mercredi 4 septembre 2013

Os mandamentos do judaísmo

As Sete Leis de Noé, segundo o judaísmo 

שבע מצוות בני נח, Sheva mitzvot b'nai Noah, também chamadas de Brit Noah, pacto de Noé, são os mandamentos que, de acordo com o judaísmo. foram dados a Noé após o Dilúvio como regras para toda a humanidade. Assim, enquanto os judeus estariam obrigados a cumprir as 613 leis da Torá, cujo resumo são os 10 mandamentos, os não-judeus estariam obrigados a seguir as Sete Leis de Noé.

O cumpridor destes mandamentos é chamado Ben Noah. A observância e guarda do Shabat não está incluída nas Sete Leis de Noé, já que este mandamento foi dado exclusivamente aos filhos de Israel. Assim, os não-judeus não estão obrigados a guardar e observar o Shabat, pois não foi lhes ordenado. Parte do judaísmo considera que aqueles não-judeus que guardam o shabat transgridem a Lei tornando-se objeto de maldição, a não ser que sejam peregrinos entre os israelitas. Outra parte do judaísmo entende que aquele que cumpre uma mitzva, não estando obrigado a cumpri-la, recebe sua recompensa, ainda que menor do que aquela recebida por aqueles que estão obrigados.

As Sete Leis de Noah são:

1. Avodah zarah - Não cometer idolatria.
2. Shefichat damim - Não assassinar.
3. Gezel - Não roubar.
4. Gilui arayot - Não cometer imoralidades sexuais.
5. Birkat Hashem - Não blasfemar.
6. Ever min ha-chai - Não maltratar aos animais.
7. Dinim - Estabelecer sistemas e leis de honestidade e justiça.

A interpretação, aplicação, jurisprudência e doutrina é de competência do Sanhedrin, especificamente da Jerusalem Court for Issues of Bnei Noah. As dúvidas referentes às 7 Leis do Pacto de Noé devem ser resolvidas acessando o site oficial da entidade ou consultando suas autoridades e seus delegados.

O Bnei Noach é proibido, por tipificar Avodah Zarah, de prestar culto a Jesus filho de José (Yeshua ben Yossef), assim como crer que ele foi manifestação do próprio Criador, em sua divindade, ou que compõe uma das 3 pessoas da doutrina Cristã da Trindade.

Os escritos que compõe o "Novo Testamento" ("Brit Chadasha") são classificados como obras de Avodah Zarah.

Fonte: Wikipedia

Os 613 mandamentos do judaísmo

Os 613 mandamentos ou 613 mitzvot, תרי"ג מצוות ou taryag mitzvot sendo TaRYaG um acrônimo do valor numérico "613, é o nome dado ao conjunto de mandamentos que, de acordo com o judaísmo, constam na Torá (os cinco livros de Moisés).

De uma forma geral, a expressão "A Lei de Moisés", em hebraico torat Moshé תורת משה, também é utilizada em referência ao corpo legal judaico.
Apesar das tentativas de codificar e enumerar os mandamentos contidos na Torá, a visão tradicional está baseada na enumeração de Maimônides. De acordo com essa tradição, os 613 mandamentos estão divididos em "mandamentos positivos", no sentido de realizar determinadas ações, mitzvot assê, mandamentos do tipo "faça!", obrigações, e "mandamentos negativos", de abstenção de certas ações, mitzvot ló taassê, mandamentos do tipo "não faça!", proibições. 

Existem 365 mandamentos negativos, correspondendo ao número de dias no ano solar, como se cada dia dissesse à pessoa: "Não cometa uma transgressão hoje"; e 248 mandamentos positivos, relacionado ao número de ossos ou órgãos importantes no corpo humano, isto é, como se cada membro dissesse à pessoa: "Cumpra um preceito comigo".

Apesar de o número 613 ser mencionado no Talmud, sua significância real cresceu na literatura rabínica medieval tardia.

Três dos mandamentos negativos envolvem yehareg ve'al ya'avor, o que significa que "uma pessoa deve se deixar ser morta ao invés de violar este mandamento negativo", são eles o assassinato, idolatria e relações proibidas.
Muitas das mitzvot não podem ser observadas a partir da destruição do Segundo Templo (70 E.C.), apesar de que ainda mantém significância religiosa. De acordo com um entendimento padrão, há 77 mandamentos negativos e 194 positivos que podem ser observados hoje. Há 26 mandamentos que se aplicam somente dentro da Terra de Israel. Além disso, existem mandamentos baseados em tempo das quais a mulher está isenta: exemplos -- incluem shofar, sucá, lulav, tzitzit e tefilin. Alguns dependem de um status especial da pessoa no judaísmo (como cohanim), enquanto outros se aplicam apenas aos homens e outros apenas às mulheres.

De acordo com o Talmud, um verso bíblico afirma que Moisés transmitiu a "Torá" de Deus para o povo judeu: "Moisés nos mandou a Torá como uma herança para a comunidade de Jacó".

O Talmud relata que o valor numérico hebraico (guematria) da palavra "Torá" é 611, e combinando os 611 mandamentos de Moisés com os dois recebidos diretamente de Deus somam 613. Os dois mandamentos que Deus entregou diretamente aos judeus foram os dois primeiros dos Dez Mandamentos: isso pode ser visto a partir do fato destes estarem escritos na primeira pessoa. O Talmud atribui o número 613 ao Rabino Simlai, mas outros sábios clássicos que sustentam essa visão incluem o Rabino Shimon ben Azai e o Rabino Eleazar ben Yossi, o Galileu. Isso é citado nos Midrashim Shemot Rabá, Bamidbar Rabá e o Talmud Babilônico.

Muitos filosófos e místicos judaicos, como o Baal HaTurim, o Maharal de Praga e líderes do judaísmo hassídico, encontram alusões e cálculos inspirados na relação com o número de mandamentos.

Os tzitziot, "franjas com nós", do talit, "xale [de orações", estão conectadas aos 613 mandamentos por interpretação: o principal comentarista da Torá, Rashi, baseia o número de nós em uma guematria: a palavra tzitzit (hebraico: ציצת (bíblico), ציצית, como soletrado na Mishná, tem o valor 600. Cada nó tem oito fios, quando dobrados, e cinco jogos de nós, totalizando 13. A soma de todos os números é 613. Isso reflete o conceito de que a utilização de uma vestimenta com tzitzit lembra seu usuário de todos os mandamentos da Torá.

Não existe uma única lista definitiva que expõe os 613 mandamentos. As listas diferem, por exemplo, em como elas interpretam as passagens na Torá que podem ser lidas como lidando com diversos casos sob uma única lei ou diversas leis separadas. Outros "mandamentos" na Torá são restritos como atos de uma única vez, e seriam consideradas como "mitzvot" que devam ser cumpridas por outras pessoas. Na literatura rabínica, os Rishonim e estudiosos mais tardios compuseram obras para articular e justificar sua enumeração dos mandamentos:

Sefer haMitzvot ("Livro dos Mandamentos") pelo Rabino Saadia Gaon
Sefer haMitzvot ("Livro dos Mandamentos") por Rambam
Sefer haChinuch ("Livro da Educação")
Sefer haMitzvot haGadol ou SMaG ("Grande Livro de Mandamentos") pelo Rabino Moisés ben Jacó de Coucy
Sefer haMitzvot haKatan ou SMaK ("Pequeno Livro de Mandamentos") pelo Rabino Isaac de Corbeil
Sefer Yere'im ("Livro dos Tementes [a Deus]") pelo Rabino Eliezer de Metz
Sefer haMitzvot pelo Rabino Israel Meir Kagan (o "Chafetz Chaim")

Mandamentos positivos

Saber que existe um Deus
Não distrair a mente com outros deuses além Dele
Saber que Ele é um
Amar a Ele
Temer a Ele
Santificar Seu nome
Não profanar Seu nome
Não destruir objetos associados ao Seu nome
Ouvir ao profeta falar em Seu nome
Não desmerecer o profeta
Imitar Seu jeito
Ser fiel a aqueles que conhecem Ele
Amar outros judeus
Amar convertidos
Não odiar um judeu
Reprovar um pecador
Não embaraçar outros
Não oprimir os fracos
Não falar depreciativamente dos outros
Não vingar-se
Não guardar rancor
Aprender a Torá
Honrar aqueles que ensinam e conhecem a Torá
Não praticar idolatria
Não seguir os caprichos do coração ou o que os seus olhos vêem
Não blasfemar
Não venerar ídolos da maneira que eles são venerados
Não venerar ídolos nas quatro maneiras que nós veneramos a Deus
Não fazer um ídolo para si mesmo
Não fazer um ídolo para outro
Não fazer formas humanas nem com propósitos decorativos
Não tornar uma cidade idólatra
Incendiar uma cidade que passou a praticar idolatria
Não reconstruí-la como cidade
Não tirar proveito dela
Não ser missionário para que outros venerem ídolos
Não amar o idólatra
Não deixar de odiar o idólatra
Não salvar o idólatra
Não dizer nada em sua defesa
Não evitar que ele seja incriminado
Não profetizar em nome da idolatria
Não ouvir um falso profeta
Não profetizar em falso em nome de Deus
Não ter medo de matar o falso profeta
Não jurar em nome de um ídolo
Não praticar o mediunismo
Não praticar yidoni vidência
O culto do Dia do Arrependimento
A oferta adicional da Festa de Tabernáculos
A oferta adicional de Shemini Atzereth
As três peregrinações anuais
Vir à presença do Senhor durante a Festa
Alegrar-se nas Festas
Sacrificar a oferta de Páscoa
Comer a oferta de Páscoa
Sacrificar a segunda oferta de Páscoa
Comer a segunda oferta de Páscoa
Tocar as trombetas no Santuário
Oferta de gado de um ano
Oferta dos sacrifícios sem mancha
O sal colocado com as ofertas
As ofertas queimadas
As ofertas pelo pecado
As ofertas pela culpa
As ofertas pacíficas
As ofertas de manjares
Ofertas pelo erro de um príncipe
As ofertas fixas pelo pecado
As ofertas pela incerteza da culpa
As ofertas incondicionais pela culpa
As ofertas de maior e menor valor
Fazer confissões
Redimir a primeira cria do jumento
Quebrar o pescoço da primeira cria do jumento
Trazer a oferta devida nas Festas
Todas as ofertas devem ser trazidas no Santuário
Todas as ofertas devem ser trazidas de fora de Israel para o Santuário
Ofertas pela remissão do pecado
Santidade da oferta substitutiva
O sacerdote comerá do que restar das ofertas
O sacerdote comerá das ofertas consagradas
As ofertas consagradas que se tornarem impuras para serem queimadas
O restante das ofertas consagradas devem ser queimadas
Os nazireus devem deixar os cabelos crescerem
As obrigações dos nazireus de cumprirem seus votos
Todos os compromissos devem ser cumpridos
Revitalização dos votos
Contaminando-se através do contato com carcaças de animais mortos
Contaminando-se através do contato com animais rastejantes
Contaminando-se através da comida e da bebida
A menstruação
Após o nascimento
A lepra
Vestes contaminadas pelo leproso
A casa de um leproso
O ZAR
Sêmen
O ZARAH
A imundície de um cadáver
A lei da aspersão da água
Imersão num banho ritual
Purificação de um leproso
Um leproso deve raspar sua cabeça
Um leproso deve fazer-se distinguir
As cinzas de um bezerro vermelho
Avaliação de uma pessoa
Avaliação de animais
Avaliação de casas
Avaliação de campos
Restituição por sacrilégio
Os frutos plantados no quarto ano
PEAH para o pobre
Colhendo para os pobres
Os molhos esquecidos para os pobres
Os cachos de uvas com defeito para os pobres
Colheita das uvas para os pobres
As primícias devem ser trazidas ao Santuário
A grande oferta trazida
O primeiro dízimo
O segundo dízimo
O dízimo levítico pelos sacerdotes
O dízimo do homem pobre
A declaração do dízimo
Recitar quando trouxer as primícias
A oferta da massa
Renunciando como dono a produção do ano Sabático
O descanso da terra no Ano Sabático
Santificar o Ano do Jubileu
Tocar o shofar no décimo dia de Tishri no ano do Jubileu
Devolução da terra no Ano do Jubileu
Redenção de uma propriedade numa cidade murada
Contagem dos anos para o Jubileu
Cancelar reivindicações no Ano Sabático
Os débitos dos idólatras
O que é devido aos sacerdotes no sacrifício de todo animal limpo
As primícias da colheita devem ser dadas ao sacerdote
Coisas consagradas
Shechitah
O sangue da cobertura de pássaros e animais mortos
Liberar uma barragem quando está se aninhando ?
Procurando por lembranças prescritas no gado e animais
Procurando por lembranças prescritas nos pássaros
Procurando por lembranças prescritas nos gafanhotos
Procurando por lembranças prescritas nos peixes
Determinar a lua nova
Descanso no Sábado
Proclamar a santidade do Sábado
Remoção das folhas
Recontando a partida do Egito
O pão sem fermento deve ser comido na véspera do dia de Nissam
Descanso no primeiro dia de Pessach
Descanso no sétimo dia de Pessach
Contagem do Ômer
Descanso em Shavuot
Descanso em Rosh Hashanah
Jejuar em Yom Kippur
Descansar em Yom Kippur
Descansar no primeiro dia de Sukkot
Descansar em Shemini Atzereth
Habitar numa cabana em Sukkot
Pegar o lulav em Sukkot
Escutar o shofar em Rosh Hashanah
Dar meio shekel anualmente
Dar atenção aos profetas
Nomear um rei
Obedecer ao Supremo Tribunal
Concordar com a decisão da maioria
Nomear juízes e oficiais do governo
Tratar litigantes igualmente diante da lei
Testemunhar em juízo
Perguntar sobre o relato das testemunhas
Condenar testemunhas por falso testemunho
Eglah arufah
Estabelecer cidades de refúgio
Estabelecer cidades para os levitas
Remover coisas perigosas de nossos lares
Destruir todo idólatra
A lei da cidade apóstata
A lei da sete nações
A extinção de Amaleque
Relembrar os escritos malignos de Amaleque
A lei da não-obrigação de ir à guerra
Nomear um sacerdote para a guerra
Preparar um local fora do campo
Incluir um remo entre os implementos de guerra
O ladrão deve restituir o que foi roubado
Caridade
Dar ofertas generosas ao trabalhador hebreu em sua libertação
Emprestar dinheiro aos pobres
Interesse
Restituir o prometido ao dono necessitado
Pagar os salários em dia
Ao empregado deve ser permitido comer do produto entre aqueles que trabalham
Levantar um animal caído
Ajudar o dono a levantar o seu fardo
Devolver o que foi perdido ao dono
Repreender o pecador
Amar ao próximo
Amar ao estrangeiro
As leis de pesos e medidas
Honrar aos mestres e idosos
Honrar aos pais
Respeitar aos pais
"Ser frutífero e multiplicar-se"
A lei do casamento
A devoção do noivo à sua esposa por um ano
A lei da circuncisão
A lei do casamento levirato
Chalizah
O violador deve casar-se com a moça que ele violou
A lei da difamação da noiva
A lei da sedução
A lei da mulher cativa
A lei do divórcio
A lei da suspeita de adultério
Açoitar os transgressores de certos mandamentos
A lei do homicida involuntário
Os transgressores de certos mandamentos devem ser decapitados
Os transgressores de certos mandamentos devem ser enforcados
Os transgressores de certos mandamentos devem ser queimados
Os transgressores de certos mandamentos devem ser apedrejados
Os corpos de certos transgressores devem ser pendurados depois da execução
A lei do enterro
A lei da obrigação do levirato hebreu
Um hebreu deve redimir sua família casando-se com a mulher de seu irmão
Redenção pelo levirato
A lei da obrigação cananita
As penalidades para injúria por ferimentos
A lei por ferimentos causados por um boi
A lei por ferimentos causados por um buraco
A lei do roubo
A lei do dano causado por um animal
A lei do dano causado pelo fogo
A lei da dívida não paga
A lei da dívida paga
A lei do empréstimo
A lei da compra e venda
Salvar a vida dos perseguidos
A lei dos litigantes
A lei da herança

Mandamentos negativos

Crer ou atribuir algo à deidades e não a Ele
Fazer imagens com propósito de adoração
Fazer ídolos para outros adorarem
Fazer figuras humanas
Curvar-se a um ídolo
Adorar ídolos
Oferecer nossos descendentes à Moloque
Praticar a feitiçaria do OB
Praticar a feitiçaria do YIDDEONI
Estudar práticas idólatras
Erigir uma coluna a qual o povo se reunirá para honrar
Fazer figuras de pedra para prostrar-nos a elas
Plantar árvores dentro do Santuário
Jurar por um ídolo
Convocar o povo para a idolatria
Procurar persuadir um israelita a adorar ídolos
Amar uma pessoa que procura induzir ao erro da idolatria
Relaxar a aversão ao enganador
Salvar a vida do enganador
Defender contra o enganador
Reprimir evidências que são desfavoráveis ao enganador
Beneficiar-se dos ornamentos que adornam um ídolo
Reconstruir uma cidade apóstata
Tirar benefícios de uma propriedade de uma cidade apóstata
Aumentar nossa saúde com algo ligado à idolatria
Profetizar em nome de um ídolo
Profetizar falsamente
Ouvir profecia de quem profetiza em nome de um ídolo
Ter piedade de um falso profeta
Adotar hábitos e costumes dos incrédulos
Praticar adivinhação
Guiar nossa conduta pelas estrelas
Praticar a arte da adivinhação
Praticar a bruxaria
Praticar a arte dos encantamentos
Consultar o necromante que usa o OB
Consultar uma bruxa que usa a YIDOA
Buscar informações dos mortos
Mulher usando roupas e adornos de homens
Homem usar roupas e adornos femininos
Fazer qualquer marca sobre seu corpo
Usar vestes de lã e linho
Cortar as têmporas de nossas cabeças
Cortar a barba
Fazer ferimentos na própria carne
Fixar-se na terra do Egito
Aceitar opiniões contrárias daqueles que ensinam a Torah
Fazer aliança com as sete nações de Canaã
Falhar em observar a lei concernente às sete nações
Mostrar misericórdia aos idólatras
Suportar os idólatras habitando em nossa terra
Casar-se com os heréticos
Casar-se com mulheres moabitas e amonitas
Excluir os descendentes de Esaú
Excluir os descendentes dos egípcios
Oferecer paz à Amon e Moabe
Destruir árvores frutíferas durante a colheita
Temer os hereges em tempo de guerra
Esquecer o que Amaleque fez contra nós
Blasfemar o Grande Nome
Violar O SHEBUAT BITTUI
Jurar pelo SHEBUAT SHAV
Profanar o nome de Deus
Por à prova suas promessas e admoestações
Destruir lugares de adoração
Deixar o corpo de um criminoso pendurado após a execução
Interromper o zelo pelo santuário
O Sumo Sacerdote entrar no santuário a qualquer hora, mas não no tempo certo
Um sacerdote com defeito entrar em qualquer parte do Santuário
Um sacerdote com defeito ministrar no santuário
Um sacerdote com defeito temporário ministrar no santuário
Os levitas e sacerdotes executando os serviços distribuídos uns dos outros
Entrar no santuário ou decidir sobre qualquer lei da Torah enquanto contaminado
Um ZAR ministrando no Santuário
Um sacerdote impuro ministrando no Santuário
Um sacerdote que é TEVUL YOM ministrando no santuário
Um imundo entrar em qualquer parte do santuário
Um imundo entrar no campo dos levitas
Construir um altar de pedras lavradas
Subir ao altar com os pés
Extinguir o fogo do altar
Oferecer qualquer sacrifício sobre o altar de Ouro
Fazer óleo como o óleo da unção
Ungir outro a não ser o Sumo Sacerdote com o óleo da unção preparado por Moisés
Fazer incenso como aquele usado no Santuário
Remover as varas dos anéis da Arca
Remover o peitoral do Éfode
Rasgar as beiradas da túnica do Sumo sacerdote
Oferecer qualquer sacrifício fora do Santuário
Matar qualquer das santas ofertas fora do santuário
Dedicar animais imundos para serem oferecidos sobre o altar
Matar animais defeituosos para o sacrifício
Espalhar o sangue de animais com defeito sobre o altar
Queimar as porções sacrificiais de um animal com defeito sobre o altar
Sacrificar um animal com defeito temporário
Oferecer animal defeituoso de um gentio
Tornar uma oferta imunda
Oferecer fermento ou mel sobre o altar
Oferecer um sacrifício sem sal
Oferecer sobre o altar o salário de uma prostituta ou o preço de um cão
Sacrificar a mãe e seu filho no mesmo dia
Colocar azeite na oferta de um pecador
Trazer incenso com a oferta de um pecador
Misturar óleo de oliva com a oferta de uma pessoa suspeita de adultério
Colocar incenso na oferta de uma pessoa suspeita de adultério
Trocar um animal imundo que foi consagrado como uma oferta
Trocar a oferta santa por outra
Redimir o primogênito de um animal limpo
Vender o dízimo do gado
Vender uma propriedade consagrada
Redimir uma oferta consagrada sem uma declaração de propósito
Cortar a cabeça de um pássaro de uma oferta pelo pecado durante MELIKAH
Fazer qualquer trabalho com um animal dedicado
Tosar um animal dedicado
Sacrificar a oferta e Páscoa tendo ainda pão fermentado em mãos
Deixar as porções sacrificiais da Páscoa oferecidas na noite anterior
Deixar algumas das comidas consagradas da Páscoa sobrarem até ao amanhecer
Deixar algumas das comidas consagradas da Festa em quatorze de Nisam sobrar até o terceiro dia
Deixar algumas das comidas consagradas da segunda Páscoa sobrarem até ao amanhecer
Deixar algumas das comidas das ofertas de Ações de Graças sobrarem até ao amanhecer
Quebrar qualquer dos ossos da oferta de Páscoa
Quebrar qualquer dos ossos da segunda oferta de Páscoa
Tirar a oferta de Páscoa de onde ela está para comê-la
Confeitar a sobra da oferta de manjares com fermento
Comer a oferta de Páscoa cozida ou cru
Permitir um GER TOSHAB comer a oferta de Páscoa
Um incircunciso comer a oferta de Páscoa
Permitir a um israelita apóstata comer a oferta de Páscoa
Uma pessoa impura comer comida consagrada
Comer comida das ofertas consagradas que se tornaram impuras
Comer NOTHAR
Comer PIGGUL
Um ZAR comer TERUMAH
Um inquilino ou servo do sacerdote comer TERUMAH
Um sacerdote incircunciso comer TERUMAH
Um sacerdote impuro comer TERUMAH
Um HCLALAH comer comida santa
Comer a oferta de manjares de um sacerdote
Comer comida de oferta pelo pecado cujo sangue tenha sido trazido dentro do santuário
Comer ofertas consagradas inválidas
Comer o segundo dízimo não remido do grão fora de Jerusalém
Consumir o segundo dízimo não remido do vinho fora de Jerusalém
Consumir o segundo dízimo não remido do óleo fora de Jerusalém
Comer uma primícia imaculada fora de Jerusalém
Comer a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa fora do pátio do santuário
Comer comida da oferta queimada
Comer as santas ofertas menos importantes antes de espargir seu sangue sobre o altar
Um sacerdote comer primícias fora de Jerusalém
Um ZAR comer as ofertas mais santas
Comer algo não remido e impuro do segundo dízimo, ainda que em Jerusalém
Comer o segundo dízimo durante o luto
Gastar dinheiro do resgate do segundo dízimo, exceto com comida e bebida
Comer TEVEL
Alterar as ordens prescritas para a dízima da colheita
Atrasar no pagamento de votos
Vir à Festa sem um sacrifício
Infringir qualquer obrigação oral, mesmo comprometendo-se sem um voto
Um sacerdote casar-se com uma ZONAH
Um sacerdote casar-se com uma CHALALAH
Um sacerdote casar-se com uma mulher divorciada
Um sacerdote casar-se com uma mulher viúva
Um sacerdote Ter relações com uma viúva
Sacerdotes com os cabelos despenteados entrarem no Santuário
Sacerdotes usando roupas alugadas entrarem no Santuário
Sacerdotes ministrantes deixarem o Santuário
Um sacerdote comum manchar-se por qualquer pessoa morta, exceto aquelas prescritas nas Escrituras
Um sacerdote estar sob o mesmo teto com um corpo morto
O sumo sacerdote manchar-se por qualquer pessoa morta
Levitar adquirirem um pedaço de chão na terra de Israel
Levitas dividirem os despojos da conquista na terra de Israel
Arrancar os cabelos de um morto
Comer um animal impuro
Comer qualquer peixe impuro
Comer qualquer ave impura
Comer qualquer inseto saltitante alado
Comer qualquer coisa que enxameia a terra
Comer qualquer coisa rastejante que reproduz-se em material apodrecido
Comer criaturas vivas que reproduzem-se em sementes ou frutas
Comer qualquer coisa de enxame
Comer NEVELAH
Comer TEREFAH
Comer um pedaço de uma criatura viva
Comer um GID HÁ-NASHEH
Comer sangue
Comer a gordura de um animal limpo
Cozer carne no leite
Comer carne cozida no leite
Comer carne de um boi apedrejado
Comer pão feito do grão da nova safra
Comer grão tostado do grão da nova safra
Comer espigas frescas do grão
Comer ORLAH
Comer KILAI HÁ-KEREM
Beber YAIN NESECH
Comer e beber em excesso
Comer no Yom Kippur
Comer fermento durante a Páscoa
Comer qualquer coisa contendo fermento durante a Páscoa
Comer fermento depois do meio dia do dia quatorze de Nisan
Fermento ser encontrado em nossas casas durante a Páscoa
Possuir fermento durante a Páscoa
Um nazireu beber vinho
Um nazireu comer uvas frescas
Um nazireu comer uvas secas
Um nazireu comer as sementes de uvas
Um nazireu comer as folhas secas de uvas
Um nazireu contaminar-se por um morto
Um nazireu contaminar-se por entrar numa casa contendo um defunto
Um nazireu barbear-se
Colher toda a safra
Colher espigas de milho que caiam durante a colheita
Recolher todo o produto da vinha no tempo da vindima
Recolher as uvas caídas durante a vindima
Retornar por um feixe esquecido
Semear KILAYIM
Semear grãos ou vegetais na vinha
Acasalar animais de diferentes espécies
Trabalhar com dois tipos de animais diferentes
Impedir o animal de comer o produto enquanto ele está trabalhando
Cultivar o solo no sétimo ano
Podar árvores no sétimo ano
Colher o que nasceu voluntariamente no sétimo ano como num ano comum
Juntar o que nasceu como num ano comum
Cultivar o solo no Ano do Jubileu
Colher os renovos no Ano do Jubileu como num ano comum
Juntar o fruto do Ano do Jubileu como num ano comum
Vender nossas propriedades em Israel perpetuamente
Vender as terras abertas dos levitas
Desamparar os levitas
Exigir pagamento de débitos depois do Ano Sabático
Reter o empréstimo a ser cancelado no Ano Sabático
Falhar em ajudar nossos próprios irmãos
Mandar embora um escravo judeu de mãos vazias
Exigir pagamento de um devedor que sabe-se não poder pagar
Emprestar por interesse
Tomar emprestado por interesse
Participar de um empréstimo por interesse
Oprimir um empregado atrasando o pagamento de seus salários
Tomar garantia de um devedor à força
Manter em garantia algo necessário à seu próprio dono
Tomar garantia de uma viúva
Tomar em garantia utensílios de cozinha
Raptar um israelita
Roubar dinheiro
Cometer furto
Alterar fraudulosamente os limites da terra
Usurpar nossos débitos
Repudiar nossos débitos
Jurar falsamente para repudiar um débito
Enganar um outro nos negócios
Enganar um outro na conversa
Enganar um prosélito na conversa
Enganar um prosélito nos negócios
Entregar um escravo fugitivo
Enganar um escravo fugitivo
Negociar asperamente com órfãos e viúvas
Empregar um escravo hebreu em trabalhos degradantes
Vender um escravo hebreu em audiência pública
Empregar um escravo hebreu em trabalho desnecessário
Permitir maus tratos a um escravo hebreu
Vender uma escrava hebréia
Afligir o esposo de uma escrava hebréia
Vender uma mulher cativa
Escravizar uma mulher cativa
Planejar adquirir a propriedade de outro
Cobiçar os pertences de outros
Um trabalhador alugado comer grão em crescimento
Um trabalhador alugado colocar em seus próprios vasos a colheita
Ignorar propriedade perdida
Deixar uma pessoa capturada
Enganar em pesos e medidas
Ter falsos pesos e medidas
Um juiz cometer injustiças
Um juiz aceitar presentes do litigantes
Um juiz favorecer um litigante
Um juiz ser dissuadido por temor de fazer um justo julgamento
Um juiz decidir em favor de um homem pobre por pena
Um juiz perverter um julgamento contra uma pessoa de má reputação
Um juiz compadecer-se de alguém que assassinou um homem
Um juiz perverter a justiça devida a prosélitos ou órfàos
Um juiz ouvir um dos litigantes na ausência do outro
Um júri convicto num caso capital por maioria de um
Um juiz confiar na opção do próprio julgamento
Apontar um juiz ignorante
Levar falsas testemunhas
Um juiz recebendo o testemunho de um homem perverso
Um juiz recebendo o testemunho de uma única testemunha
Convicção pelo testemunho de uma única testemunha
Matar um ser humano
Pena capital baseada em evidência circunstancial
Uma testemunha agindo como advogado
Matar um ladrão sem provas
Poupar a vida de um perseguido
Punir uma pessoa por um pecado cometido na prisão
Aceitar resgate de uma pessoa que tenha cometido assalto intencional
Aceitar resgate de uma pessoa que tenha cometido crime involuntário
Negligenciar salvar um israelita em perigo de vida
Permitir obstáculos em seu domínio público ou provado
Dar notícia enganosa
Infligir excessiva punição física
Levar mentiras
Odiar um ao outro
Trazer vergonha sobre outro
Trazer vingança sobre outro
Ter rancor
Pegar todo o ninho dos pássaros
Cortar a ...
Amputar ou cauterizar sinais de um leproso
Arar um vale no qual o ritual de EGLAH ARUFAH tenha sido executado
Permitir a um bruxo o amor
Tirar um recém-casado de sua casa
Diferir de autoridades tradicionais
Acrescentar à Lei escrita ou oral
Detratar a Lei escrita ou oral
Amaldiçoar um juiz
Amaldiçoar um governante
Amaldiçoar um israelita
Amaldiçoar os pais
Agredir os pais
Trabalhar no Shabat
Viajar no Shabat
Punir no Shabat
Trabalhar no primeiro dia de Pesach
Trabalhar no sétimo dia de Pesach
Trabalhar em ATZERETH
Trabalhar em Rosh Hashanah
Trabalhar no primeiro dia de Sukkot
Trabalhar em Shemini Atzereth
Trabalhar em Yom Kippur
Ter relações com a mãe
Ter relações com a esposa do pai
Ter relações com a irmã
Ter relações com a filha da esposa do pai se ela é sua irmã
Ter relações com a filha de um filho
Ter relações com a filha de sua filha
Ter relações com a filha
Ter relações com uma mulher e sua filha
Ter relações com uma mulher e a filha de seu filho
Ter relações com uma mulher e a filha de sua filha
Ter relações com a irmã de seu pai
Ter relações com a irmã de sua mãe
Ter relações com a esposa de um tio
Ter relações com a esposa de um filho
Ter relações com a esposa de um irmão
Ter relações com a irmã de sua esposa durante os últimos dias de vida
Ter relações com uma mulher menstruada
Ter relações com a mulher de outro homem
Homem ter relações com um animal
Mulher ter relações com um animal
Um homem relacionar-se carnalmente com outro macho
Um homem relacionar-se carnalmente com seu pai
Um homem relacionar-se carnalmente com o irmão de seu pai
Intimidade com uma parenta
Um MANZER ter uma relação com um judeu
Ter relações sem casar-se
Casar-se novamente com uma mulher divorciada depois de ela Ter se casado de novo
Ter relações com uma mulher sujeita ao casamento levirato
Divorciar-se de uma mulher que tenha estuprado e tenha sido compelido a casar-se
Divorciar-se de uma mulher após tê-la acusado falsamente a infamado
Um homem incapaz de procriar casar-se com um judia
Castração
Eleger um rei não israelita
Um rei possuir muitos cavalos
Um rei possuir muitas mulheres
Um rei ter grande escolta pessoal


Fonte: Wikipedia

lundi 2 septembre 2013

Os evangélicos no Brasil, segundo a revista Veja


A força do Senhor

Veja on-line, edição 1758, 3 de julho de 2002

O crescimento da fé evangélica está mudando o Brasil dos esportes à política, das favelas aos bairros chiques, dos presídios à televisão

O país mais católico do mundo está ficando cada vez mais evangélico. O resultado do censo demográfico no quesito religião, divulgado neste ano, mostra que mais de 15% dos brasileiros – um rebanho de 26 milhões de pessoas – são protestantes. É um porcentual cinco vezes maior que em 1940 e o dobro do de 1980. Em Estados como Rio de Janeiro e Goiás, o índice supera 20% dos habitantes. No Espírito Santo e em Rondônia, os evangélicos passam de um quarto da população. Esse ritmo indica que metade dos brasileiros poderiam estar convertidos em cinco décadas – um tempo mínimo quando se fala em avanço religioso.

As conseqüências desse crescimento são muitas. Apenas como sinais das alterações a que esse fenômeno pode levar no perfil das famílias brasileiras, vale citar que os evangélicos, mesmo entre os menos escolarizados, têm menor número de filhos que seus vizinhos de outras religiões. Três quartos das mulheres evangélicas casadas usam contraceptivos. Quase 90% dos adeptos de igrejas evangélicas acreditam que a moral sexual do homem e da mulher deve ser igual, e 65% deles preferem casar-se com algum irmão de fé.

Ao contrário do que acontece com os católicos brasileiros, cuja maior parte nasce dentro da religião mas na maioria dos casos não a segue completamente, os evangélicos levam a prática da fé a sério. Para começar, muitos evangélicos são convertidos – ou seja, escolheram aderir a uma religião por conta própria. Por isso, tendem a se tornar militantes da causa, envolvendo-se nos cultos e nas atividades comunitárias desenvolvidas em torno dos templos que freqüentam. Segundo dados do Instituto Superior de Estudos da Religião (Iser), 80% dos evangélicos dizem participar das cerimônias e das obras sociais com regularidade – uma porcentagem quatro vezes maior que no rebanho católico.

As religiões cristãs não-católicas, como as evangélicas, têm sua origem no começo do século XVI, quando um monge alemão chamado Martinho Lutero se insurgiu contra Roma. No ano de 1517, revoltado com a venda de indulgências pelo papa, Lutero escreveu suas famosas 95 teses, que pregou na porta da catedral de Wittenberg. Foi o estopim da Reforma Protestante, que se tornaria uma das mais profundas transformações sociais da história humana. Com o tempo, do tronco protestante antipapal foram brotando dezenas de denominações. A mais importante dessas subdivisões, a do pentecostalismo, criada pelo pregador negro americano William Joseph Seymour, foi uma explosão de fé. Hoje há mais pentecostais no mundo do que anglicanos, batistas, luteranos e presbiterianos somados.

Ao proliferarem em todas as camadas sociais, os evangélicos estão produzindo mudanças facilmente detectáveis. A mais visível delas acontece em público. Neste ano, o mais retumbante evento da Semana Santa, o Sermão da Montanha, aconteceu numa praça de nome católico, a Praça do Papa, em Belo Horizonte, mas foi liderado por evangélicos. Cerca de 100.000 protestantes de ramos diversos ali apresentaram ao Brasil um refrão que sinaliza os novos tempos: "Um, dois, três, quatro, cinco, mil, queremos um evangélico presidente do Brasil". Circunstancialmente, foi o presbiteriano Anthony Garotinho, de 42 anos, quem se apresentou como candidato a esses votos. Poderia ser, também, a nova governadora do Rio, a petista Benedita da Silva, fiel da Assembléia de Deus e sucessora de Garotinho no Palácio Laranjeiras. O relevante é que a comunidade protestante se sente forte o suficiente para ter um candidato a presidente.

Nos campos de futebol, a imagem de jogadores mostrando camisetas com mensagens cristãs é a parte espetaculosa de uma mudança profunda nos treinos e nas concentrações. "O ambiente esportivo tornou-se menos hostil depois do aparecimento dos Atletas de Cristo", diz o secretário-geral da entidade, o ex-piloto de corridas de automóvel Alex Dias Ribeiro. Isso quer dizer que muitos já não participam de brincadeiras machistas e degradantes envolvendo colegas, não se acabam em noitadas na véspera dos jogos e até evitam xingar os juízes. A Associação dos Atletas de Cristo já tem 10.000 inscritos e o time revelação dos últimos anos, o São Caetano, exibe-se com metade da equipe vestindo a camisa de Jesus por baixo do uniforme azul. "Geralmente, esses jogadores são mais educados e têm posturas mais positivas", compara o ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol Carlos Alberto Parreira.

Em todas as variantes do protestantismo, é missão do fiel e de seu pastor espalhar a palavra do Senhor. Em resumo, ele deve converter seu semelhante. Na maioria dos casos, quanto pior o currículo ético desse semelhante, maior será o esforço para salvá-lo. Em ambientes nos limites da conduta moral, fica mais claro o poder transformador dessa ação. Na Casa de Detenção de São Paulo, onde havia 7.600 presos até o início da desativação, há seis meses, um quinto dos presos era evangélico, a maior parte deles convertida na própria cadeia. A conversão dava o privilégio de viver num pavilhão dos menos tumultuados, num mundo diferente do resto da cadeia. Entre esses homens, nenhum jamais se envolveu com drogas, agressões ou crimes dentro da prisão. Recebiam também mais visitas, interessavam-se pelo mundo exterior, faziam planos para o futuro e tinham mais chance de obter apoio, pelas comunidades, ao deixar a detenção. "Até no asseio pessoal e na arrumação das celas eles se comportavam melhor", diz o diretor da Casa de Detenção, Jesus Ross Martins, coincidentemente pastor presbiteriano.

A simplicidade facilita a evangelização. Enquanto os católicos fazem cerimônias aos santos, estão sempre sob a mediação dos padres para conversar com Deus até na hora de se confessar e desconhecem os códigos que regem a burocracia de sua igreja, os protestantes são estimulados a falar diretamente com o Senhor e podem usufruir as recompensas por sua fé enquanto vivem, em vez de sofrer calados e esperar a morte para conferir se têm direito ao paraíso. No discurso da maioria dos protestantes, a insegurança, a droga, o alcoolismo, a infidelidade, a vida indigna, o desrespeito, a miséria e todos os eventos ruins que podem atingir uma pessoa compõem as faces diversas de um inferno que se experimenta na terra. Numa troca simples, a igreja evangélica propõe que sua ovelha se afaste do mal e siga um código duro de conduta, oferecendo em troca apoio e reconhecimento por seu sucesso na empreitada. "Num momento, o sujeito se sente desamparado e, no outro, está num ambiente de fraternidade, solidariedade, comunidade e dignidade", diz o sociólogo Alexandre Brasil Fonseca, autor do livro Evangélicos e Mídia no Brasil. "É fácil entender por que os novos evangélicos se entusiasmam."

Esse entusiasmo gera dinheiro, na forma de dízimo, e esse dinheiro, ao se transferir para a mão de pastores que vêem a religião como um negócio, tem gerado tanto o crescimento de muitas denominações quanto maracutaias, denúncias e investigações. Há igrejas que, sem hipocrisia, chamam seus fiéis de associados. Um dos ramos evangélicos criou até um dízimo superfaturado: o fiel deve dar antecipadamente 10% do valor que pretende alcançar como uma graça do Senhor, e não daquilo que efetivamente recebe. O boom das chamadas igrejas neopentecostais coincide com o aumento das denúncias contra pastores evangélicos. O caso mais notório é o do bispo Edir Macedo, fundador da bilionária Igreja Universal do Reino de Deus. Para erguer seu império, Macedo vendeu até cornetas de torcida organizada como se fossem instrumento divino para derrubar as Muralhas de Jericó. Em dezembro de 1995, teve-se conhecimento de um vídeo em que ele aparece em meio a uma montanha de dólares, ensinando a seus pastores técnicas para aumentar a arrecadação.

As acusações mais freqüentes contra pastores evangélicos tratam de estelionato e crimes fiscais. Três anos atrás, o Ministério Público do Paraná denunciou o pastor David Miranda, fundador da Deus É Amor, por evasão de divisas. A Igreja Renascer em Cristo enfrenta mais de cinqüenta processos movidos por ex-fiéis. Seus fundadores, o apóstolo Estevam Hernandes e a bispa Sonia Hernandes, são acusados de dar um calote de 12 milhões de reais. Outro encrencado na praça é o pastor e deputado federal Francisco Silva, dono de emissora de rádio e um dos principais apoiadores do candidato do PSB à Presidência, Anthony Garotinho. Deputados estaduais do Rio de Janeiro o acusam de ter recebido propinas quando era secretário estadual de Habitação. Como em todos os grupos humanos, há pecado também entre os evangélicos. Mas a grande maioria deles é constituída de pessoas não apenas honestas, mas honestas acima da média.

As igrejas evangélicas, sobretudo as do chamado ramo pentecostal, penetram com enorme velocidade e sem nenhuma burocracia nas comunidades carentes e oferecem um modelo ético em regiões que as autoridades esqueceram e às quais a polícia leva mais medo que segurança. No livro O Rio de Todos os Brasis (Editora Record, 2000), o economista Carlos Lessa, reitor eleito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, afirma que as igrejas evangélicas contribuem para a criação de uma nova ética, que trará reflexos positivos para o país. "Os crentes não transigem quanto às regras e aprendem a cobrá-las de si e dos irmãos", ele escreve. Pôr um terno para freqüentar o culto, levar uma Bíblia embaixo do braço e ser visto como um modelo de honestidade, para esses crentes pobres, é alcançar pelo menos um pedaço do paraíso da cidadania.

Um terço dos adolescentes envolvidos no tráfico de drogas se diz evangélico. É o tipo da descoberta que mostra quanto os pastores mergulham fundo nas comunidades carentes. "A maioria desses jovens encontrou uma melhora de vida na igreja. Pelo menos eles tiveram contato com disciplina", diz o sociólogo Ricardo Mariano, autor do livro Neo-Pentecostais – Sociologia do Novo Pentecostalismo no Brasil.

Mas o modelo não se aplica somente aos pobres. Na própria raiz o protestantismo possui a fórmula para pacificar o espírito de quem tem ou persegue a riqueza – numa contraposição à máxima católica de que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus. Lucrar é legítimo, e a fortuna recompensa quem mais trabalha, reza a inspiração protestante. O pensador alemão Max Weber formulou as bases dessa tese no início do século XX. Várias igrejas evangélicas têm departamentos para atrair gente rica ou famosa. A quantidade de colunáveis convertidos mostra que a estratégia é um sucesso. A ex-modelo Monique Evans, que foi capa de várias revistas masculinas, integra o quadro da igreja chique Sara Nossa Terra. A igreja Vida Nova, de São Paulo, é freqüentada por Íris Abravanel, mulher do homem do SBT, Silvio Santos, e por suas quatro filhas. "Igreja não é só para pobre e ignorante", diz a pastora e primeira-dama da igreja, Ivonne Muniz.

Essas igrejas oferecem espaço a quem quer rezar num templo sem ouvir condenações sumárias ao capitalismo, como ocorre em certas paróquias católicas. Um dos templos da Renascer em Cristo, em São Paulo, dedica o culto das segundas-feiras aos integrantes da Associação Renascer de Empresários e Profissionais Evangélicos (Arepe). O economista e empresário paulista Ricardo Abbud, de 48 anos, sócio de uma construtora que fatura 500 milhões de reais por ano, é um dos freqüentadores. Na hora de fazer negócios e realizar contratações, Abbud tem preferência por seus irmãos de fé, porque os considera mais éticos e confiáveis. Outra entidade, a Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno (Adhonep) – com 25.000 filiados no país –, se diz adepta da chamada Teologia da Prosperidade, segundo a qual Deus recompensa fartamente quem mais contribui com sua igreja. Já existe até uma revista, a Consumidor Cristão, com tiragem de 20.000 exemplares, lida por evangélicos e recheada de anúncios com linguagem e até produtos específicos para esse público.

Somando tudo – de CDs a bares e instituições de ensino –, o mercado impulsionado pelos protestantes movimenta 3 bilhões de reais por ano e gera pelo menos 2 milhões de empregos. Na área da mídia eletrônica, há um verdadeiro império evangélico país afora. Existem mais de 300 emissoras de rádio evangélicas no Brasil, centenas de sites e pastores dando plantão on-line, na internet. Uma grande máquina televisiva cumpre também uma extraordinária missão arrecadadora. Não por acaso, a Universal – dona da terceira rede de TV do Brasil, a Record – é a igreja que mais recolhe doações acima dos 10% do dízimo convencional. O rádio e a TV servem ainda de canal para a transmissão de modelos culturais e de comportamento. Aline Barros, uma cantora de 25 anos, pode ser um nome desconhecido para quem acompanha as paradas de sucesso. Mas já vendeu mais de 1 milhão de CDs de música pop evangélica. Cassiane, com 3 milhões de discos vendidos, é outra grande estrela do gênero. A banda de rock pauleira Oficina G3 ultrapassou os limites da igreja, apresentado-se no último Rock in Rio.

Na política, os evangélicos são um trator. Anthony Garotinho é só a figura mais ambiciosa entre eles. A bancada evangélica, com mais de cinqüenta parlamentares na Câmara Federal, é unida e atua muito além das barreiras partidárias nas questões relacionadas a costumes ou a interesses da fraternidade crente. Uma das razões para o PL ser cortejado pelo presidenciável petista Luís Inácio Lula da Silva é o fato de o partido ter enorme rebanho ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Enquanto os bispos da Diocese do Piauí baixavam no início do ano uma proibição à candidatura de seus padres a cargos políticos, igrejas protestantes do Brasil inteiro já estavam em ebulição com as preliminares do próximo processo eleitoral. Se o terreno para as conquistas é o Parlamento, nada mais natural para os evangélicos do que ir até lá pegar seu quinhão.

Há também grande investimento em educação. A média de leitura dos evangélicos brasileiros gira em torno de seis livros por ano – o dobro da média nacional. As denominações evangélicas administram quase 1.000 escolas no Brasil, com uma clientela de 740 000 alunos. "Os fundamentos do movimento protestante pregam a moralização do indivíduo e o desenvolvimento de uma ética de responsabilidade social", diz Almir de Souza Maia, reitor da Universidade Metodista de Piracicaba e presidente da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas. No tradicional ensino católico, o que se vê é encolhimento. A CNBB divulgou recentemente que 130 escolas católicas de ensino fundamental e médio fecharam as portas nos últimos cinco anos.

Paradoxalmente, o que mais mudou no Brasil com o crescimento da legião evangélica foi a Igreja Católica. De um lado, surgiu a Renovação Carismática, para revigorar os aspectos místicos e milagrosos da fé. De outro, os padres-cantores saíram atrás de fiéis e compradores de CDs. Na mídia, a Igreja fincou uma bandeira em tempo recorde, criando a Rede Vida de rádio e TV, que cobre todo o território nacional. Os resultados, porém, estão longe do esperado. Os católicos falam em crise de vocações. Há sete vezes mais pastores protestantes atuando no Brasil que padres, e na maioria das denominações mais recentes esses ministros são formados em apenas alguns meses. "Muitos logo acabam fundando a própria igreja e aumentando o poder dos evangélicos", diz o teólogo jesuíta João Batista Libânio. Na prática, eles seguem aquele famoso incentivo: "Crescei e multiplicai-vos".

* Dado de 1992
Fontes: IBGE, Operation World, Sepal, igrejas e Ricardo Mariano em Análise Sociológica do Crescimento Pentecostal no Brasil.

Evangélicos que todo mundo conhece

Ana Paula Paiva

Gisele Fraga,
32 anos, atriz
Os pais, ambos já falecidos, eram evangélicos – a mãe presbiteriana e o pai batista. Ela se afastou da religião na juventude e diz ter cometido muitos erros na ânsia de "curtir a vida". Separada e sem filhos, afirma que a fé a deixou pronta para procurar um homem digno e para lutar pela realização profissional como atriz, já que está com dificuldades para conseguir trabalho. Conta ter sido tocada pelo Evangelho durante uma viagem com amigos à Espanha, em 1998. Estava hospedada na mesma casa que Monique Evans e ficou intrigada com o interesse da amiga pela Bíblia. Na volta ao Brasil, foi levada por Monique à igreja. Hoje, vai aos cultos da Sara Nossa Terra aos domingos e durante a semana participa das "células", grupos que se reúnem na casa de um irmão de fé para discutir o Evangelho.

Rogério Voltan

Íris Abravanel,
54 anos, mulher do apresentador Silvio Santos
Freqüenta a igreja Vida Nova, conhecida por reunir socialites de São Paulo. De formação católica, ingressou em 1998 em um grupo de estudos bíblicos e levou as quatro filhas. Hoje, depois de passarem pela Renascer em Cristo, todas pertencem à mesma igreja. Uma das filhas, Patrícia Abravanel, fez um discurso religioso após ter sido seqüestrada, no ano passado. A fé de Íris provocou desentendimentos com o marido, que segue o judaísmo.

Ricardo Stuckert

Iris Rezende,
68 anos, senador
Nasceu em um lar evangélico. Os avós e os pais se converteram depois da chegada de missionários ingleses a Goiás no final do século XIX. Rezende pertence à Igreja Cristã Evangélica, fundada há 100 anos. Nasceu em Cristianópolis, cidade originada de um povoado fundado por evangélicos que fugiam de perseguições religiosas. Era o caso de seus avós, que antes moravam em Caldas Novas. Cultiva sua fé em família, mas o filho mais velho quis ser católico. A mulher do senador, que também se chama Iris, foi educada em colégio de freiras, mas se converteu à igreja do marido depois do casamento.

Fernando Martinho

Dedé Santana,
66 anos, humorista
Criado na igreja católica, passou também pelo kardecismo, mas diz que, apesar da fama e do dinheiro, vivia deprimido e sentia um "vazio existencial". Desde que se tornou evangélico, há oito anos, transformou-se em verdadeiro globetrotter da causa. Já percorreu quase mil cidades para levar a palavra de Deus. Converteu-se após ter sido visitado por pastores em um hospital, onde estava tratando de problemas cardíacos. Os pastores foram levados por seu filho Átila, que consumia drogas e largou o vício depois de entrar para os Atletas de Cristo. Hoje, Dedé integra a Sara Nossa Terra.

Rodolfo Abrantes, 29 anos,cantor e compositor, ex-vocalista dos Raimundos
De formação católica, consumia drogas desde os 13 anos com freqüência diária. No ano passado, foi levado pela noiva, filha de evangélicos, à Sara Nossa Terra. Diz ter havido uma "revelação" logo na primeira vez em que participou do culto. Abandonou as drogas e as letras mundanas dos Raimundos (para revolta dos fãs, que culpam a igreja pelo fim do grupo). Lançou a banda Rodox, que faz canções de louvor a Deus. Tatuou a frase "Obrigado, Senhor" na nuca e hoje freqüenta a igreja Cristo é Vida.

Bezerra da Silva,75 anos, cantor e compositor
Um dos maiores símbolos da malandragem carioca, foi batizado na Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Macedo, em março deste ano. Garante que não vai renegar as antigas canções, mesmo as que falam de boemia e da vida mundana. "Deus não quer que a gente largue o ganha-pão", diz. Faz planos, no entanto, de produzir um disco com sambas evangélicos pela gravadora Line Records, pertencente à Igreja Universal.


samedi 24 août 2013

De Ricardo Guinancio

Prezados irmãos e irmãs

Mais uma vez, quero pedir oração para um projeto evangélico internacional e inter-denominacional que estou coordenando. Trata-se de ajuda pastoral entre o Brasil e a França. Esse projeto começou em 2011, mas, agora, ele entra numa fase mais importante. 

Projeto França-Brasil Fase 2

Queremos trazer famílias (pastor e esposa) com ou sem filhos, para cuidar de igrejas francesas que se encontram sem pastor. É um trabalho em tempo integral para o pastor e esposa. Os dois estarão envolvidos em cuidar do rebanho, com os filhos também agindo nas atividades da igreja. Atualmente existem cerca de 188 igrejas evangélicas sem pastores. Cremos que o Senhor está levantando obreiros em todo o Brasil, para virem ajudar as igrejas evangélicas francesas. Não é so a África e os paises pobres que precisam de Jesus, a Europa também precisa.

O lançamento da Fase 2 desse projeto no Brasil, sera feito com visita do Pr Etienne Lhermenault (Presidente do CNEF – Conseil National des Evangéliques de France) no Rio de Janeiro (18/10 a 22/10) e em Sao Paulo (23/10).

Visita do Pr Etienne Lhermenault : 18/10 - 23/10/2013
Cidade, data e hora
Evento
Endereços
Rio de Janeiro - Recreio
Domingo 20/10 10:15
Pregaçao na PIB Recreio
PIB Recreio
Rua Ernesto Pinheiro, Lt. 20, Qd D. Recreio.
RJ, Brasil  Tel (21) 3434-1200
Rio de Janeiro - Niteroi
Domingo 20/10 18:00
Pregaçao na IBON (Igreja Batista da Orla em Niteroi)
IBON - Igreja da Orla - end.: Rua Armando Lopes, 26 - Charitas - Niterói - (21) 2611-6938.
Rio de Janeiro - Niteroi
Segunda 21/1015:00-17:00
Reunião pastores e líderes Orla (IBON)
Workshop - Vocação na atualidade - tempo 1h - conversa informal - cafezinho - tempo para perguntas
IBON - Igreja da Orla - end.: Rua Armando Lopes, 26 - Charitas - Niterói - (21) 2611-6938.
Rio de Janeiro - Niteroi
Segunda 21/10 20:30
Workshop  Projeto França-Brasil
Reuniao no Seminario Teologico  Escola de Pastores em Niteroi ou na Igreja IBON  (à confirmar)
Seminario Teologico  Escola de Pastores
RUA MAJOR FRÓES, 59 - SÃO FRANCISCO NITERÓI - RJ. 
TELEFONE:(21) 2722-7970
Rio de Janeiro - Recreio
Terça 22/10 10:00
Workshop  Projeto França-Brasil
Reuniao da liderença na PIB Recreio
Lideres, convidados da PIB Recreio e convidados RGUI
PIB Recreio
Rua Ernesto Pinheiro, Lt. 20, Qd D. Recreio.
RJ, Brasil  Tel (21) 3434-1200
Sao Paulo
Quarta 23/10 10:00-11:30
Faculdade Teologica Batista de Sao Paulo
Visita da Faculdade Teologica e reuniao com pastores e lideres envolvidos na Fase1 do projeto França-Brasil
Sao Paulo
Quarta 23/10 11:30-12:30
Faculdade Teologica Bastista de Sao Paulo
Workshop : Compartilhar a Fase 2 do projeto França-Brasil, com pastores e lideres convidados

Todos os pastores, líderes evangélicos e profissionais que estejam interessados em participar dos Workshops (apresentações) no Rio de Janeiro ou em São Paulo, favor confirmar a presença enviando um e-mail para Ricardo Guinancio (rguinancio@gmail.com) e Pr Jorge Pinheiro (jorgepinheiro.sanctus@gmail.com).

Agradeço à todos, de todo o coração, pela ajuda em oração.
Graça e paz!
Ricardo Guinancio.