dimanche 29 novembre 2020

A carta de Judas

מכתבו של יהודה אחיו של ישו


Esta carta foi escrita por Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, chamado de “irmão do Senhor”. Judas é citado entre os irmãos de Jesus em Marcos 6.3 e Mateus 13.55. A carta, possivelmente, foi escrita durante o reinado de Domiciano, entre os anos 80 e 90 depois de Cristo.

O objetivo principal da carta foi alertar os cristãos e chamá-los a combater os falsos ensinos dos mestres gnósticos (Judas 3-16;17-19,22-23), que se infiltravam nas comunidades cristãs. Eram arrogantes e afirmavam serem mais espirituais do que os outros irmãos e irmãs, porém, na realidade, eram mundanos. Segundo Judas, se desviaram da graça de Deus e negavam a Jesus Cristo como Senhor.

Judas explica que o pecado dessas pessoas era a permissividade e os atos imorais. Diziam que por terem sido salvas pela graça de Deus podiam continuar pecando.

Outro aspecto desses falsos mestres era a questão da perseverança na fé (Judas 20 e 21). Confrontando a infiltração de tais doutrinas heréticas na comunidade, Judas ressaltava a importância da fé e da oração, como base para a perfeita edificação, mantendo-se, assim, firmes no amor e na misericórdia de Deus. Quanto a natureza de Deus e Jesus, Judas, coloca em pé de igualdade as duas pessoas da trindade, dando maior ênfase ao título “Deus”, sendo que a glória lhe é atribuída por intermédio de Jesus Cristo. Judas também nos fala que os crentes possuem o Espírito (Jd 19), ao contrário dos pecadores, que não o possuem. Ele faz uma divisão radical entre os santos e os pecadores, que depois são chamados de ímpios (Jd 4.15) e já se encontram condenados segundo suas transgressões, como aconteceu a Sodoma e Gomorra.

Judas considera a salvação como posse dos santos, também descritos como chamados, que têm como qualidade maior, a sua fé. Para ele, o objetivo principal dos crentes é apresentar-se aprovado e sem mancha diante de Deus. Segundo Judas, a igreja está vivendo os últimos dias, e a profecia está sendo cumprida (Jd 18).

Assim, a carta de Judas, é dirigida aos amados por Deus Pai e guardados em Jesus Cristo, por meio da fé e da perseverança.





Aucun commentaire: