lundi 18 octobre 2010

Amazônidas


Por Jorge Pinheiro, do rio Negro, no Amazonas

Eles próprios se dizem Sateré, lagarta de fogo, e Mawé, papagaio inteligente. Os Saterê-Mawê habitavam o território entre os rios Madeira e Tapajós, ao norte das ilhas Tupinambaranas, no rio Amazonas, e ao sul das cabeceiras do Tapajós.

Visita o site ViaPolitica
http://www.viapolitica.com.br/noticia_view.php?id_noticia=389

1 commentaire:

Anonyme a dit…

Olá Jorge, estou trabalhando num artigo que vou publicar na História Agora: Entre Deus, Diabo e Dilma: oralidade apologética nas eleições 2010. Segue abaixo o resumo. Se estiver interessado em ler na íntegra, me avise pelo e-mail pr-leandro@hotmail.com que eu te mando.


RESUMO
Entre Deus, Diabo e Dilma não estavam somente José Serra e Marina Silva, como candidatos à Presidência da Republica Federativa do Brasil, mas também a oralidade apologética pastoral nas eleições 2010. Em sua prédica apologética, o pastor Piragine Junior relacionou a institucionalização da iniquidade ao Partido dos Trabalhadores. Em seu discurso pastoral, ao mesmo tempo profético e apologético, sustentou-se determinada mítica que demonizou o Partido dos Trabalhadores, os candidatos deste Partido e seus discursos, atribuindo-lhes responsabilidade pelo abortamento e pela prática da homossexualidade. Pretende-se, portanto, analisar a moderna apologética evangélica, juntamente com a oralidade pastoral que, com a pregação do pastor Piragine Junior, estruturou o imaginário mítico evangélico nas eleições 2010.