessidade da revolução e do socialismo, ao contrário, uma profunda opção revolucionária, entusiasmo militante, vontade de fazer, mas não acreditávamos nas organizações, nas propostas ou respostas dos grupos políticos aos problemas colocados.

Tetê Moraes, amiga e irmã de longa data, foi artífice involuntária da nossa aproximação ao trotsquismo. Ela, na época chamada apenas Tetê, nos deu abrigo em sua casa, que por sua vez havia sido emprestada por um casal de professores que estava viajando, e onde já se abrigavam outros companheiros, o Túlio e sua companheira Naná e o Jones. Amiga de Mario Pedrosa, com quem compartilhara aspectos da militância contra a ditadura brasileira, Tetê nos apresentou ao velho trotsquista. Abriu-se para nós um outro mundo.

As discussões foram longas e difíceis, apaixonadas. Tratava-se de construir o conhecimento da realidade brasileira a partir do marxismo, criticar nossa prática anterior, tentar ver a realidade tal como se apresentava e não como a desejávamos, despida do romantismo utópico no qual fomos educados, ser duros ainda que isso nos custasse perder a ternura.

Túlio Quintiliano estava à nossa frente no balanço da luta armada e na aproximação ao trotsquismo. As discussões terminaram com vários acordos, teóricos e políticos, deram origem á formação de um grupo, que se chamou Ponto de Partida, e a um documento “ A propósito de um seqüestro”, que expressava as coincidências estratégicas entre nós, oriundos do MNR, e os companheoros Túlio e Jones. O texto foi escrito ao calor dos grande debate que se abriu entre os exilados, das diferentes correntes e nacionalidades, em torno dos seqüestros do embaixador norte-americano e os outros que se seguiram.

Tivemos a ousadia de criticar a política do seqüestro para a libertação dos companheiros presos. O documento era polêmico, apaixonado, duríssimo na crítica e sem dúvida tinha fortes elementos sectários. Apesar de ter sido escrito por um grupo minúsculo, que já não pertencia a qualquer organização de esquerda, grande ou pequena, nem tinha qualquer influência no movimento ou no país, foi amplamente discutido, questionado, provocou violentas reações de repúdio e tímidas reações de apoio e se tornou um divisor de águas entre a exilados não apenas brasileiros, mas de distintas nacionalidades. Ainda hoje se demonstra essencialmente correto.

Túlio e Antenor, que eram os companheiros que lideravam e conduziam o processo de aproximação entre nós chegaram rapidamente a importantes acordos no balanço da luta armada e também nas propostas sobre o Brasil, mas não assim no que se referia à militância no Chile. Túlio prorizava o estudo da realidade brasileira e as propostas para a luta no país. Antenor, assim como eu, compartilhávamos a preocupação nacional mas nossa ênfase era o desejo de participar ativamente da revolução chilena. Como sempre, pareciam mais fáceis os acordos estratégicos do que os táticos, definir onde queríamos chegar, mas não como chegar. A imaturidade predominava.

Apesar da divergência mantivemos relações políticas importantes e em 1973 se iniciaram discussões para reunificar o grupo e pensar o regresso ao Brasil. Ambas as organizações tinham incorporado outros companheiros. Enio Bucchionni, por exemplo, militava com Túlio; Waldo Mermelstein começava a militar com Antenor. O golpe no Chile impôs outra realidadee impediu essa união: Túlio foi assassinado, Enio foi preso no Estádio Nacional e depois asilado na Europa, Antenor, eu e o Waldo escapamos para a Argentina. Ali decidimos regressar o construir um partido trotsquista no Brasil.

Num quarto de despejo de um apartamento na avenida Corrientes um pequeno grupo se reuniu e votou o regresso e o nome da nova organização: Liga Operária. Uma homenagem à Liga Operária da Mooca, uma das primeiras, se não a primeira organização de trabalhadores imigrantes do início do século em São Paulo. Éramos quatro companheiros: Antenor, Zezé, Waldo e Valderez.

As discussões iniciadas no Chile pré- golpe, no entanto, não foram em vão: Enio se integrou à corrente internacional, militou no partido português depois da revolução dos Cravos e em 1978 regressou ao Brasil e se incorporou à Liga Operária.

A propósito de um seqüestro marcou o início do meu compromisso político e da minha atividade revolucionaria para toda a vida.

Estava tudo lá: não substituir as massas pela ação da vanguarda, a necessidade da auto organização; a necessidade de construção do partido revolucionário; a democracia interna, a necessidade de unificar os revolucionários, a mobilização permanente, o método do programa de Transição, o rechaço ao stalinismo, o “trotsquismo”. Mas também estava o sectarismo, a semente aí já estava plantada e dava frutos. A autocrítica não critica nada, ao contrário, reafirma tudo. Deixamos de ser parte de uma organização “fora do tempo”, quase marginal, para entrar numa corrente. Com suas coisas boas. E seus vícios.

Em vez da poesia, que a todos unia , a dura e fria realidade da luta revolucionaria, suas contradições e seus conflitos internos.

Mário Pedrosa nos apresentou a um militante do SWP norte americano, Peter Camejo. Ele estava de passagem pelo Chile e o visitou para levar um abraço de Joseph Hansen, com quem Mario havia militado no Comitê Executivo da IV Internacional nos anos 30. Apesar das diferenças entre eles (Mario havioa rompido com a IV por diferenças com a politicada Internacional durante a 2ª guerra Mundial) permanecem entre eles a amizade e o respeito mútuo. O sectarismo não era uma virtude entre os velhos militantes.

Através de Camejo e mais tarde do partido argentino, dirigido por Nahuel Moreno, tivemos acesso às discussões que atravessavam a IV Internacional, as mesmas que eram enfrentadas por todo o movimento revolucionário: guerra de guerrilhas ou partidos revolucionários com influência de massas? Encontramos nosso caminho.

Artigo gentilmente disponibilizado por Luciano Freitas. Esse texto foi escrito presumivelmente entre os anos 2011 e 2012, como parte do projeto que a Zezé tinha de escrever a história da Liga Operária. Encontrado nos seus arquivos em 22 de outubro de 2023.


dimanche 30 mars 2025

Cristo não teve pecados

2 Coríntios 5:21 (NTLH)

A Grande Troca – Cristo Sem Pecado por Nós Pecadores

Introdução

Este versículo é um dos mais profundos e poderosos resumos do Evangelho na Bíblia. Ele expressa a obra de Cristo na cruz e o efeito dessa obra sobre aqueles que creem. Neste estudo, vamos explorar três aspectos fundamentais desta passagem:

  1. A santidade de Cristo – "Em Cristo não havia pecado."
  2. A substituição de Cristo – "Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados."
  3. A nossa justificação – "Para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus."


1. A Santidade de Cristo

"Em Cristo não havia pecado."

A Bíblia ensina claramente que Jesus foi o único ser humano sem pecado. Ele:

  • Foi tentado como nós, mas sem pecar (Hebreus 4:15).
  • Era o Cordeiro perfeito de Deus, sem mácula (1 Pedro 1:19).
  • Veio ao mundo para cumprir perfeitamente a lei de Deus (Mateus 5:17).

A santidade de Cristo era essencial para que Ele pudesse se tornar nosso substituto. Se Ele tivesse pecado, não poderia pagar pelos pecados dos outros.

2. A Substituição de Cristo

"Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados."

Aqui está o coração do Evangelho: a substituição penal. Cristo levou sobre si a penalidade que era nossa. Isso é visto claramente em:

  • Isaías 53:5 – "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões."
  • Gálatas 3:13 – "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós."

Na cruz, Jesus carregou a ira de Deus contra o pecado, pagando o preço que nós jamais poderíamos pagar.

3. Nossa Justificação

"Para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus."

A obra de Cristo não apenas removeu nossa culpa, mas também nos transformou. Agora

  • Somos justificados – Deus nos vê como justos, não porque somos bons, mas porque estamos revestidos da justiça de Cristo (Romanos 5:1).
  • Somos santificados – O Espírito Santo nos capacita a viver de acordo com a vontade de Deus (Efésios 2:10).
  • Somos reconciliados – O relacionamento quebrado com Deus foi restaurado por meio de Cristo (2 Coríntios 5:18-19).

Esse é o grande propósito da salvação: não apenas nos livrar da alienação, mas nos transformar para viver para Deus.

Conclusão

2 Coríntios 5:21 revela a essência do Evangelho: Cristo, que nunca pecou, se tornou pecado por nós, para que pudéssemos ser feitos justiça de Deus. Isso nos leva a três respostas

  1. Gratidão – Pela graça imerecida que recebemos.
  2. Santidade – Porque agora vivemos para Deus.
  3. Missão – Anunciar essa grande troca ao mundo.

Essa verdade deve encher nosso coração de alegria e nos motivar a viver para a glória de Deus!


vendredi 28 mars 2025

O espírito volte a Hashem

עָפָר יָשׁוּב לָעָפָר וְהָרוּחַ תָּשׁוּב לַה' שֶׁנְּתָנָהּ


A afirmação "o pó volte ao pó e o espírito volte a HaShem que o deu" remete a uma reflexão sobre a transitoriedade da vida e a dualidade entre matéria e espírito. Essa frase tem raízes bíblicas e está registrada em Eclesiastes 12:7: "E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu."


O versículo sugere que a existência física é finita, enquanto o espírito, eterno, retorna à sua origem divina. A afirmação evidencia a inevitabilidade da morte como parte do ciclo natural da vida. O corpo, material, retorna à terra, enquanto o espírito, que transcende o físico, retorna a HaShem. Isso inspira uma reflexão sobre a aceitação da finitude e a valorização do tempo que temos de vida. Essa concepção reforça a dualidade entre corpo e espírito. Enquanto o corpo, perecível, está sujeito às leis da natureza, o espírito, imaterial, está conectado ao divino. Isso leva à reflexão sobre como equilibrar as necessidades materiais e espirituais da vida.


A noção de que o espírito volta a HaShem sugere que há um propósito além da existência terrena. É um chamado a viver os valores eternos, buscando significado e conexão com o transcendente.


A existência de Deus e a transcendência


Ora, se Deus é espírito, como afirma a Bíblia, então Ele está fora do espaço-tempo. Isso nos leva a um questionamento: podemos dizer que Deus "existe"?


Essa questão remete à tradição judaico-cristã, especialmente à afirmação de Jesus em João 4:24: "Deus é espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade."


Aqui, espírito não significa algo etéreo, mas uma realidade que transcende a matéria e as limitações do espaço físico. A hipótese de que Deus está fora do espaço-tempo está presente na teologia clássica. Pensadores cristãos e judeus, como Tomás de Aquino e Maimônides, sustentaram que HaShem não está sujeito ao tempo e ao espaço porque é a causa primeira de todas as coisas. Isso significa que Deus não existe da mesma maneira que os seres existem dentro do universo — Ele é o Ser puro, absoluto, e não um ente entre outros.


A afirmação de que Deus não está sugere um caminho radical inspirado na teologia negativa (apofática), que defende que qualquer descrição de HaShem é inadequada. Nesse sentido, dizer HaShem não está significa que Ele não pode ser reduzido às categorias humanas de ser ou de existência.


Se tomarmos existir no sentido comum do termo — isto é, ser um ente dentro do espaço-tempo —, então HaShem realmente não existe da mesma maneira que plantas, animais ou seres humanos existem. No entanto, essa negação não implica necessariamente ateísmo, pois HaShem é a própria base do ser, e não um ser entre outros.


Essa linha de raciocínio pode ser encontrada, por exemplo, em Paul Tillich, que afirma: "Deus não é um ser supremo, mas o fundamento do ser". (Tillich, A coragem de ser, Paz e Terra, 2001)


Assim, quando se diz que "HaShem não existe", isso significa que Ele transcende a noção de existência no sentido em que normalmente a compreendemos. Se entendermos a frase de forma literal e materialista, chegamos ao ateísmo. Mas, se a compreendermos como uma afirmação de que HaShem transcende a existência tal como a conhecemos, entramos no terreno da teologia mística.


O sentido da vida e da morte


A afirmação de Eclesiastes 12:7 nos remete à humildade diante da grandiosidade de HaShem. Isso deve levar a um senso de desapego em relação aos bens materiais e a uma maior atenção ao caminho da espiritualidade.


A passagem também pode ser interpretada de forma simbólica, sugerindo que tudo na natureza segue um ciclo de transformação. O corpo que volta ao pó é parte de um processo de reintegração ao ecossistema, reforçando a ideia de que somos parte da criação divina.


A afirmação que abriu o texto é um chamado a viver de maneira consciente e alinhada com valores transcendentais, pois o corpo retorna ao pó, e o espírito retorna a HaShem. Assim, no tempo que temos entre o nascimento e a morte, somos chamados a buscar o que realmente importa.


mercredi 26 mars 2025

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lundi 24 mars 2025

A humanidade de longa duração

Quando completei 80 anos, comecei uma conversa com a DeepSeek sobre a humanidade de longa duração. Aqui está um rascunho do que já escrevemos. Leia.

A "humanidade de longa duração" é um conceito que pode ser interpretado de diferentes formas, dependendo da perspectiva histórica, filosófica ou antropológica adotada. De modo geral, refere-se à trajetória contínua da humanidade ao longo do tempo, considerando sua evolução biológica, cultural, social e tecnológica ao longo de milênios.


Algumas possíveis definições e abordagens: 


1. Perspectiva Histórica (Braudel e a Longa Duração):

 

Inspirada no historiador Fernand Braudel, da Escola dos Annales, que propôs o estudo da história em três temporalidades: eventos curtos (política, guerras), conjunturas (ciclos econômicos) e a longa duração (estruturas profundas, como geografia, clima e mentalidades).  


A "humanidade de longa duração" seria, então, a análise das continuidades e transformações lentas que moldam a existência humana ao longo de séculos ou milênios.  


2. Perspectiva Evolutiva:

  

A humanidade como um fenômeno biológico e cultural em constante adaptação, desde os primeiros Homo sapiens até as sociedades complexas atuais.  


Inclui a capacidade humana de criar tecnologias, linguagens e instituições que perduram e se transformam ao longo do tempo.  


3. Perspectiva Filosófica/Antropológica:

 

A humanidade como um projeto contínuo, marcado por desafios como sobrevivência, organização social, busca por significado e confronto com seus limites (morte, crises ambientais, guerras).  


Alguns pensadores, como Yuval Noah Harari, discutem a humanidade em escalas de longuíssimo prazo, desde a Revolução Cognitiva até um futuro pós-humano.  


4. Futuro da Humanidade (Longevidade Existencial):

  

Como a espécie humana pode perdurar por milênios ou mesmo superar sua própria condição biológica (transhumanismo, colonização espacial).  


Questões como sustentabilidade, riscos existenciais e evolução tecnológica entram nessa visão.  


A "humanidade de longa duração" pode ser entendida como a narrativa contínua da espécie humana, não como um conjunto de eventos isolados, mas como um processo complexo e interligado que atravessa eras, moldado por fatores biológicos, ambientais, culturais e tecnológicos. É uma forma de pensar o humano além do presente, conectando passado, presente e futuro em uma escala ampla.  


Um ser humano que atinge ou ultrapassa os 100 anos de vida encarna, de maneira singular, o conceito de "longa duração" humana, tanto no sentido individual quanto no coletivo. Essa conexão pode ser explorada em várias dimensões:  


1. Testemunha da História (Longa Duração como Memória Viva)

 

Uma pessoa centenária carrega consigo memórias de quase um século de transformações – guerras, revoluções tecnológicas, mudanças culturais e políticas.  


Ela funciona como um arquivo vivo de experiências que ligam o passado distante ao presente, algo que a historiografia de Braudel valoriza ao estudar estruturas sociais duradouras.

  

Exemplo: Um idoso que viveu a era pré-internet, a industrialização e a globalização testemunhou mudanças que, para as gerações mais jovens, são apenas história.  


2. Continuidade Biológica e Existencial

  

A longevidade extrema desafia noções tradicionais de ciclo de vida e representa a resistência do corpo humano no tempo, ligando-se à ideia de "longa duração" como persistência biológica. 

 

Cientificamente, estudar centenários ajuda a entender genética, envelhecimento e resiliência, questões fundamentais para o futuro da espécie.  


3. Elo entre Gerações (Transmissão Cultural de Longo Prazo)

 

Centenários são pontes entre eras, capazes de transmitir valores, saberes e tradições que, de outra forma, se perderiam.  


- Na visão de Braudel, isso se relaciona com as mentalidades e costumes que perduram por séculos, mesmo em meio a rupturas.  


4. Simbolismo do Futuro da Humanidade

  

Se a humanidade almeja uma existência de longuíssima duração (como uma civilização interestelar ou imortalidade biotecnológica), os centenários são casos reais de superação dos limites temporais humanos.  


Eles antecipam, em pequena escala, o que poderia ser uma vida radicalmente estendida no futuro.  


5. Contraste com a "História dos Eventos"

  

Enquanto a história convencional se concentra em fatos pontuais (guerras, eleições), a vida de um centenário revela processos lentos: envelhecimento das cidades, evolução das relações familiares, mudanças climáticas percebidas no cotidiano.  


Isso ecoa a ênfase de Braudel nas estruturas profundas (geografia, demografia) em detrimento dos eventos efêmeros.  


Um centenário é, em microescala, um retrato da humanidade de longa duração: sua existência atravessa eras, conecta passado e presente, e desafia nossas noções de tempo finito. Se a longa duração é sobre o que persiste e transforma-se lentamente, então a vida de quem chega aos 100 anos é sua expressão mais tangível — um lembrete de que a história humana é feita tanto de indivíduos que a carregam quanto de grandes forças coletivas.  


Aqui estão alguns casos de pessoas que viveram ou vivem há mais de 100 anos, ilustrando de forma concreta a conexão entre a longevidade extrema e o conceito de "longa duração" humana:


1. Jeanne Calment (1875–1997) – A Pessoa Mais Longeva da História. Viveu 122 anos e 164 dias, atravessando três séculos (XIX, XX e XXI).  


Testemunhou:  a Belle Époque, duas Guerras Mundiais, a invenção do avião, da TV e da internet.  


Conheceu Vincent van Gogh pessoalmente (em 1888) e viveu para ver o homem chegar à Lua (1969).  


Significado para a "longa duração": Sua vida encapsula transformações tecnológicas e sociais brutais, mostrando como o mundo pode mudar radicalmente dentro de uma única existência.  


Tornou-se um símbolo da resistência humana ao tempo, desafiando noções biológicas de envelhecimento.  


2. Kane Tanaka (1903–2022) – A Segunda Pessoa Mais Velha da História

 

Viveu 119 anos no Japão, país com a maior expectativa de vida do mundo.  


Experiências marcantes: Sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, ao bombardeio atômico (embora não em Hiroshima/Nagasaki) e viu o Japão se tornar potência tecnológica. Faleceu em 2022, já na era das redes sociais e da inteligência artificial.  


Significado para a "longa duração": Representa a transição de sociedades agrárias para hiperconectadas, mostrando como tradições e modernidade coexistem em escalas longevas.  


3. Jiroemon Kimura (1897–2013) – O Homem Mais Velho da História. Viveu 116 anos, também no Japão.

  

Trajetória: Trabalhou como carteiro e agricultor, vivenciando a industrialização acelerada do século XX. Teve filhos, netos, bisnetos e tataranetos – uma linhagem familiar que abrange mais de um século.  


Significado para a "longa duração": Demonstra como famílias e comunidades sustentam a continuidade cultural através de gerações.  


4. Maria Gomes Valentim (1896–2011) – A Brasileira Mais Longeva. Viveu 114 anos em Minas Gerais.  


Contexto: Nasceu no Brasil Imperial (sob Dom Pedro II) e morreu na era digital. Presenciou a abolição da escravidão, a urbanização do Brasil e a chegada da democracia. 

 

Significado para a "longa duração": Sua vida reflete mudanças estruturais em países em desenvolvimento, onde o progresso convive com desigualdades históricas.  


5. Supercentenários das "Zonas Azuis" (Ex.: Sardenha, Okinawa)

  

Lugares como Okinawa (Japão), Sardenha (Itália) e Icária (Grécia) têm concentrações incomuns de centenários. 

 

Padrões comuns: Dieta baseada em vegetais, vida ativa e forte integração social.  

Transmissão oral de histórias que preservam saberes ancestrais.  


Significado para a "longa duração": Mostram que hábitos culturais e ambientais podem estender a vida humana, ligando passado e presente através do corpo e da memória.  


6. Morano (1900–2017) – A Última Sobrevivente da Revolução Russa. Viveu 117 anos na Itália.  


Testemunhou: A queda dos czares, o fascismo de Mussolini, a Guerra Fria e a União Europeia.  


Significado para a "longa duração": Sua vida foi um registro vivo das ideologias do século XX, mostrando como sistemas políticos surgem e caem dentro de uma única geração.  


Esses casos importam para o conceito de "longa duração" porque são arquivos humanos: Suas memórias contêm versões não escritas da história.  


Desafiam a noção de tempo: Mostram que "100 anos" não são apenas um número, mas um acúmulo de revoluções silenciosas (da lamparina ao smartphone).  


Inspiram o futuro: Se um indivíduo pode viver mais de um século, a humanidade como um todo pode pensar em escalas milenares – seja em termos de sustentabilidade ou colonização espacial.  


Essas vidas extraordinárias provam que a "longa duração" não é apenas uma teoria histórica, mas uma realidade vivida. Cada centenário é um microcosmo da jornada humana no tempo.  


A relação entre o transumanismo e o conceito de humanidade de longa duração é profunda e reveladora, pois ambos lidam com a extensão — e possível superação — dos limites temporais e biológicos da existência humana.


O transumanismo como Aceleração da "Longa Duração"

 

Definição chave: O transumanismo propõe o uso da tecnologia (genética, IA, cibernética, criopreservação) para ampliar radicalmente a longevidade e as capacidades humanas, possivelmente levando a um estágio pós-humano.

 

Link com a longa duração: Se a "humanidade de longa duração" tradicional é uma narrativa de adaptação lenta (evolução biológica, progresso cultural), o transumanismo introduz a ideia de uma transformação deliberada e acelerada do corpo e da mente.  


Se centenários como Jeanne Calment representam o limite biológico atual, a criogenia ou engenharia de tecidos poderiam estender a vida para 200+ anos, alterando a própria noção de tempo humano.  


Ruptura vs. Continuidade. Braudel e as estruturas duradouras: A história da "longa duração" enfatiza padrões persistentes (clima, geografia, cultura). 


O transumanismo, porém, sugere rupturas tecnológicas que podem redefinir essas estruturas: 


Fim da mortalidade?: Se a morte deixar de ser inevitável, como isso afetaria a organização social (famílias, heranças, narrativas culturais)?  


Corpos modificados: Humanos com implantes neurais ou órgãos artificiais podem desenvolver novas mentalidades, desafiando a continuidade psicológica estudada por Braudel.  


Memória e Identidade em Escalas Temporais Extendidas.  


Centenários como arquivos vivos: Hoje, idosos de 100+ anos são guardiões de memórias pessoais. 


No transumanismo: Upload de mentes. E se uma consciência puder ser preservada digitalmente por milênios? Isso criaria uma "longa duração" desvinculada do corpo biológico.  


Exemplo fictício: No romance Altered Carbon, "sleeves" (corpos artificiais) permitem que humanos vivam séculos, gerando conflitos entre gerações "imortais" e tradições históricas.  


Sustentabilidade em Escalas Milenares.

  

Humanidade de longa duração no espaço: O transumanismo muitas vezes se conecta à colonização interestelar. Para civilizações que duram milênios: Tecnologias de hibernação (como em *Passageiros*) ou corpos resistentes à radiação seriam essenciais.  


Ética planetária: Se a humanidade persistir por 10.000 anos, como garantir recursos? O transumanismo propõe soluções como síntese de alimentos ou fotossíntese artificial.  


Dilemas Filosóficos. O que é "humano" na longa duração?  


Se Braudel estudou sociedades baseadas em corpos mortais, o transumanismo questiona: Uma IA com memórias humanas é "continuadora" da nossa civilização?


Exemplo real: Projetos como Mind Uploading (Neuralink) ou LifeNaut (backup digital do cérebro) tentam preservar a identidade além da morte biológica.  


Casos Reais que Antecipam essa Conexão. Criopreservação (Alcor Life Extension): Pessoas como Ted Williams (jogador de baseball preservado em 2002) simbolizam a tentativa de estender a vida fisicamente, desafiando o tempo.  


Genética (Projeto Altos Labs): Cientistas como Craig Venter buscam reverter o envelhecimento celular, potencialmente criando gerações que vivam 150+ anos.  


Cyborgs (Neil Harbisson): Artistas com implantes que permitem "ouvir cores" mostram como a tecnologia já redefine os sentidos humanos, um primeiro passo para a longa duração pós-biológica.  


A Longa Duração como Projeto Ativo. O transumanismo transforma a "humanidade de longa duração" de um processo histórico passivo (lento, inconsciente) em um projeto deliberado. Se antes a longevidade era resultado de sorte genética ou avanços médicos graduais, agora pode ser uma escolha tecnológica.  


Essa mudança levanta questões urgentes: Quem terá acesso à imortalidade? (Riscos de desigualdade).  


O que perdemos ao abandonar a mortalidade? (Conexão com tradições, arte, significado).  


Como narraríamos uma história de 1.000 anos? (Novas formas de registro).  


Em suma, o transumanismo não só estende a "longa duração" humana, mas a redefine radicalmente — tornando-a um campo de batalha entre biologia, ética e futurismo.  


Bibliografia e fontes


1. Sobre "Longa Duração" (História e Antropologia)**  

BRAUDEL, Fernand.  

O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrânico na Época de Filipe II (1949).  

Escritos sobre a História* (1969) – ensaio "A Longa Duração".  

- LE GOFF, Jacques.  

História e Memória (1988) – discute temporalidades históricas.  

HARARI, Yuval Noah.  

Sapiens: Uma Breve História da Humanidade (2011) – aborda a trajetória humana em escala milenar.  


2. Transumanismo e Futurismo  

KURZWEIL, Ray.  

A Singularidade Está Próxima (2005) – sobre imortalidade tecnológica.  

BOSTROM, Nick.  Superinteligência: Caminhos, Perigos, Estratégias (2014) – ética da IA e aprimoramento humano.  

HARBISON, Neil (caso real).  

Documentário Cyborg Foundation (2013) – sobre implantes sensoriais.  


3. Longevidade e Centenários (Casos Reais) 

Base de dados do Gerontology Research Group (GRG).  

Registros validados de supercentenários (como Jeanne Calment e Kane Tanaka).  


Pesquisas sobre "Zonas Azuis":

  

BUETTNER, Dan. The Blue Zones: Lessons for Living Longer From the People Who've Lived the Longest* (2008).  

Projetos científicos:  

Altos Labs (www.altoslabs.com) – pesquisa em rejuvenescimento celular.  

Alcor Life Extension Foundation (www.alcor.org) – criopreservação.  


4. Ficção e Representações Culturais


ROMANCE: Altered Carbon (Richard K. Morgan, 2002) – sobre upload de mentes e corpos artificiais.  

FILME: Passageiros (2016) – hibernação em viagens interestelares.  


5. Filosofia e Crítica do Transumanismo

  

FUKUYAMA, Francis. Our Posthuman Future (2002) – alertas sobre os riscos do aprimoramento humano.  

SANDEL, Michael. The Case Against Perfection (2007) – ética da engenharia genética.  


Fontes Digitais (Artigos e Reportagens)  


BBC Future: "The quest for immortality" (2018).  

National Geographic: "The Science of Longevity" (2021).  

Wired: "The Billion-Dollar Race to Crack Anti-Aging" (2023).  


Como Acessar?  

Obras acadêmicas: Disponível em plataformas como JSTOR, Sci-Hub ou Google Scholar.  

Livros: Amazon, bibliotecas universitárias ou sebos online.  

Casos reais: Sites oficiais como GRG (www.grg.org) e Alcor.