Só para pensar:
"Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão".
"Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; 2 Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; 3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. 4 Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda, como um ladrão; 5 Porque, todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. 6 Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; 7 Porque, os que dormem dormem de noite, e, os que se embebedam embebedam-se de noite; 8 Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; 9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, 10 Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. 11 Pelo que exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como, também, o fazeis. 12 E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; 13 E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. 14 Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. 15 Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. 16 Regozijai-vos sempre. 17 Orai sem cessar. 18 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco. 19 Não extingais o Espírito. 20 Não desprezeis as profecias; 21 Examinai tudo. Retende o bem; 22 Abstende-vos de toda a aparência do mal. 23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis, para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. 25 Irmãos, orai por nós. 26 Saudai a todos os irmãos em ósculo santo. 27 Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos. 28 A graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco! Amém". (1 Tessalonicenses 5: ARC).
Vamos ler e, em oração, conversar com nossos irmãos.
O trecho (1 Tessalonicenses 5) é uma das passagens mais ricas do Novo Testamento em termos de exortação prática e alerta escatológico.
O alerta escatológico (vs. 1-11)
A imagem do "ladrão de noite" (v. 2): reforça a imprevisibilidade da vinda de Cristo. Não se trata de especular datas, mas de viver em constante preparação.
"Paz e segurança" (v. 3) expressão que muitas vezes simboliza uma falsa sensação de estabilidade humana, alheia a Deus. Historicamente, associada a discursos políticos ou sociais que ignoram a dependência divina.
Contraste entre "filhos da luz" e "filhos das trevas": os cristãos são chamados à vigilância e sobriedade espiritual, diferente do mundo que vive na inconsciência do juízo.
A resposta prática dos crentes (vs. 12-22)
Paulo não se limita ao alerta, mas detalha como a comunidade deve viver
Vida comunitária (vs. 12-15): respeito aos líderes, apoio mútuo, paciência e busca do bem.
Atitudes espirituais contínuas (vs. 16-18): alegria, oração e gratidão como marcas do cristão.
Discernimento (vs. 19-22): equilíbrio entre abraçar o Espírito (não extinguir Seus dons) e examinar criticamente as profecias, retendo o bem e rejeitando o mal.
A base teológica (vs. 23-28):
Santificação integral
Deus quer nos santificar "em tudo" — espírito, alma e corpo — até a vinda de Cristo.
Fidelidade de Deus (v. 24): a segurança do crente não está na própria vigilância, mas n'Aquele que é fiel e completará a obra.
Ênfase na graça (v. 28): a carta encerra lembrando que tudo parte e culmina na graça de Cristo.
Vigilância sem alarmismo
A escatologia bíblica não incentiva o medo paralisante, mas uma vida responsável e cheia de esperança.
Comunidade como âmbito da fé: a exortação mútua, o reconhecimento dos líderes e o cuidado com os fracos são tão importantes quanto a doutrina do fim dos tempos.
Equilíbrio entre alerta e esperança: mesmo falando de "destruição repentina" para os despreparados, o capítulo enfatiza que os filhos da luz não estão destinados à ira, mas à salvação em Cristo.
1 Tessalonicenses 5 convida a uma postura de prontidão ativa: esperar a volta de Cristo não é apenas aguardar um evento futuro, mas viver hoje com fé, amor e esperança, edificando a comunidade e testemunhando o Evangelho.
Que possamos, como diz o versículo 6, "não dormir, mas vigiar e ser sóbrios".
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire